RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 31 de julho de 2011

- CHAMEM O GROHE, PELO AMOR DE DEUS!

Que me desculpem os tradicionalistas que esperam notícias das resoluções tomadas na Convenção que se realiza em Taquara. Que me perdoem os festivaleiros que desejam saber dos vencedores da Coxilha Nativista de Cruz Alta. Aguardem até amanhã os fãs e amigos do José Cláudio Machado para saberem das possíveis melhoras deste grande cantor.

Depois daquele jogo de ontem onde eu até admitiria levar goleada devido a diferença de qualidade das escretes, desde que não tomasse gol do Ronaldo Cifrão Moreira, não tenho condições de postar nada em relação á nossa linda e única cultura rio-grandense e de seus artistas.

E o nosso goleiro? Vocês já viram um pinheiro caindo? É assim: começa lentamente e quando chega perto do chão desaba com tudo, dando tempo para que, quem está debaixo, saia correndo. Se não viram olhem o goleiro do Grêmio. É igual! Quando chega no chão, já era...

Temo pela nossa seleção se um dia precisar deste arqueiro. Em todo o jogo decisivo ele amarela. E ontem, ele, que só sabe usar as pernas para subir no carro, resolveu dar uma de Edson Arantes e sair driblando. Que fiasco. E depois, desabou igual ao tal pinheiro...

Se não podem chamar ninguém para substituir o Paulo Odone, chamem o Marcelo Grohe, pelo amor de Deus!

E me fui pra debaixo dos pelegos. Como diz o Nico, um gremista como eu: - Até amanhã, gaúchos e gaúchas de todas as querências!

sábado, 30 de julho de 2011

CAMPEREANDO ALGUM FARRANCHO?

ENCONTRE AQUI, OU NO SÍTIO DO GAÚCHO TAURA

Bueno! Estamos chegando a galope...., trazendo na mala de garupa, mais um espaço aqui no galpão. É como um mural de entrada de galpão de CTG, onde estão afixados os eventos da entidade e das entidades coirmãs.

Aqui o vivente vai encontrar
- Bailes / Fandangos
- Rodeios / Cavalgadas
- Palestras culturais / charlas
- Eventos tradicionalistas diversos
E os eventos do TEU CTG serão postados aqui. Mas não te acanha e mande a agenda para valdemar@engroff.com.br.

- Dia 30 de julho -sábado
No CTG RAÍZES DO SUL, teremos uma grande tertúlia em homenagem aos 25 anos de fundação desta entidade tradicionalista, a partir das 20h30min, com jantar a R$ 7,00 (galeto e saladas). Sítio: www.ctgraizesdosul.com.br.
Endereço: Rua São Domingos, 89, no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre - RS

- Dia 30 de julho - sábado
No CTG COXILIA ABERTA, grande baile da cuca e da linguiça, que será animado pelo Grupo OS CAMPESINOS DO SUL.
Endereço: Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alçegre - RS

- Dia 30 de julho - sábado
No GINÁSIO AZULÃO, uma promoção do PIQUETE 15 DE NOVEMBRO, grande jantar com fandango, em comemoração aos seus 30 anos de fundação, que será animado por MANCHA BRANCA e GRUPO TARCA. Contatos: 051.8134.6578; 9896.7331; 3632.3011 ou 98590809.
Endereço: Parque Centenário, em Montenegro - RS.

- Dia 30 de julho - sábado
No CTG ACONCHEGO DOS CARANCHOS, grandioso baile que será animado por JOÃO LUIZ CORREA e Grupo CAMPEIRISMO.
Endereço: Rua Major João Cezimbra Jaques, 371, no bairro Cidade Alta, em Alegrete - RS.

- Dia 30 de julho - sábado
No CTG RODEIO DOS PALMARES, grande baile que será animado pelo Grupo os SERRANOS.
Endereço: O CTG fica na Rua Mirapallete, S/N, em Santa Vitória do Palmar - RS.

- Dias 30 e 31 de julho - sábado e domingo
No CTG CHILENA DE PRATA grande FESTA CAMPEIRA em parceria com o PQT Tropilha Farroupilha.
Dia 30 - à tarde, modalidades campeiras e à noite, sarau cultural ao pé do fugo, com canto, trova, poesia, etc.
Dia 31 - à tarde modalidades campeira com almoço ao meio-dia.
Sítio: www.chilenadepratactg.blogspot.com. Contatos´: patrão Sérgio Spier - 051.9307.3767.
Endereço: Rua José do Patrocício, 235, no Jardim Porto Alegre - Alvorada - RS.

- Dia 31 de julho - domingoNo 35 CTG, grande domingueira com a animação do Grupo ECO DO MUNUANO E BONITINHO.
Endereço: Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre - RS. Sítio: http://www.35ctg.com.br/.

- Dia 31 de julho - domingo
No CTG QUERÊNCIA XUCRA, grande domingueira que terá a animação de JOÃO LUIZ CORREA e Grupo CAMPEIRISMO.
Endereço: Av. Gen. Bento Gonçalves, 161, no bairro Centerário, em São Gabriel - RS.

- Dia 02 de agosto - terça-feira
No DTG CHAMA DA AMIZADE, curso de danças gaúchas para bailes e fandangos (galpão da Ascopib), com CAIO RODRIGUEZ
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 23 DE AGOSTO
Contatos com o instrutor pelo fone 051.5155.5438 ou pelo chasque eletrônico caio.rodriguez.n1@ig.com.br.
Endereço: Rua João Correia, 240, em frente ao 11º BPM, em Porto Alegre - RS.

- Dia 03 de agosto - quarta-feira
No CTG VAQUEANOS DA TRADIÇÃO, segunda aula do curso de danças de fandango, que é ministrado por CAIO RODRIGUEZ.
Contatos com o instrutor pelo fone 051.8155.5438 ou pelo chasque eletrônico caio.rodriguez.n1@ig.com.br.
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 17 DE AGOSTO
Endereço: o CTG fica na Rua Leopoldo Bretano, 1551, no bairro Humaitá, em Porto Alegre - RS.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

"ZÉ" CLÁUDIO INTERNADO DE NOVO

Através do twitter, do meu amigo Thiago, lá de Jaraguá do Sul, soube que o maior intérprete da música campeira do Rio Grande, José Cláudio Machado, voltou a ser internado nesta terça-feira, dia 26. No hospital Mãe de Deus não há maiores informações, apenas relatam que o seu estado de saúde é grave e tudo indica que os sintomas são os mesmos que o levaram ao mesmo hospital no final do ano passado (efizema pulmonar). Aos que, assim como eu, crêem no poder da oração, este é o momento de uma cadeia de união bem forte e positiva.

COMEÇA A CONVENÇÃO TRADICIONALISTA

Os regulamentos do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) estarão em debate, de hoje a domingo, durante a 76ª Convenção Tradicionalista na cidade de Taquara, RS.

Com o temário “Revisão Geral da Coletânea Tradicionalista, com exceção do Estatuto do MTG”, o evento reunirá representantes de todo o Estado e contará com 33 propostas, que serão votadas pelos conselheiros e coordenadores regionais.

Além das sugestões enviadas por tradicionalistas das 30 regiões, uma série de sugestões elaboradas pela diretoria do MTG deverão ser levadas ao plenário da Convenção. Segundo o presidente do Movimento, Erival Bertolini, o objetivo é resolver questões pontuais dos documentos e facilitar os processos, especialmente dos concursos promovidos pelo tradicionalismo gaúcho organizado. As apresentações das proposições serão no auditório da Escola Profissional Unipacs. A expectativa é de que 500 pessoas estejam presentes.

Programação:
29/07/2011- Sexta Feira
13h - Credenciamento
14h - Inicio das Plenárias

30/07/2011 - Sábado
08h - Abertura Oficial
9h - Plenárias até a noite
19h - Entrega de certificados

O Credenciamento pode ser on line, pelo Site do MTG (http://www.mtg.org.br/). Após este período, inscrição no local.

SALADEIRO SÃO MIGUEL

UMA CHARQUEADA PASSO-FUNDENSE

Em 1914 a firma J.J. Magalhães & Cia. iniciou as atividades saladeris em Passo Fundo, tendo como local escolhido para a sua implantação a região conhecida como Umbu, próximo a Pulador.

Estando a cidade de Passo Fundo geograficamente situada na região do Planalto Médio e no interior do Estado, ou seja, sem litoral e observando que o modo tradicional e mais utilizado de escoamento da produção na época era o marítimo, seja pelos gastos com os fretes ou pela dificuldades do transporte rodoviário ou a pé, que emagrecia o gado e que era moroso, era preciso buscar outra forma de escoar a produção da charqueada passo-fundense.

Assim, para solucionar este problema o Saladeiro de São Miguel foi estabelecido às margens da linha da Viação Férrea do Rio Grande do Sul, isso facilitou a distribuição de seus produtos para o seu mercado interno e consumidor do centro do país.

Ainda não se pode esquecer de outro fator importante para a constituição de uma charqueada interiorana e fora do eixo principal – no caso, fronteiriço e litorâneo no Estado: a grande quantidade de gado aqui existente, aproximadamente 65.000 cabeças.

Mo que diz respeito ao Saladeiro de São Miguel, a sua produção na fase inicial foi de aproximadamente 10 mil cabeças de gado abatidas anualmente e exportadas para os principais centros como Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco. O Saladeiro comercializava em média 850 mil quilos de charque por safra, uma soma nada inexpressiva para uma empresa, que no início, era basicamente artesanal, não era provida de luz elétrica, nem água encanada e que dependia das linhas do trem para escoar sua produção.

Anos mais tarde, houve a ampliação da empresa, com a adesão na sociedade do pecuarista Jonathas Waihrich e do investidor Domingos Lopes, época em que a charqueada passou a ser denominada como Magalhães, Lopes & Waihrich.

No ano de 1927, Passo Fundo estava em 15º lugar no Estado em quantidade de bovinos com um rebanho de aproximadamente 196.500 cabeças de gado, contudo, o Saladeiro de São Miguel também sofria com a crise, pois a mesma trouxe a diminuição da procura do produto. Ocorre que o charque estava se acumulando, e parado em seu estabelecimento, onde as pilhas só aumentavam. Esse era o primeiro indício de prejuízos na indústria charqueadora e consequentemente do Saladeiro.

Mas o desfecho para a charqueada passo-fundense seria outro. Em meados de dezembro de 1931, à meia noite, após a passagem do trem de passageiros o Saladeiro de São Miguel incendeia e as chamas o consomem por completo. Neste fatídico episódio de destruição são perdidos maquinários, casas, equipamentos e todo o depósito de charque que possuía em seu estabelecimento. Segundo relatos, o fogo teria iniciado com as fagulhas do trem de passageiros que por ali passara.

Assim, o entreposto comercial saladeiril de São Miguel decreta a sua falência no ano de 1932, e põe a leilão o que restou de sua estrutura, como terras e imóveis, pois era necessário pagar o sinistro para que os seus proprietários recebessem o valor da apólice de seguros que haviam feito há aproximadamente um ano antes do acontecido.

Quanto à vila que existia ao redor do Saladeiro e ao entreposto comercial, composto por depósito de madeiras, moradias, armazéns que ali existiam, foram gradativamente se extinguindo como as chamas que consumiram com a empresa comercial ou indústria saladeiril que antes se situava naquele lugar.

Daniel Ricardo Damiani
Acadêmico do Curso de História
Imagem: Funcionários do Saladeiro São Miguel
Acervo particular João Carlos Wahrich Neto
Fonte: Acervo AHR

Arquivo Histórico Regional – UPF
R. Paissandu, 1576 – Centro
Fone: 3316 8516 – e-mail: ahr@upf.br – site: www.upf.br/ahr
Doações de documentos são recebidas o ano inteiro.

Colaboração: Hilton Araldi

quinta-feira, 28 de julho de 2011

MISS BRASIL DEFICIENTE VISUAL É GAÚCHA

Na segunda feira, dia 25, fizemos uma postagem a respeito da beleza da mulher riograndense em função de que a gaúcha Priscila Machado, no sábado, dia 23 de julho, havia vencido o concurso de Miss Brasil. Pois no mesmo dia, outra gaúcha, Giselle Guimarães Hübbe, em Natal, Rio Grande do Norte, vencia o Primeiro Concurso de Miss Brasil Deficiente Visual. Aos 21 anos, a Giselle recebeu coroa, manto e faixa comprovando, ano após ano, a beleza de nossas mulheres sulinas já reconhecida mundo afora.

Em entrevista ao jornalista Guilherme Mazui, do jornal Zero Hora, Giselle, morena, de 50 quilos bem distribuídos em 1m62cm, diz que nasceu com uma lesão na retina, que a deixou com 7% de visão no olho direito e cerca de 3% no olho esquerdo.

Bonita, dona de um sorriso largo, a mais bela pessoa com deficiência visual no país, abre e fecha portas com segurança, pega ônibus para ir ao trabalho, concluiu o ensino médio, gosta de cavalgar e de música eletrônica.

Parabéns Giselle Guimarâes Hübbe, Miss DV Brasil!

Obs: se extrair alguma matéria deste blog, citar a fonte.

1º FESTIVAL DE ACORDEON DE SÃO CHICO

Ocorre, dias 3 e 4 de setembro de 2011, o Primeiro Festival de Acordeon de São Francisco de Paula, a terra dos grandes gaiteiros.

O evento é uma promoção do CTG Rodeio Serrano e da Associação dos Acordeonistas de São Francisco de Paula e dos Campos de Cima da Serra.

No sábado, dia 3, acontecerão concursos de prendas e peões, jantar com entreveiro de gaitas, bingo e baile com o grupo Brilho da Serra e a participação especial do lendário acordeonista serrano Adelar Bertussi. No domingo, ocorrerá os concursos de gaiteiro nas categorias mirim, juvenil e adulto, com prêmios em troféu e dinheiro. Na parte da tarde, durante a domingueira que terá a participação do Adelar, haverá a entrega dos prêmios.

São Francisco de Paula, berço de gaiteiros como o próprio Adelar, seu saudoso irmão Honeyde Bertussi, Albino Manique, Gonzaga dos Reis, Angelo Marques, Rodrigo Lucena e uma nova safra de bons gaiteiros que vem por aí, merecia um evento como este.

Maiores informações pelo e-mail: moveismobili@terra.com.br ou eplo fone: 054 3244 4043 (Bira).

REESTUDO DA INDUMENTÁRIA

Hoje a noite, dia 28, ocorre a primeira reunião com vistas a formação da Comissão que irá reestudar a indumentária gauchesca. Esperamos e torcemos que tal comissão seja democrática, sem autoritarismos e que tenha visão suficiente para discernir e manter o que de bom existe nas Diretrizes das Pilchas, mas, ao mesmo tempo, reconhecer graves falhas aprovadas no projeto e que acabam afastando os tradicionalistas dos Centros de Tradições ou, o que é pior, forçam o não cumprimento de tais diretrizes pelos próprios integrantes do MTG. Boa Sorte!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

CULTURA SEM FRONTEIRAS

O TANGO - PARTE II

Em 1917 começaram a surgir variantes formais do Tango. Uma delas, influenciada pela romança francesa, deu origem ao chamado Tango-canção. Tangos feitos para musicar uma letra. A letra passa a ser parte essencial do tango e conseqüentemente, surgem os cantores de tango. O tango já não é feito exclusivamente para dançar. É considerado o primeiro - ou pelo menos mais marcante nessa transição - Tango-canção o "Mi Noche Triste" com uma letra que Pascoal Contursi compôs, em 1917, sobre uma música mais antiga chamada "Lita".

Nos cabarés de luxo da década de 1920, o tango sofreu importantes modificações. Os executantes não eram mais os pequenos grupos que atuavam nos bordéis, mas músicos profissionais que trouxeram o uso do piano e mais qualidade técnica e melódica.

Carlos Gardel já era um estrondoso sucesso em 1928. Sucesso que durou até 1935, quando faleceu vítima de um acidente de avião quando estava em pleno auge. Gardel cantava o tango em Paris, Nova York e muitas outras capitais do mundo, sempre atraindo multidões, principalmente quando se apresentava na América latina. Eram multidões dignas de Elvis Presley e Beatles. Também foi responsável pela popularização do tango estrelando filmes musicais de tango produzidos em Hollywood.

A década de 1940 é considerada uma das mais felizes e produtivas do tango. Os profissionais que haviam começado nas orquestras dos cabarés de luxo da década de 1920 estavam no auge de seu potencial. Nessa época as letras do tango passaram a ser mais líricas e sentimentais. A antiga temática dos bordéis e cabarés, de violência e obscenidades, era uma mera reminiscência. A fórmula ultra-romântica passa a caracterizar as letras: a chuva, a garoa, o céu, a tristeza do grande amor perdido. Muitos letristas eram poetas de renome e com sólida formação cultural.

A década de 1950 conta com a atuação revolucionária de Astor Piazzolla. Piazzolla rompe com o tradicional trazendo para complementar os recursos clássicos do tango influências de Bach e Stravinsky por um lado, e por outro lado do Cool Jazz.

Astor Piazzolla

Nessa época o tango passa a ser executado com alto grau de profissionalismo musical, mas no universo popular a década de 1950 vê a invasão do Rock'Roll americano e as danças de salão passam a ser prática apenas de grupos de amantes. Na década de 1960, uma lei de proteção á música nacional Argentina já está revogada, e o tango que era ouvido diariamente nas rádios vai sendo substituídos por outros ritmos estrangeiros, enquanto as gravadoras já não se interessam mais pelo tango. A juventude não só para de praticar o tango no lazer cotidiano como passa a ridicularizá-lo como coisa fora de moda. Com o desinteresse comercial das gravadoras, poucos grandes tangos foram compostos. Tem sido mais comuns, as releituras de antigos sucessos e reinterpretações modernizadas dos maiores sucessos dos primeiros tempos.

Hoje a crítica Argentina detecta um retorno do tango, cada vez mais freqüente em peças teatrais e cinematográficas. Em 1983 se apresentou em Paris uma inovação relativa aos espetáculos planejados para o exterior: os casais de profissionais que integravam o elenco provinham da "milonga porteña". Era quebrada a imagem de bailarino acrobático.


ANTONYO RYCARDO NO BOTECO TCHÊ

Dia 30 de julho, sábado, Antonyo Rycardo, acompanhado pelo Paulinho Cardoso e o Marco Michelon, estará se apresentando no Boteco Tchê, ali na José do Patrocínio 885, na Cidade Baixa, em Porto Alegre. O ponto cultural e gastronômico da gurizada gaudéria. As reservas poderão ser efetuadas pelo fone: 32285262.

AGENDA LUIZ MARENCO

Luiz Marenco estará dia 28, amanhã, na cidade de São Pedro do Sul na III Noite Nativista no CTG Rincão de São Pedro.

Dia 30, Marenco se apresentará com o show Andapago, ao lado de Jari Terres, na cidade de Cruz Alta, por ocasião da 31ª Coxilha Nativista.

terça-feira, 26 de julho de 2011

CULTURA SEM FRONTEIRAS

O TANGO - PARTE I

O Tango nasceu nos fins do século XIX derivado das misturas entre as formas musicais dos imigrantes italianos e espanhóis, dos crioulos descendentes dos conquistadores espanhóis que já habitavam os pampas e de um tipo de batuque dos negros chamado "Candombe". Há indícios de influência da "Habanera" cubana e do "Tango Andaluz". O Tango nasceu como expressão folclórica das populações pobres, oriundas de todas aquelas origens, que se misturavam nos subúrbios da crescente Buenos Aires.

Numa fase inicial era puramente dançante. O povo se encarregava de improvisar letras picantes e bem humoradas para as músicas mais conhecidas, mas não eram, por assim dizer, letras oficiais, feitas especificamente para as músicas nem associadas definitivamente a elas.

Em público, dançavam homens com homens. Naqueles tempos era considerada obscena a dança entre homens e mulheres abraçados, sendo este um dos aspectos do tango que o manteve circunscrito aos bordéis, onde os homens utilizavam os passos que praticavam e criavam entre si nas horas de lazer mais familiar. Mais tarde, o tango se tornou uma dança tipicamente praticada nos bordéis, principalmente depois que a industrialização transformou as áreas dos subúrbios em fábricas transferindo a miséria e os bordéis para o centro da cidade. Nessa fase haviam letras com temática voltada para esses ambientes. São letras francamente obscenas e violentas.

Por volta de 1910 o Tango foi levado para Paris. Existem várias versões de como isso aconteceu. A sociedade parisiense da época em que as artes viviam o modernismo ansiava por novidades e exotismos. O tango virou uma febre em Paris e, como Paris era o carro chefe cultural de todo o mundo civilizado, logo o tango se espalhou pelo resto do mundo. A parcelas moralistas da sociedade condenavam o tango, assim como já haviam se colocado contra a valsa antes, por o considerarem uma dança imoral. A própria alta sociedade Argentina desprezava o tango, que só passou a ser aceito nos salões de alta classe pela influência indireta de Paris.

Obs: se extrair matéria deste blog, citar a fonte.

ATENÇÃO, MÚSICOS E COMPOSITORES!!

Nossa amiga Elisângela Becker, da Promoção Social do SESCOOP/RS nos relembra que as inscrições para o 5º Festival O RIO GRANDE CANTA O COOPERATIVISMO encerram no dia 29 de julho de 2011, sexta-feira próxima. Observem o prazo para enviar as obras ao IGTF ou OMB/RS.

O regulamento e a ficha de incrição podem ser obtidos através do site www.sescooprs.coop.br

Participem!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

LANÇAMENTO DO 29º RODEIO DE VACARIA

Na noite de 22 de julho, sexta-feira passada, ocorreu a comemoração de 56 anos de fundação do CTG Porteira do Rio Grande que faz aniversário no dia 15 de julho.

Na ocasião ocorreu o lançamento oficial do 29º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria (cartaz acima) para a imprensa, apoiadores, patrocinadores e convidados em jantar festivo com apresentações artísticas e grande baile.

Conheça a história de Fundação do Centro de Tradições Gaúchas Porteira do Rio Grande nas páginas do Jornal O Tropeiro, edição número 04. Contato: jornalotropeiro@hotmail.com

A BELEZA DA MULHER GAÚCHA

Numa homenagem a mulher do sul, a prenda gaúcha, fazemos a postagem que segue:

Priscila Machado, representante do Rio Grande do Sul, derrotou 26 candidatas e foi coroada a Miss Brasil 2011. O concurso foi realizado na noite desse sábado (23) no palco da casa de shows HSBC Brasil, em São Paulo. A mulher mais bonita do País, que recebeu a faixa, o manto e a coroa das mãos de Débora Lyra, Miss Brasil 2010, ganhou ainda um automóvel 0km, uma viagem para Lisboa com acompanhante e R$ 200 mil em contratos de trabalho.

Ela é natural de Canoas, mas foi representando a cidade de Farroupilha (Priscila não teve apoio nenhum de empresas ou do poder público desta cidade serrana) que a estudante de jornalismo sagrou-se a 12ª gaúcha a ser coroada Miss Brasil em pouco mais de meio século do principal concurso de beleza do país.

Desde que a primeira edição do Miss Brasil foi realizado nos moldes atuais, em 1954, o Rio Grande do Sul foi o estado que mais venceu o concurso. Doze representantes gaúchas já foram coroadas desde que a vencedora passou a representar o país no Miss Universo.

Eis os ranking da beleza brasileira:

RS: 12 títulos
MG: 8 títulos
SP: 8 títulos
RJ: 8 títulos
SC: 5 títulos

Parabéns, mulheres gaúchas!

CÉSAR E ROGÉRIO - RIOGRANDENSES

Amigos,

Segue o material de divulgação de nosso novo DVD "Riograndenses", comemorativo aos dez anos de carreira.

Abraço!

Cordialmente,

Mariana Pires
Asse.Imprensa & Produção Executiva
Fone: 51. 9822.9151
www.cesarerogerio.com.br
www.twitter.com/cesar_rogerio

Nota do Blog: Somos fãs incondicionais do César Oliveira e do Rogério Melo, uma dupla que prima pela autenticidade e pelo culto ferrenho ás nossas mais puras tradições, levando multidões de jovens de retorno ao nativismo. Seguidamente postamos matérias sobre estes dois gaúchos que tanto orgulham a Pátria Sulina e temos a certeza de que vem chumbo grosso por aí. Fraterno Abraço ao César e ao Rogério.

VOLTEANDO DATAS

Segunda-feira, dia 25 de julho de 2011.

Foi num 25 de julho que nasceu Dionísio Costa, grande compositor da música campeira do Rio Grande. Também neste dia, no ano de 1773, o governador de Rio Grande de São Pedro, Coronel Marcelino de Figueiredo, transferia a capital gaúcha de Viamão para Porto Alegre.

No mesmo dia 25, no ano de 1868, o comandante geral dos exércitos aliados na Guerra do Paraguai, o brasileiro Caxias, adentra com suas forças na cidade de Humaitá.

Hoje também é dia do colono, do escritor e do motorista.

Os santos destes dias são: Tiago Maior, Valentina e Cristóvão.

Por ser São Cristóvão o Padroeiro dos Motoristas e sendo hoje Dia do Escritor, vamos postar estes versos que nos foram enviados pelo leitor e grande sonetista Ialmar Pio Schneider.

SONETO A SÃO CRISTÓVÃO – Dia 25 de julho -

Ó São Cristóvão, Padroeiro forte
dos motoristas que andam pela vida,
assim a percorrer do Sul ao Norte
e vice-versa, a estrada mais comprida...

Dai-nos coragem quando da partida
e ao longo da viagem o suporte,
p´ra que tenhamos sempre nesta lida
vossa bênção que a todos nos conforte.

Vós passastes o rio e o Deus Menino
em vossos ombros já pesava tanto
que quase poderíeis afundar;

porém, Jesus, cumprindo o Seu destino,
vos disse, então, causando-vos espanto,
que era o Senhor do Mundo a carregar...

Porto Alegre – RS24 de julho de 2011-07-25
às 23h40min. – Tristeza.

http://www.sonetos.com.br/sonetos.php?n=18973
http://ialmarpioschneider.blogspot.com/
em 25.7.2011

domingo, 24 de julho de 2011

CLASSIFICADAS DA 25ª MOENDA

Já são conhecidas as músicas concorrentes para a 25ª Moenda da Canção, que acontece de 19 a 21 de agosto em Santo Antônio da Patrulha. A triagem aconteceu neste final de semana, com a participação dos jurados Colmar Duarte, Andreia Cavalheiro, Samuca do Acordeon, Giovani Berti e Jaime Vaz Brasil.

Nesta edição: a 1ª Moenda Instrumental, cujas concorrentes também foram definidas

As classificadas:

1. A Carreira do Destino
Autores: Piero Ereno/Matheus Alves

2. A Luz da Coragem
Autores: Guilherme Suman / Thiago Suman/Adriano Sperandir/Cristian Sperandir

3. A Vida Com o C
Autores: Kako Xavier/Amaro Radox

4. AgoraEentendo Porque Choras
Autores: João Stimamilio/Matheus Alves

5. Água Boa de Beber
Autors: Zé Alexandre/Paulo Delfino

6. Cores e Aromas
Autores: Zé Renato Daudt /Túlio Urach /Miguel Azambuja

7. Do Encontro à Despedida
Autor: Sandro Dornelles

8. Falquejado no Rigor
Autores: Rodrigo Bauer /Érlon Péricles (Porto Alegre – RS)

9. Hino a Ninkasi
Autores: Bárbara Jaques de Góes /Thiago Lasserre Ferreira

10. Los Jinetes
Autores: Carlos Madruga /Carlos MoacirPinto Rodrigues

11. Milonga das Sete Faces
Autores: Guilherme Suman/Thiago Suman/Ricardo Martins/Matheus Alves

12. Montero
Autores: Rodrigo Jacques /Guilherme Collares

13. No Final, Tudo Vai Dar Certo
Autores: Zé Alexandre

14. O Pedro e o Maninho
Autores: Carlos Omar Villela Gomes/Piero Ereno

15. Pode se Misturar
Autor: Caio Martinez

16. Rendeiro Baião de Mim
Autor:es: Daniel Wolf /Felipe Azevedo

1ª Moenda Instrumental:

1. Chama a Mãe (Arthur Bonilla)
2. Flamboyã (Cristian Sperandir/Adriano Sperandir)
3. Primeiro Filho (Thiago Carreri)
4. Sete e Três (Luiz Mauro Filho)

Fonte: Blog Ronda dos Festivais
Postado por JAIRO REIS às 06:06 0

ETERNO AMOR TE HA JURADO

Fuestes la hermosa criollita
que al compás del instrumento
cantas con gran sentimiento
la sentida vidalita;
fuestes roja margarita
que crece por el bañado,
la que dichas has soñado
en este mundo pequeño...
porque sabes que tu dueño
eterno amor te ha jurado

Arnó La borde

sábado, 23 de julho de 2011

VEREADOR ACIONA MINISTÉRIO PÚBLICO

pedindo investigação nas contas dos festejos farroupilha de 2009

Dr. Geraldo Costa da Camino, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas e o vereador de Porto Alegre, Bernardino Vendruscolo, no momento da entrega do Pedido de Investigação.

O vereador Bernardino Vendruscolo (PMDB) encaminhou nesta sexta-feira, 22 de julho, denúncia e pedido de investigação ao Procurador-Geral do Ministério Público de Contas, Dr. Geraldo Costa da Camino, referente à prestação de contas dos Festejos Farroupilha de 2009.

O Pedido de Investigação é contra os Presidentes, na época em questão, do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e da Fundação Cultural Gaúcha (FCG) e se fundamenta em denúncias de superfaturamentos em contratos, ausência de licitações, além de outras improbidades administrativas.

O Pedido de Investigação, na íntegra, está no site do vereador: www.vereadorbernardino.com.br

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CAMPEREANDO ALGUM EVENTO?

Encontre aqui, ou no Sítio do Valdemar Engroff, o Gaúcho Taura.

Bueno! Estamos chegando a galope...., trazendo na mala de garupa, mais um espaço aqui no galpão. É como um mural de entrada de galpão de CTG, onde estão afixados os eventos da entidade e das entidades coirmãs.

Aqui o vivente vai encontrar
- Bailes / Fandangos
- Rodeios / Cavalgadas
- Palestras culturais / charlas
- Eventos tradicionalistas diversos
E os eventos do TEU CTG serão postados aqui. Mas não te acanha e mande a agenda para valdemar@engroff.com.br.

- Dias 22, 23 e 24 de julho - sexta, sábado e domingo
No CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA, será realizado o 4º FESTIVAL SÓCRATES DE ARTE E TRADIÇÃO DE ALVORADA. Contatos com o patrão Gelson pelo fone 051.9962.6266 ou pelo fone do CTG 051.3443.5758.
Sítio e chasque com programação completa e regulamento, abra as cancelas clicando em http://ctgbento.wordpress.com/2011/06/08/4%c2%b0-festival-socrates-de-arte-e-tradicao-de-alvorada/
Endereço: Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, em Alvorada

- Dia 22 de julho - sábado
No CTG PORTEIRA DO RIO GRANDE, grandioso baile com OS SERRANOS. Sítio: http://ctgporteiradoriogrande.com.br/
Endereço: O CTG fica na Rua Firmino Camargo Branco, 790, na cidade de Vacaria - RS

- Dia 23 de julho - sábado
No CTG CAPELA GRANDE, grandioso baile que tará a animação do Grupo MARCA DE CAMPO.
Endereço: Rua José Garibaldi, 4056, no Passo do Vigário, em Viamão - RS.

- Dia 23 de julho - sábado
No CTG INHANDUÍ, grande jantar-baile de formatura de fandango, que será animado pelo Grupo ALVORADA GAÚCHA. Sítio: http://www.ctginhandui.com/
Contatos com o patrão Ademir pelo fone 051.9956.1301
Endereço: Rua Gervásio Rosa, 190, bairro Vila Nova, em Porto Alegre - RS.

- Dia 23 de julho - sábado
No CTG CTG CAUDILHO GUAIBENSE, grande jantar baile de aniversário (21 anos de fundação) desta entidade tradicionalista, com a animação do Grupo RAÇA DO SUL. Sítio: www.caudilhoguaibense.blogspot.com.
Endereço: Rua João Arnaldo Gonzales, no bairro Santa Rita, em Guaíba - RS (antiga Av. B).

- Dia 23 de julho - sábao
No CTG ESTÂNCIA DA LIBERDADE, grande baile que será animado pelo Grupo TCHÊ MOÇADA.
Endereço: O CTG fica na Rua Miranda, 206, no Bairro Liberdade, na cidade de Novo Hamburgo – RS.

- Dia 23 de julho - sábado
No CTG FARROUPILHA, grande espetáculo gauchesco com LUIZ MARENCO.
Endereço: O CTG fica na Rua Eurípedes Brasil Milano, 509, na cidade de Alegrete - RS.

- Dia 24 de julho - domingo
No CTG COXILHA ABERTA, a partidas 20h30min, quarta aula do curso básico de danças de fandango, ministrado pelos instrutores CAIO e SILVANE, da Academia Estampa Gaúcha.
Contatos: 051.3384.6537 ou 9143.7166
Obs! INSCRIÇÕES SE ENCERRAM NESTE DIA!
Endereço: Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, próximo ao Porto Seco, em Porto Alegre - RS.

- Dia 24 de julho - domingo
No CTG GUAPOS DA AMIZADE, grande domingueira que será animada pelo Grupo TRANCO MONARCA.
Endereço: Rua Manatá, 627, no Bairro Princesa Isabel, em Cachoeirinha - RS.

Dia 24 de julho - domingo
No 35 CTG, grande domingueira com a animação do Grupo FANDANGAÇO.
Endereço: Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre - RS. Sítio: http://www.35ctg.com.br/.

- Dia 24 de julho - domingo
No CTG LANCEIROS DE SANTA CRUZ, grande baile que terá a animação do Grupo OS SERRANOS.
Contatos: 051.3715.3829
Endereço: O CTG fica na Rua Farroupilha, 578, na cidade de Santa Cruz do Sul - RS

- Dia 28 de julho - quinta-feira
No CTG SENTINELA DOS PAMPAS, terceira aula do básico de danças de fandango, com o instrutores CAIO E SILVANE, da Academia Estampa Gaúcha.
Contatos: 051.3384.6537 ou 9143.7166
Obs! É NESTE DIA QUE SE ENCERRAM AS INSCRIÇÕES.
Endereço: Rua Ivo Janson, 31, no bairro Intercap (próximo ao Carrefour da Av. Bento Gonçalves), em Porto Alegre - RS

IMAGENS DA CAVALGADA DOS APARADOS

Ontem fizemos uma postagem sobre a Cavalgada Aparados da Serra. Pois, ontem mesmo, o leitor Diogo Alvarez, de Lages, Santa Catarina, nos enviou estas lindas imagens de cavalgadas passadas. O flagrante logo abaixo, mostrando os cavaleiros a beira do canyon, é de autoria de Augusto Camargo, também de Lages. A segunda, pela ordem, veio sem autoria definida e as duas últimas são do Site Inema.

Pelas imagens colhidas, pode-se observar que a jornada é realmente exuberante.







DIONÍSIO COSTA - ALEGRIA E GAUCHISMO

Esta é a capa do novo CD de Dionísio Costa, um dos grandes compositores campeiraços que ainda temos neste Rio Grande de São Pedro. É o seu terceiro trabalho solo. Vem pela gravadora Show do Sul e tráz por título Alegria e Gauchismo, bem ao estilo do Dionísio! O próximo já será gravado com a parceria do Grupo Trancaço!

Acontecerão dois bailes de lançamento. Dia 11 de Agosto, com Os Monarcas e Dionísio Costa e Grupo Trancaço, no Aldeia dos Anjos em Gravataí! E no dia 10 de Setembro, com Dionísio Costa e Grupo Trancaço, no Galpão Missioneiro na Restinga, em Porto Alegre!

Assim que recebermos o CD poderemos discorrer melhor sobre a obra, mas, conhecendo bem o trabalho de Dionísio Costa, podemos afirmar que este será mais um grande sucesso. Parabéns, índio velho.

LUIZ MARENCO EM BOM JARDIM DA SERRA

Luiz Marenco estará hoje a noite, dia 22, em Bom Jardim da Serra, Santa Catarina, na Pousada Jorge Rodrigues (Parque Eólico daquele município) ás 22hs. O espetáculo deste consagrado cantor da música terrunha do Rio Grande faz parte das comemorações de encerramento da Cavalgada Aparados da Serra, que falamos ontem em nosso blog.

Já amanhã, dia 23, ás 23 hs, o Cantor de Fronteira estará se apresentando na vestivinho 2011, na cidade de Alegrete, RS, no CTG Farroupilha (rua Eurípedes Brasil Milano nº 509).

quinta-feira, 21 de julho de 2011

HOJE TEM ROCK DE GALPÃO

O projeto Rock de Galpão volta ao Teatro do Bourbon Country hoje, dia 21 de julho, ás 21h. A apresentação conta com a união de talentos do sul: Neto Fagundes com o eclético rock da banda Estado das Coisas. O resultado é o melhor da música regional gaúcha aliado ao pop-rock. Música e poesia se entrelaçam em xotes, rock, vanerão, reggae e baladas.

Até os menos ligados a cultura gauchesca vão se render ao repertório composto por autores como Apparicio Silva Rillo, Lupicínio Rodrigues, Jaime Caetano Braun, Mário Barbará, Nico e Bagre Fagundes, Vitor Ramil, José Fogaça, Elton Saldanha, entre outros. O show traz ainda as participações especiais de Hique Gomez, Bagre Fagundes, Paulinho Cardoso e El Diablo Jr.

LANÇAMENTO DO CD "JÁ SE VIERAM!"

Canções que registram as imagens desse povo que ainda vive nos fundos de corredor, ou nos ranchos de beira de estrada. Tropeiros, alambradores, posteiros, esquiladores, bolicheiros, peões de estância, domadores. Personagens reais que o tempo insiste em apagar, mas não consegue. Basta um domingo de carreiras e lá estão eles. Nas margens das canchas retas, improvisando um jogo de tava e soltando seus versos onde a balaca de cada paisano é pura poesia pampeana. 'Não é só butiá que dá em cacho', 'Água que se queima o rancho' e por aí afora.

E – de repente – já está na hora de mais uma penca... ainda hoje posso divisar nos caminhos da memória um Dom Segundo (já no fim da vida) mal e mal se segurando em riba do seu pingo e apostando os pilas, que trazia dobrados na guaiaca, com um 'gaucho' chamado Torquato Flores, mui conhecido por pajador e calavera.

O coimeiro, finalmente dá por terminadas as apostas.

O tempo parece que para nesse momento... os parelheiros aparecem no partidor... e – como acontece há mais de dois séculos nessas lonjuras da fronteira – ouve-se a frase famosa, que parece haver nascido com o primeiro campeiro, mescla de índio, negro e branco, que povoou estas bandas: 'Já se vieram!'.

Martim César Gonçalves

JÁ SE VIERAM! Marco Aurélio Vasconcellos e Martim César Gonçalves

Gravado e mixado no Da Capo Estúdio – Porto Alegre
Técnico de Gravação – HiltonVaccari
Mixagem – Hilton Vaccari, Marcello Caminha e Marco Aurélio Vasconcellos
Masterização – Marcos Abreu
Adaptação de Arranjos e Direção Musical – Marcello Caminha
Produção Musical - Marco Aurélio Vasconcellos

Dia 27 de Julho - 20h
Teatro Bruno Kiefer
Casa de Cultura Mário Quintana
Porto Alegre - RS

Ingressos: 15,00* Os ingressos estarão disponíveis para a venda 30min antes do shows, na bilheteria do teatro Bruno Kiefer.

Escritório de Produção Mariana Ferreira
(53)8113.4124
mariana@rockembach.com.br

UM ABRAÇO AOS MEUS AMIGOS!

Meus amigos. Deixei para postar sobre nossa amizade hoje não por esquecimento ou desleixo. Ontem era Dia do Amigo e respondi a todas (e foram muitas) mensagens que me chegaram, as quais mais uma vez agradeço. Mas por que tenho um pensamento contrário a estes dias estipulados em calendários (para mim, todo o dia é dia. Dos Pais, das Mães, das Crianças, dos Amigos..), penso que não precisamos ser lembrados pela "folhinha" para mandarmos um abraço, uma palavra de carinho, um gesto de apoio na hora difícil (e isto serve para mim também que esqueço da minha gente). Então, no dia de hoje, uns versos para os meus Amigos.

A gente cruza a existência
cada qual com seu destino,
do varzedo ao campo fino,
sempre a trocar de querência.
E o gaúcho, por essência,
por gaudério e índio vago,
preza demais um ditado,
conselho de algum padrinho,
que “é melhor andar sozinho
do que mal acompanhado”.

E isto vale pra gente
pra cavalo, pra cachorro,
pois na hora do socorro
quem é de fé pula em frente.
Por isso que estou contente,
em fazer este floreio
porque sei que estou no meio
de amigos de valor
que são os mesmos na dor
ou nos tendéus dos rodeios.

Mário Quintana escreveu
que até sentia saudades
de alamedas da cidade
qu'ele jamais conheceu.
Pois existem amigos meus
que não vejo, não visito,
é um sentimento esquisito
pois mesmo longe, afastados,
sinto que estão do meu lado
e assim não ando solito.

E aqui, no mais, agradeço
as lembranças recebidas!
O que juntei pela vida
é somente o que mereço.
Se errei, paguei meu preço,
se acertei, ganhei meus panos...
Aos meus amigos, meus manos,
deixo um abraço estendido
pois pra mim, Dia do Amigo,
SÃO TODOS DIAS DO ANO!

A CAVALGADA MAIS LINDA (E PENOSA)

Está se desenvolvendo esta semana, de 18 a 23, a Cavalgada dos Aparados da Serra. Eu, que já andejei por diversos lugares deste Rio Grande velho afirmo sem o menor medo de errar: É a cavalgada mais bonita que existe nos pagos sulinos. Em contraponto, também é a que mais judia do cavaleiro e de sua montaria.

Os lugares percorridos são os aparados da serra, com rios, campos abertos e canyons com vistas de tirar o folego. Na contra-mão vem o frio, a geada (com sorte até neve), a chuva guasqueada e o Minuano cortando de lado. É coisa pra gente forte. Tem que ter um ótimo apoio.

Fiz o trajeto no tempo em que era nove dias de andanças (agora são seis) pois saía de São Francisco de Paula e terminava em Bom Jardim da Serra, em Santa Catarina, e lhes digo, é um santo remédio para qualquer mal. Cansa o lombo e descansa a mente.

Boa cavalgada, indiada, digo hoje de dentro das minhas "pantufas" diante de um fogão a lenha!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O GRANDE JOÃO SALDANHA

Certa feita eu estava num baile no CTG Porteira do Rio Grande, em Vacaria, por ocasião de um dos tradicionais rodeios internacionais daquele município, quando, na mesa ao lado da minha, sentou-se o famoso jornalista, comentarista e treinador de futebol (que por não ser servil ao governo da época entregou a seleção brasileira tri-campeã no México em 70 de mão beijada para Zagalo desfrutar os louros) João Saldanha. Fiquei com vontade de conversar, de saber algo sobre aquele andante do mundo, de pedir-lhe um autógrafo, mas minha vergonha foi maior.

João Saldanha, que todos imaginavam ser um carioca da Gema, era gaúcho, natural do Alegrete, e tornou-se conhecidíssimo por suas crônicas contundentes e suas "tiradas" engraçadas.

Pois olhando o fiasco da seleção brasileira contra o Paraguai, que entrou para o livro dos recordes por errar quatro cobranças de pênaltis, me lembrei e fui buscar uma crônica do João Saldanha que ligava tais cobranças a falsa malandragem do povo brasileiro. Vejam e digam se não é bem atual.

MALANDRO MESMO NÃO PERDE PÊNALTI

…“Por que será que time brasileiro perde tanto pênalti em tais decisões?”

Duas explicações são as mais evidentes. A primeira é porque nossos jogadores não treinam jogadas de precisão. O pênalti é uma delas, e se o jogador não estiver bem treinado, não terá confiança. Sem confiança, está sujeito a perder a cobrança fácil. O gol fica pequeno, o goleiro vira gigante, a indecisão do canto a chutar, bate forte ou bate fraco – tudo isso passa em fração de segundos na cabeça do jogador. Uma espécie de calor vem à cabeça e, ou a bola vai fora, ou o goleiro faz a defesa. Nossos jogadores são péssimos batedores de pênalti.

Mas tem outra razão, e que é muito forte. Trata-se da tal malandragem do brasileiro. Nunca fiquei convencido de tal malandragem. Sempre achei que não pegávamos nem juvenil com certos povos. De barato dou alguns: em primeiro, armênio emigrado. Saiam de baixo. Sabem tudo. Em segundo, grego internacional. É só botar qualquer um nu, no deserto do Saara, que vira xeque em três meses. Em terceiro lugar, é uma parada dura. Não sei se coloco inglês ou sueco… E, lá no fim, estamos nós com nossa tão falada malandragem.

Na hora de cobrar um pênalti de decisão de torneio – destes tais pênaltis que não existiram – os jogadores querem fazer mais do que o necessário. É de ver o rebolado na hora de dar o chute. Parecem mais baianas na passarela do desfile das escolas de samba. Assim, muitas vezes, perdem o pênalti. Daí, principalmente, tais resultados…

E nossos malandros entram pelo cano. Perdem o pênalti e raramente impressionam. Malandro, mesmo, não perde o pênalti.

NOSSA TERRA - SÃO JOSÉ DO NORTE

O Município de São José do Norte, distante cerca de 372 quilômetros da capital do Estado, faz parte de uma península situada entre o oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. Possui uma população estimada em mais de 25 mil habitantes, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatísticas (IBGE), no censo realizado em 2010.

A cidade guarda importante parte da história do Rio Grande do Sul. Foi palco de um importante combate da Revolução Farroupilha e devido a esse episódio recebeu o título de Mui Heróica Villa, por meio do Decreto Imperial de 25 de outubro de 1841. Em 31 de março de 1938. a vila de São José do Norte foi elevada a categoria de cidade.

Fatos históricos, econômicos e sociais auxiliam na construção do processo de crescimento de uma cidade. Hoje, a economia do Município está apoiada na agricultura, pesca e turismo ecológico e litorâneo, sendo a cebola, o arroz e as florestas de pinus, as principais riquezas agrícolas, e o camarão, o mais nobre fruto do mar.

Na área do turismo pode-se observar casarões antigos e seculares onde a arquitetura Colonial Portuguesa encontra-se estampada.

A futura instalação de Estaleiro para construção de plataformas e do Terminal da Empresa Aracruz Celulose surgem como possíveis atrativos econômicos para a cidade. Como resultado, esses investimentos devem ser analisados como atrativos de crescimento populacional pontual, ou seja, em um curto espaço de tempo o Município estará gerando um grande número de empregos.

Numa posição litorânea privilegiada, São José do Norte oferece aos visitantes toda a beleza e as possibilidades de aventura e esportes na Praia do Mar Grosso. Alem é claro de possibilitar toda a infraestrutura de uma pequena cidade turística com hospedagem, gastronomia baseada em frutos do mar e um aparato histórico e cultural.

terça-feira, 19 de julho de 2011

PARTILHANDO MEUS MINGUADOS

A tinta e pena vou tecer meu inventário
pois ninguém sabe o porvir de um novo dia
e quero tudo como as contas de um rosário
sem entreveiro com Pai Nosso e Ave Maria.

O bem maior que compõe tão parca herança
é minha honra que nunca saiu dos trilhos.
Mas quanto a isto tenho a alma leve e mansa
pois este dote já deixei para os meus filhos.

O meu cavalo, mouro negro de confiança,
se por acaso ele não for antes de mim,
quero que fique pro andar só de criança,
que morra livre pisoteando os arlecrins.

Meu poncho-pátria de baeta colorada,
rancho e tapume no rigor das invernias,
fica em regalo para que a minha amada
sinta no pano meu calor nas noites frias.

As homenagens que ganhei por fazer versos
podem deixar pelos fundos de um galpão.
Depois de um tempo em outro plano do universo
das poesias que rimei nem lembrarão.

Este meu corpo não enterrem a sete palmos!
Que me incinerem como um índio, como um monge...
Que deixem as cinzas num lugar bonito e calmo
aonde o vento há de soprá-las pra bem longe.

Versos de Léo Ribeiro

UM LIVRO QUE RECOMENDO

segunda-feira, 18 de julho de 2011

VOLTEANDO DATAS

Gravura de Pedro Weingäitines - 1903 - intitulada Ceifa Alemã, em homenagem aos 126 primeiros colonizadores alemães que, no dia 18 de julho de 1824 chegam a Porto Alegre sendo encaminhados a feitoria velha, imediações da atual São Leopoldo.

No dia 18 de julho, do ano de 1847, morre em Pedras Brancas, atual Guaíba, o General farrapo Bento Gonçalves da Silva, principal líder do movimento que levantou a Província de São Pedro contra o Império.

Foto: Léo RS

MATANDO A COBRA E ....

Na segunda-feira passada, dia 11 de julho, fizemos uma postagem que iniciava da seguinte forma:

Nossa querida TV E, emissora televisiva que deveria ter a maioria de sua programação voltada para a cultura sulina, acaba de extinguir um dos programas gauchescos mais autênticos, o Galpão Nativo. Não se sabe bem o que vem por aí mas, pelas gravações de alguns programas que irão ao ar em seguida em substituição ao Galpão Nativo, esta característica (autenticidade) não retorna mais. Me falaram que num destes programas teve artista que se apresentou com roupas com detalhes de "tigresa" ( aí eu dou razão ao MTG).

Mas isto também se deve a uma pessoa que trazia em si o pó da terra, o aroma dos campos e que não permitiria que isto acontecesse. Falo do antigo apresentador Glênio Fagundes, uma figura carismática que transcendeu a imagem do próprio programa.


Pois bem. Muitas correspondências chegaram até nosso blog dizendo "desacreditar" de tal informação em face de que o programa era "campeiraço", coisa e tal. Então, caros leitores deste gaudério periódico eletrônico, a prova (foto) está aí.

Quero deixar claro que não sou contra o cantor Bebeto Alves e até gosto de suas canções (principalmente Milonga Abaixo de Mau Tempo e o poema Chasque a Galope). Tenho vários amigos artistas no mesmo estilo e penso que deveriam criar um programa regional com músicos do gênero. Só acho que, quando não for algo específico como Neto Fagundes e Rock de Galpão, Borghetti e Orquestra, etc.. como dizia minha mãe, "cada qual com seus iguais".

Obs: se extrair alguma matéria deste blog, citar a fonte.
Twitter: @tcheleoribeiro

domingo, 17 de julho de 2011

EU MORRO E NÃO APRENDO!!!

Realmente, eu morro e não aprendo! Como é que pode eu deixar de estar aqui, fazendo minha postagem diária, falando deste Rio Grande Velho mas imortal, contando alguns causos, proseando com vocês, para ver o jogo desta seleção falsificada (não a do Paraguai)?

Aonde está o Neymar cai-cai? E o Robinho "pedalada"? De onde tiraram esse tal de André Santos?

Na realidade, o Brasil é um time metido de Pato a Ganso mas que, tirando Lúcio e mais dois ou três, são vedetes de dar inveja as dançarinas do velho Aberlardo Barbosa, o Chacrinha!

E nosso conterrâneo Mano? Continua o mesmo treinador que escondeu o craque Anderson numa sala do Olímpico, somente para não colocá-lo em campo num grenal decisivo. É o mesmo treinador que, se não fosse a defesa de Gallato, no pênalti contra o Náutico, na Batalha dos Aflitos, estaríamos (o Grêmio) até hoje na segunda divisão.

E eu podia estar escrevendo sobre a bela noitada que passei ontem no CTG Rodeio Serrano na janta de posse da nova patronagem onde meu amigo Tadeu Barbosa Velho assumiu as rédeas desta lendária sociedade crioula. Poderia estar agradecendo aos meus amigos Aloir, Agnel, José Fogaça, Maneco, Sérgio Gaudério e outros tantos, pelos belos momentos de prosa que tivemos. Poderia estar esplanando sobre as diversas cavalgadas que começam a tomar corpo para a buscada da Chama Crioula, dia 20 de agosto na cidade de Taquara. Mas não. Teimo em olhar estes firulentos que ganham milhões para brincar com os sentimentos do povo brasileiro. Realmente, eu morro mas não aprendo!

Agora me resta torcer pela celeste uruguaia. Ali, pelo menos, a garra não morreu.

sábado, 16 de julho de 2011

TAÇA RUDE DO GAÚCHO - O PORONGO

O Porongo, propriamente dito, já era conhecido pelos Índios Guaranis no ano de 1580, quando então receberam os Jesuítas de Manoel da Nóbrega que prontamente se apresentaram para vir ao Guairá. Eles serão os pioneiros da Companhia de Jesus no Paraguai, eles, os Jesuítas da província de Portugal. Sofreram rivalidades e acusações infundadas, prisão, ferro e humilhações.

Estiveram quase perto de Porto Alegre, pois andaram na Aldeia dos Anjos (hoje Gravataí), foram embrulhados devidamente pelo astuto Cacique Anjos, e só desistiram do sul porque eles iam fatalmente entrar em choque de interesses com os Jesuítas Castelhanos, que desde Lima, Peru, avançavam pelo sul e para o leste.

Pois foi no Guairá que os Jesuítas encontraram a “Erva do Diabo” uma droga que tirava o cansaço dos índios e fazia com que não sentissem a fome e até excitava-os sexualmente.

Era muito fácil fazer o tal chá. Primeiro, os índios colhiam a erva no mato ("Caa", em Guarani, quer dizer tanto mato como erva), sapecavam ligeiramente as folhas com os restinhos dos galhos segados, amarravam um feixe com essas ramas por cima do fogo e alí ficava tudo, balanceando e ressecando devidamente. Quando as folhas estavam estalando e se rachando, era só socá-las num pilão de madeira dura com um toco longo, fino e cabeçudo, chamado de "Mão de Pilão." Tinha-se assim, e em menos de uma semana, erva pronta para o preparo do tal chá Guarani.

Era assim: O índio pegava o fruto de uma planta (Legionária Vulgaris, uma das cucurbitáceas, portanto parente da velha abóbora campeira) chamada de "Porongo", em forma de oito. À parte de cima, a parte menor do oito, era cortada e deixada para secar. Então ficava pronta a cuia, recipiente do tal chá.

O PLANTIO

O plantio do porongo se dá nos meses de Julho, Agosto, Setembro e raramente em Outubro.

A primeira colheita se faz no mês de Janeiro quando o Porongo já está lorando (ficando maduro) e pronto para ser raspado manualmente ou no escovão de aço, permitindo assim uma cor amarelada. Nesses casos, o Porongo deve ter uma atenção redobrada no processo de secagem para não "xuringar" (encolher, retorcer-se), outra maneira é deixar o Porongo secar na lavoura, aonde a colheita se faz lá pelo mês de maio, permitindo uma secagem uniforme e homogenia. Começa aí, o processo de beneficiamento do Porongo para transformá-lo em cuia.

BENEFICIANDO O PORONGO

Após a colheita, corta-se o Porongo na parte de cima, separando-se a cuia da parte de baixo do Porongo, chamada de "Bunda do Porongo."

Já com a cuia extraída do Porongo, coloca-se a mesma em estaleiro e a sombra onde circula corrente de ar, para não rachar e perder seu cheiro característico. Após isso, em primeiro lugar fura-se o centro da cuia retirando do seu interior, o bagaço mole até chegar na parede dura da cuia, após, lixa-se a aba ou bocal e seu interior deixando-a bem lisinha.

A parte do acabamento fica por conta de uma boa cera de polir, em um motor de alta rotação para dar brilho uniforme. Temos então, uma cuia lisa e polida.

A CUIA

A cuia dentre os apetrechos do mate, é a mais cantada e declamada pelos poetas sulinos. A cuia, que deve ser sempre de Porongo e, prefencialmente, o Porongo grosso ou doce, é o recipiente mais adequado para o Mate ou chimarrão do gaúcho, já que não modifica o seu sabor, não permite que a erva fique lavada precocemente, e não alterando ainda, a temperatura da água.

Existem cuias, confeccionadas de outros materiais, tais como madeira, barro cozido, porcelana, vidro e até de plástico, que foram diferentes tentativas de se buscar outros recipientes para o mate, em períodos diversos da história. Tentativas essas que restaram frustradas, já que nenhum se mostrou capaz de competir com o velho Porongo, descoberto pelos Índios Guaranis e conservado hediornamente, como vasilha ideal para o mate, cujo plantio é intensificado ano após ano, já que o hábito de matear continua fazendo adeptos.

ESCOLHENDO UMA BOA CUIA

Para se escolher uma boa cuia, quer para chimarrão, quer para mate-doce, deve-se primeiramente levar em consideração o tipo de Porongo "Casco Grosso e Doce" que é de uma variedade mais apropriada ao mate. Se para matear sozinho, uma cuia pequena, para matear duas ou três pessoas, uma cuia média, para matear em rodas de chimarrão, usa-se uma cuia grande.

COMO CURAR SUA CUIA DE PORONGO

Para curar a cuia de Porongo, é necessário que a mesma seja cheia antes do seu uso, com água quente, não fervida, e cinza de lenha de fogão ou lareira, para eliminar fungos ou bactérias, evitando mofo e ainda, enrijecer o casco, deixando-se por aproximadamente 24 horas, completando-se a água sempre que absorvida pelo Porongo até o bocal da cuia. Após, a cuia deve ser lavada em água corrente deixando-se secar por 72 horas, na sombra e em local ventilado. Finalmente, colocam-se novamente, duas a três colheres de sopa de erva-mate nova de sua preferência e água quente (não fervida) para não trincar ou rachar a cuia, e para curtir a cuia parelha. Após, novamente, deixa-se secar por mais 48 horas; o ideal é repetir o processo por duas ou três vezes.

CONSERVANDO SUA CUIA DE PORONGO

Uma cuia bem curada é um processo que deve durar de 12 a 15 dias, exigindo-se muito cuidado e carinho, pois esta não pode cair no chão, não deve ficar exposta ao sol, e deve ser bem lavada e enxugada com um pano de algodão.

Para se conservar uma cuia de Porongo sempre boa, sem azedar ou alterar o gosto do mate, é necessário tomar alguns cuidados, tais como: Primeiramente, a cuia não deve ser envernizada ou pintada externamente, deve ser polida com cera para dar brilho natural ao Porongo.

A cuia depois de curada, não pode ser usada diariamente, de forma contínua. O ideal, é que se use a cuia em um dia e outro não, deixando sempre secar em local arejado e na sombra, não podendo ficar com a boca para baixo, para não mofar.

Fonte: 500 Anos de História da Erva-Mate
Autor: Dorival Berkai e Airton Braga
Editora do Cone Sul
3ª ED. História do Chimarrão Barbosa Lessa / Sulina Porto Alegre - RS 1986

Foto: Pedro Luis Raota

Obs: se extrair alguma matéria deste blog, citar a fonte
Twitter: @tcheleoribeiro

sexta-feira, 15 de julho de 2011

AGENDA DE EVENTOS DO FIM DE SEMANA

Bueno! Estamos chegando a galope...., trazendo na mala de garupa, mais um espaço aqui no galpão. É como um mural de entrada de galpão de CTG, onde estão afixados os eventos da entidade e das entidades coirmãs.

Aqui o vivente vai encontrar
- Bailes / Fandangos
- Rodeios / Cavalgadas
- Palestras culturais / charlas
- Eventos tradicionalistas diversos
E os eventos do TEU CTG serão postados aqui. Mas não te acanha e mande a agenda para valdemar@engroff.com.br

- Dia 15 de julho - sexta-feira
No CTG POUSADA DO TROPEIRO, grande baile que terá a animação do Grupo OS MATEADORES.
Endereço: O CTG fica na cidade de Cocal do Sul

- Dia 15 de julho - sexta-feira
No CTG DOZE BRAÇAS, grande baile que será animado por PORCA VÉIA e GRUPO CORDIONA. Contatos pelo fone 051.3343.1914.
Endereço: O CTG fica na cidade de Sananduva - RS.

- Dias 15, 16 e 17 de julho - sexta a domingo
No CTG SENTINELAS DO PAGO, acontecerá o 6º RODEIO ARTÍSTICO E CULTURA BENO SCHERNER.
Programação, regulamento e telefones de contato, abra as cancelas do sítio do CTG: http://sentinelasdopago.blogspot.com/2011/04/ctg-sentinelas-do-pago-1rt.html
Endereço: Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, em Alvorada - RS.

- Dia 16 de julho - sábado
No CTG AMARANTO PEREIRA, grande jantar-baile de formatura de fandango, que será animado pelo Grupo QUERÊNCIA MISSIONEIRA. Sítio: http://www.ctgamaranto.blogspot.com/. Contatos: Patrão Lula pelo fone 051.8502.7877 ou 051.3443.2979 ou chasque eletrônico charao.timeassessoria@gmail.com.
Endereço: Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve, em Alvorada - RS.

- Dia 16 de julho - sábado
No CTG LAÇO DA AMIZADE, grande baile que terá a animação do Grupo TRANCO MONARCA.
Endereço: O CTG fica na Rua Aracajú, 119, no bairro Parque dos Anjos, em Gravataí RS.

- Dia 16 de julho - sábado
No CTG ALDEIA DOS ANJOS, grande jantar-baile de formatura de fandango, que terá a animação do Grupo TIMBRE GAÚCHO. Sítio: http://www.ctgaldeiadosanjos.com.br/.
Endereço: Rua Adolfo Inácio Barcelos, 1553, no bairro Centro, em Gravataí - RS.

- Dia 16 de julho - sábado
No CTG RODA DE CARRETA, grande espetáculo gauchesco com INGRID E AMIGOS cantam o melho da música nativista.
Endereço: Av. Estados Unidos, n° 235, Bairro Marechal Rondon, na cidade de Cachoeirinha - RS

- Dia 16 ade julho - sábado
No CTG RODEIO SERRANO, grande baile que será animado pelo Grupo MARCA DE CAMPO. Contatos: 054.3244.2785.
Endereço: Rua Bejamin Constant, 582, São Francisco de Paula - RS.

- Dia 16 de julho - sábado
No CTG SAUDADES DA QUERÊNCIA, grande jantar-baile que será animado por LUIZINHO GAÚCHO e Grupo. Sítio: http://www.ctgsaudadesdaquerencia.com.br/.
Endereço: Estrada Dr. Bezerra de Menezes, 150. Acesso pela Rodovia dos Tamoios, km 5, no bairro Torrão de Ouro, em São José dos Campos - SP.

- Dia 17 de julho - domingo
No CTG COXILHA ABERTA, a partidas 20h30min, terceia aula do curso básico de danças de fandango, ministrado pelos instrutores CAIO e SILVANE, da Academia Estampa Gaúcha.
Contatos: 051.3384.6537 ou 9143.7166
Obs! INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 24 DE JULHO.
Endereço: Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, próximo ao Porto Seco, em Porto Alegre - RS.

- Dia 17 de julho - domingo
No CTG O FOGÃO GAÚCHO, grande domingueira que terá a animação do Grupo TRANCO MONARCA.
Contatos: 051.3542.2446
Encereço: Rua General Frota, 2535, em Taquara - RS.

- Dia 17 de julho - domingo
No CTG UNIÃO E TRADIÇÃO, almoço com domingueira que terá a animação do Grupo FOLCLORE NATIVO. Sítio: http://www.ctguniaoetradicao.com.br/.
Contatos: (11) 4704.6845, com Sueli.
Endereço: Av. Rosana, 501, na cidade de Embú - SP

- Dia 21 de julho - quinta-feira
No CTG SENTINELA DOS PAMPAS, terceira aula do básico de danças de fandango, com o instrutores CAIO E SILVANE, da Academia Estampa Gaúcha.
Contatos: 051.3384.6537 ou 9143.7166
Obs! INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ O DIA 28 DE JULHO.
Endereço: Rua Ivo Janson, 31, no bairro Intercap (próximo ao Carrefour da Av. Bento Gonçalves), em Porto Alegre - RS

Por: Valdemar Engroff - Sítio do Gaúcho Taura

JOCA MARTINS GRAVA CD E DVD

um momento de grande emoção nas gravações foi na canção Indiático, de Adriano Alves, uma homenagem a Xirú Antunes.

O consagrado intérprete de grandes clássicos do nativismo Joca Martins terminou esta semana o grosso das gravações de um novo CD e DVD. A gravadora ACIT acampou, de mala e cuia, na histórica Charqueada Santa Rita, em Pelotas, local das tomadas.

Marcelo Oliveira, Luiz Marenco, Xirú Antunes, Cesar Oliveira e Rogério Melo, Lisandro Amaral, Guilherme Collares, Juliano Gomes, Anomar Danúbio Vieira, Juliana Espanevello, Adriano Alves, Rodrigo D'Mart, Fabiano Bacchieri... são alguns dos artistas convidados que fazem costado a Joca Martins.

Um dos momentos mais emocionantes foi na interpretação da canção Indiático, de Adriano Alves, uma composição que faz uma homenagem a Xirú Antunes, amigo de longa data de Joca e parceiro de muitas jornadas musicais.

Leiam mais detalhes das gravações no próprio blog do Joca (http://www.blogdojocamartins.blogspot.com)

histórica charqueada Santa Rita, em Pelotas, cenário das gravações do CD e DVD de Joca Martins

ALEJANDRO BRITTES NA EUROPA

Alejandro Brittes, músico argentino de gaita botoneira, ao melhor estilo Raulito Barboza e Antônio Tarrago Ros, há bastante tempo aquerenciado pelo Rio Grande, vai mostrar um pouco de sua arte latina nos palcos do velho mundo. Embarca hoje para uma turnê na França, Espanha e Portugal. Em solo lusitano o instrumentista portenho vai mostrar o projeto Do Fado, Tango ao Chamamé, ao lado do acordeonista português João Gentil. Em seu retorno, lá por agosto, Brittes vai gravar um novo CD e seu primeiro DVD.

CONCERTOS POPULARES NA UFRGS

Luiz Marenco, Victor Hugo e Murício Marques, três nomes consagrados do nativismo, sob a regência do maestro Tiago Flores, estarão apresentando-se dia 17 de julho, domingo, no Salão de Atos da UFRGS (rua Paula Gama,110)dentro do projeto Sistema Pró-Cultura RS, numa realização de Cida Planejamento Cultural.

Ingressos: 1 kg de alimentos não perecíveis que podem ser trocados de 13 a 15 na Ulbra (prédio 14, s 31) ou, de 15 a 17 de julho, na bilheteria do Salão de Atos da UFRGS (das 12 as 19 hs).

quinta-feira, 14 de julho de 2011

VOLTEANDO DATAS - EPOPÉIA DE GARIBALDI

No dia 14 de julho do ano de 1839, Giuseppe Garibaldi lidera os farroupilhas que concluem nesta data a façanha de cruzar com os lanchões Seival e Farroupilha nove léguas em nove dias, transportando os barcos sobre rodas e puxados por cem juntas de boi cada um. Saem das nascentes do Arroio Capivari até as nascentes do Arroio Tramandaí para consolidarem, por mar, a invasão de Laguna, em Santa Catarina. Este ato foi considerado um dos mais significativos e heróicos da Guerra dos Farrapos.

Obs: se extrair alguma matéria deste blog, citar a fonte.
Twitter: tcheleoribeiro

MTG MONTARÁ COMITÊ DE INDUMENTÁRIA

Recebi do Dr. Carlos Homrich, meu Irmão de uma Ordem Maior, pessoa das mais preocupadas com os legítimos valores do nosso tradicionalismo, um e-mail dando conta de que o Diretor de Pesquisa e Difusão Cultural do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Manoelito Carlos Savaris, promoverá uma série de reuniões para compor um Comitê de Indumentária com o fim de dirimir as dezenas de dúvidas existentes nesta importante área que é a vestimenta de gaúchos e prendas.

Torço pelo êxito destes encontros pois, juntamente com o Dr. Carlos, sou um dos combatentes do projeto que, no apagar das luzes da 67ª Convenção Tradicionalista Gaúcha realizada em 29 e 30 de julho de 2005 na cidade de Tramandaí, aprovou verdadeiros impropérios como a proibição do uso de boinas e bonés (o que não é seguido nem por conselheiros e diretores do MTG). O mais grave, na minha opinião, refere-se aos tipos de bombachas vetados e não vetados. No próprio artigo que faz referência a largura da bombacha existe dubiedade.

1. PILCHA MASCULINA
- BOMBACHAS:

... Largura: com ou sem favos, coincidindo a largura da perna com a largura da cintura, ou seja, uma pessoa que use sua bombachas no tamanho 40, automaticamente deverá ter, aproximadamente, uma largura de cada perna de 40 cm.

Obs. - A largura das bombachas, na altura das pernas, deve ser tal que a caracterize como tal


Vocês entenderam? Eu não entendi! Só sei que nesta data (da Convenção), sepultaram a bombacha serrana.

Eis o comunicado que promove os encontros:


MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO

VICE-PRESIDÊNCIA DE CULTURA

DEPARTAMENTO DE PESQUISA E DIFUSÃO CULTURAL

Porto Alegre, 12 de julho de 2011.

Senhores Coordenadores e Conselheiros do MTG,

Com a finalidade de ampliar o número de pessoas que possam orientar, dirimir dúvidas e avaliar a área da INDUMENTÁRIA, o Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural realizará uma série de reuniões para compor um COMITÊ DE INDUMENTÁRIA.

As duas primeiras reuniões serão abertas para todos que desejarem participar desse trabalho.

Serão aceitas pessoas que contem, no mínimo, com 18 anos de idade (idade mínima para ser avaliador).

As duas primeiras reuniões ocorrerão na sede do MTG, em Porto Alegre, nas seguintes datas e horários:

1ª Reunião: dia 28 de julho (quinta-feira), das 19 às 22 horas.

2ª Reunião: dia 25 de agosto (quinta-feira), das 19 às 22 horas.
Solicito ampla divulgação do presente nas RTs, para que possamos agregar o maior número possível de pessoas.

Manoelito Carlos Savaris
Dir. Pesquisa e Difusão Cultural

Obs: se extrair alguma matéria deste blog, citar a fonte

JÚLIO DE CASTILHOS FAZ ANIVERSÁRIO

Ontem foi a cidade de Bagé que comemorou seu bi-centenário. Hoje, dia 14 de julho, Júlio de Castilhos (foto), terra de meu pai, completa 120 anos.

Segundo o historiador Firmino Costa, nas terras do atual município de Júlio de Castilhos, em tempos imemoráveis, vagavam os índios tapes.

No início do século XVII, foram encontrados pelos jesuítas da Companhia de Jesus que os reuniram e os organizaram em uma aldeia: a Redução de Natividade de Nossa Senhora, fundada em 1633 pelo padre Pedro Álvares, que poderia estar localizada dentro dos limites do atual município.

Temendo o ataque dos bandeirantes, que caçavam índios para vendê-los aos engenhos do norte, em 1638, foi abandonada em uma fuga para além do Rio Uruguai.

Meio século depois, os jesuítas começam a voltar fundando os Sete Povos das Missões (1660 a 1690) e as grandes estâncias jesuíticas. Duas delas estariam em terras do atual município: a Estância de São Pedro e a de Santo Antônio, pertencentes ao Povo de São Lourenço.

Em 1812 ou 1813, chega João Vieira de Alvarenga, jovem com cerca de 24 anos, sua mulher Maria Rosa de Morais e seu primeiro filho, o menino Manoel, e alguns escravos, ocupando terras devolutas entre os pioneiros citados, cujo título de Sesmaria ele teria recebido em 1826.

Escolheu o alto da Coxilha do Durasnal, onde hoje é o centro da cidade, ali estabelecendo seus ranchos e mangueira começando a criar gado. O local do rodeio teria sido o da atual praça que leva seu nome. O local, entre São Martinho e Cruz Alta, era ponto de pouso e sesteada de tropeiros de mulas e ele denominou sua fazenda de "Boa Vista", que pode ser considerado como o primeiro topônimo de Júlio de Castilhos.

CAVALGADA DA LUA CHEIA

Um evento que virou costume por este Rio Grande velho é a chamada Cavalgada da Lua Cheia. Diversas hospedarias de animais promovem um encontro entre os proprietários de cavalos e convidados e saem, estrada a fora e noite a dentro.

Parece que a idéia originou-se de forma meio mística pois, segundo os pioneiros neste evento, a energia que proporciona este astro celestial é muito forte. De toda a forma é uma campereada diferente, sob a luz do luar (quando ela resolve aparecer).

Dentre as cabanhas que promovem tal encontro, a La Paloma, aqui de Porto Alegre, nesta sexta-feira, dia 15 de julho, parte para sua 44ª edição.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo a Cabanha, andejando pela Rota Caminhos Rurais da capital gaúcha, visa resgatar as tradições e proporcionar a turistas e moradores uma típica experiência do campeiro em meio ao cenário rural da Zona Sul da cidade.

O passeio a cavalo dura cerca de duas horas, percorrendo avenidas e estradas dos bairros Lageado, Lami e Belém Novo. A concentração dos participantes se iniciará às 19h, na sede da cabanha (Av. Edgar Pires de Castro, 9089, bairro Lageado), e o início da jornada, às 20h.

Informações pelos telefones: (51) 3266 1618 ou 9718 2741, com Joelson Barbosa, proprietário da La Paloma e organizador das cavalgadas. O programa só é cancelado em caso de chuva. Quem preferir um pacote que inclua transporte até a cabanha, guia de turismo e jantar (exceto o aluguel de cavalos) tem a opção oferecida pela Bonete Tur. Informações pelos telefones (51) 3019 0689 ou 9964 7364.

As cavalgadas noturnas da Cabanha La Paloma acontecem sempre na primeira sexta-feira de lua cheia de cada mês e tem atraído, em média, 100 participantes por edição. As próximas edições deste ano ocorrerão dias 12 de agosto, 16 de setembro, 14 de novembro e 09 de dezembro.

Foto: Abrajet RS
Obs: Quem desejar extrair alguma matéria deste blog, citar a fonte

quarta-feira, 13 de julho de 2011

WILSON PAIM, HOJE, EM TRAMANDAÍ.

Radar Eventos (Escritório do cantor WILSON PAIM)/ Estúdio MARTIM PESCADOR
Fones: 51 3364-4595/ 8403-4595 (vivo)/ 9790-6060

VISITE O SITE: www.wilsonpaim.com.br
E-mail: contato@wilsonpaim.com.br
Msn: escritoriowilsonpaim2@hotmail.com
TWITTER: http://www.twitter.com/wilsonpaim
ORKUT (Perfil Wilson Paim): http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9987185832165296703
FACEBOOK: www.fb.com/wilsonpaim

SE O GUAÍBA FOSSE NA CHINA

Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao (foto). Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.

Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.

Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto numérico resumido no quadro abaixo:

EXTENSÃO
CHINESA: 42 km - GUAÍBA: 2,9 km

CUSTO TOTAL
CHINESA: R$ 2,4 bi - GUAÍBA: R$ 1,16 bi

CUSTO POR KM
CHINESA: R$ 57 mi - GUAÍBA: R$ 400 mi

TEMPO DE CONSTRUÇÃO
CHINESA: 4 anos - GUAÍBA: 4 anos

TEMPO DE CONSTRUÇÃO POR KM
CHINESA: 35 dias - GUAÍBA: 503 dias

Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.

Corruptos existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma ponte como a do Guaíba, alguns políticos da pátria verde-amarela e seus parceiros saberiam que o castigo começa com a demissão e termina na cadeia (no caso da China, na morte).

JÁ SE VIERAM

JÁ SE VIERAM - Lançamento do NOVO CD de Marco Aurélio Vasconcellos e Martim César Gonçalves

Dia 27 de Julho - 20h
Teatro Bruno Kiefer
Casa de Cultura Mário Quintana
Porto Alegre - RS

Ingressos: 15,00*

* Os ingressos estarão disponíveis para a venda 30min antes do shows, na bilheteria do Teatro Bruno Kiefer.

Escritório de Produção Mariana Ferreira
(53)9963.0391/8113.4124
mariana@rockembach.com.br