RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 20 de julho de 2011

NOSSA TERRA - SÃO JOSÉ DO NORTE

O Município de São José do Norte, distante cerca de 372 quilômetros da capital do Estado, faz parte de uma península situada entre o oceano Atlântico e a Lagoa dos Patos. Possui uma população estimada em mais de 25 mil habitantes, segundo os últimos dados do Instituto Brasileiro Geográfico e Estatísticas (IBGE), no censo realizado em 2010.

A cidade guarda importante parte da história do Rio Grande do Sul. Foi palco de um importante combate da Revolução Farroupilha e devido a esse episódio recebeu o título de Mui Heróica Villa, por meio do Decreto Imperial de 25 de outubro de 1841. Em 31 de março de 1938. a vila de São José do Norte foi elevada a categoria de cidade.

Fatos históricos, econômicos e sociais auxiliam na construção do processo de crescimento de uma cidade. Hoje, a economia do Município está apoiada na agricultura, pesca e turismo ecológico e litorâneo, sendo a cebola, o arroz e as florestas de pinus, as principais riquezas agrícolas, e o camarão, o mais nobre fruto do mar.

Na área do turismo pode-se observar casarões antigos e seculares onde a arquitetura Colonial Portuguesa encontra-se estampada.

A futura instalação de Estaleiro para construção de plataformas e do Terminal da Empresa Aracruz Celulose surgem como possíveis atrativos econômicos para a cidade. Como resultado, esses investimentos devem ser analisados como atrativos de crescimento populacional pontual, ou seja, em um curto espaço de tempo o Município estará gerando um grande número de empregos.

Numa posição litorânea privilegiada, São José do Norte oferece aos visitantes toda a beleza e as possibilidades de aventura e esportes na Praia do Mar Grosso. Alem é claro de possibilitar toda a infraestrutura de uma pequena cidade turística com hospedagem, gastronomia baseada em frutos do mar e um aparato histórico e cultural.