RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 31 de maio de 2010

CARIJO DA CANÇÃO GAÚCHA - RESULTADO


1º lugar - Pelas Mãos dos Filhos do Campo
Osmar Proença e Paulo Savedra
com Leonardo Paim e Francisco Oliveira

2º lugar - Das Faces da Cruz
Adriano Alves, Rui Carlos Ávila e Paulo Osório Martinez da Silveira
com Beto Borges, Adriano Alves, Rui Carlos Ávila e Cícero Camargo

3º lugar - Um Tostado de Lei
Moacir Severo e Henrique Salgueiro
com Victor Salgueiro

Melhor Arranjo Instrumental - Plantar é Gerar
Ramires Monteiro e Cláudio Pereira Christo
Com Leonardo Paim

Melhor Tema Sobre Palmeira das Missões - Alce Bendito
Nelson Magalhães, Murilo de Andrade e Cássio Silva
com Murilo de Andrade

Melhor Tema Ecológico - Alma e Vida
Ivo Brum e Miguel Marques
com Miguel Marques

Melhor Instrumentista - Paulo Bracht

Melhor Letra - Das Faces da Cruz
Adriano Alves

Melhor Intérprete - Leonardo Paim

Melhor Arranjo Vocal - Das Faces da Cruz

RESULTADO SARAU POÉTICO MUSICAL AÇUDES DO VERBO


Buenas e me espalho:

É com prazer que anunciamos os resultados do I Sarau Poético Musical Açudes do Verbo. Após quase 4 horas de apresentações artísticas com a participação de diversos "açudes do verbo" e formação espontânea de parcerias poéticas e musicais, os eleitos pelos próprios colaboradores foram os seguintes:

- Melhor trabalho inédito - Música: Grupo Paisanos
- Melhor trabalho inédito - Poesia: Cristiane Bertocco
- Melhor trabalho não inédito - Música: Vinícius Dutra, Raul Sartor e Simone dos Santos - Seival
- Melhor trabalho não inédito - Poesia: Silvana Giovanini
- Melhor nota geral - Pedro Jr. da Fontoura.

Contamos com a presença de todos na próxima edição do evento.

Aquele abraço

Vinícius Nardi

30º RODEIO INTERNACIONAL DE OSÓRIO

Resultado das Invernadas Artísticas - Categoria: Adulta

1º Tiarayú
2º Aldeia dos Anjos
3º Rancho da Saudade
4º Estância Gaucha
5º Velha Carreta
6º Campo dos Bugres
7º Potreiro Grande
8º Ivi Maraé
9º João Sobrinho
10º Mbororé
11º Gildo de Freitas
12º Q. Nova Hartz
13º Gerciliano
14º Guapos
15º Bento Gonçalves
16º Caiboaté
17º Sangue Nativo

PRIMEIRA PRENDA É DE PASSO FUNDO


Adriane Rebechi Rodrigues (a direita da foto), do CTG União Campeira, de Passo Fundo, 7ª Região Tradicionalista, é a nova Primeira Prenda do Rio Grande do Sul. O resultado foi anunciado ontem à noite, em um fandango, realizado no Ginásio do Clube Recreativo Dores, em Santa Maria. Nove prendas formam o novo Prendado - Gestão 2010/2011, que terá a missão de representar a mulher gaúcha por todo o Rio Grande até maio do ano que vem.

Categoria Adulta:

1ª Prenda: Adriane Rebechi Rodrigues - CTG União Campeira - Passo Fundo - 7ª RT

2ª Prenda: Priscila Bresolin Tissot - CTG Campo dos Bugres - Caxias do Sul - 25ª RT

3ª Prenda: Cristiane Maria Muller - CTG Sepé Tiaraju - Santa Rosa - 3ª RT

Categoria Juvenil

1ª Prenda: Marcela Richetti Trevezan - CTG Rodeio da Amizade - Paraí - 11ª RT

2ª Prenda: Taynara Moraes Ouriques - CPF Piá do Sul - Santa Maria - 13ª RT

3ª Prenda: Namiriane Muller Leal - CTG Caiboaté - São Gabriel - 18ª RT

Categoria Mirim

1ª Prenda: Amanda Faleiro - CTG Herança Farroupilha - Sapucaia do Sul - 12ª RT

2ª Prenda: Amanda Gonçalves dos Santos - CTG Lila Alves - Pinheiro Machado - 21ª RT

3ª Prenda: Manuela Acosta Ferreira - PF Delfino Carvalho - Cachoeira do Sul - 5ª RT

Fonte:MTG

RESULTADO DA TAFONA DE OSÓRIO


A 20ª Tafona da Canção Nativa, festival da cidade de Osório aconteceu nos dias 28 e 29 de maio, paralelamente ao 30º Rodeio Internacional de Osório. Seguindo o exemplo de 2007, o festival agrupou as músicas concorrentes em duas linhas: Manifestação Rio-grandense e Pesquisa Litorânea.

Na Linha Rio-grandense a vencedora foi "Saudade em Rima Pobre", de Rômulo Chaves e Piero Ereno, interpretada por Robledo Martins.

Na Linha Litorânea, saiu vitoriosa a música "Tombador", de Ivan Therra, Chistian Sperandir e Adriano Sperandir, na voz da cantora Adriana Sperandir (foto).

O prêmio de Melhor Música na Opinião do Público foi para "Noite de Tafona", com letra de Vaine Darde e melodia de Loreno Santos, na voz de Mari Ramos.

Do blog de Jairo Reis

SOBRE JOCA TAVARES

Agradecemos a colaboração do leitor Jonas Plínio do Nascimento Junior que acrescenta dados ao quadro Repontando Datas quando apontamos, no dia 24 de maio, sobre o nascimento de Joca Tavares.

"João Nunes da Silva Tavares, Brigadeiro Honorário do Exército Imperial Brasileiro. Barão de Itaqui, nasceu no dia 24 de maio de 1816 na então Vila do Herval."

GRUPO CHÃO DE AREIA VENCE O 19º RONCO

Com a composição intitulada "Com o Bugio no Coração", letra e música de Chico Saga, de Tramandaí, o Grupo Chão de Areia venceu, no romper desta madrugada fria e chuvosa lá por cima da serra, o 19º Ronco do Bugio, de São Francisco de Paula. O Grupo é composto por Mário Tressoldi, Flávio Junior e Chico Saga, e teve o acréscimo, no festival, de Adriano Lima e Rivadávia Barreto.

O segundo lugar foi para Lages, SC, com os autores Ramiro Amorim e Jones Andrei Vieira, no bugio "Sinfonia Campeira".

O terceiro lugar teve Paulo Trentin e Cristiano de Souza, de Novo Hamburgo, como autores, defendendo a composição "Empunhando a Bandeira".

domingo, 30 de maio de 2010

CHURRASCO DE PINHÃO

Neste domingo, para variar um pouco, o tempo amanheceu osco, ou seja, cinzento, aqui por cima da serra.

Ontem a noite tivemos as apresentações de mais seis bugios. Tudo muito parelho. Quando o ritmo é único, o diferencial tem que vir pelo tema, pelos arranjos, enfim, pela apresentações de palco. Vamos ver o que é que dá nesta noite de encerramento.

Até lá, vamos assistir aos espetáculos dos grupos do Paullo Costa e do Rodrigo Lucena, dois outros parceiros de juri. Antes disto, em riba do meio dia, minha esposa e eu vamos matar a saudade de um churrasco de pinhão. Nunca comeram? É de lavar com um bochecho d'água, de tão bom.

A receita é mais ou menos assim: 1 kg de carne moida, com tempero a gosto, para meio quilo de pinhão cozido, também moido. Pode-se fazer em um espeto de madeira, quadrado, mas o mais prático é na grelha. No mais, assa igual ao churrasco e o sabor... Bem, o sabor, como faz uma apresentadora de TV, é de comer debaixo da mesa. Fui...

sábado, 29 de maio de 2010

GRANDES VULTOS DA HISTÓRIA GAÚCHA

Cristóvão Pereira de Abreu

Este ilustre desconhecido para a maioria dos gaúchos, mesmo para aqueles que conhecem o monumental farol que leva seu nome, era um coronel das forças imperiais, a serviço do vice-rei.

Foi considerado o Primeiro Tropeiro do Rio Grande.

Quando as forças imperiais decidiram levantar um forte na barra do Rio Grande de São Pedro, armaram uma pequena frota a mando do brigadeiro José da Silva Pais. Esta ficou aguardando em Santo Antônio dos Anjos de Laguna, que uma força por terra fizesse o reconhecimento da barra. Esta tarefa coube ao coronel Cristóvão Pereira de Abreu, que era "vaqueano" daquelas paragens, pois seguido efetuava por terra a viagem desde Laguna a Colônia de Sacramento. Após efetuar o levantamento da barra, fazer uma "carta" da mesma e duas atalaias, enviou um "próprio" a Laguna, por terra, levando as informações a Silva Pais. No dia 19 de fevereiro de 1.737, a frota adentrou a famigerada barra sem maiores dificuldades.

Cristóvão Pereira de Abreu, seguidamente trazia muares de Sacramento, no fim do Ciclo da Prata, para repassá-los em Sorocaba. Numa destas viagens resolveu cortar caminhos e, de Palmares, subiu a Serra Geral, indo ter na região que hoje é São Francisco de Paula. Vários povoamentos surgiram, então devido a esta novo rota dos tropeiros.

Simão Pereira de Sá, cronista dos primeiros tempos do nosso Rio Grande, deu-nos esta transcrição de um relato do feito"...não foi menos útil para guia dos navegantes levantar nos pontais da barra dois madeiros de extrema ordinária grandeza com cata-ventos nos remates para conhecimento dos rumos e facilitar com estas balizas o perigoso e cotidiano ingresso das embarcações ligeiras..."

Ergueram então o forte Jesus Maria José, na margem direita, atual cidade de Rio Grande. Cristóvão Pereira andava por aqui desde 1.731, levando gado "alçado" para Curitiba, para as forças imperiais. Escreveu alguns "roteiros" do trajeto, conhecidos na época como "práticas". A tática para cruzar a barra do Rio Grande era embarcar o "sinuelo" numa jangada e forçar o resto da tropa a segui-lo.

Cristóvão requereu e ganhou a sesmaria da área que ficou conhecida como Rincão do Cristóvão Pereira, que é basicamente a ponta aonde se localiza o farol, estabeleceu uma estância de criação de gado (bovino, cavalar e muar) com intuito de fornecer ao império. Daí o nome de Lagoa do Rincão. Quando a marinha resolveu erigir os faróis da Lagoa, batizou-os com o nome do local aonde foram erguidos: Itapuâ, Cristóvão Pereira, Bujuru e Estreito. Capão da Marca foi construído mais tarde. Desta forma indireta ficou registrado para a posteridade o nome deste pioneiro do Rio Grande, muito pouco conhecido dos gaúchos. Por outro lado, creio não haver algum outro personagem de nossa história que tenha sido homenageado com um monumento do porte do farol Cristóvão Pereira.

BOCA DA NOITE

É nesta hora que o bugio começa a roncar nos pinheirais da serra. Isto se falando do primata, porque no fole das gaitas começa em seguidita e só para no romper da madrugada.

PULANDO DOS PELEGOS, SEM MUITA VONTADE.

Companheirada! Ando por São Chico de Paula julgando o Festival Ronco do Bugio. Agora são quse nove horas, de sábado. O dia se apresenta de cara enferruscada. Dizem os entendidos do tempo que segunda feira pode haver incidência de neve.

Ouço barulhos de cascos no paralelepípedo (oiga-lê palavrinha difícil), vou na janela e bombeio uma tropa de mulas com bruacas e balaios. Será que voltei no tempo? Não. É o Zoreia mais o Zé Fonseca chegando na cidade para o desfile de abertura da Festa do Pinhão.

O festival Ronco do Bugio começou ontem e me relembrou a primeira edição, sob um lonão de circo e um vento cortante. As seis concorrentes apresentadas foram parelhas que nem listra de poncho. Isto é díficil para os jurados. O bom é quando uma se destaca.

A grande atração da noite foi o espetáculo do Cesar Oliveira e do Rogério Melo. Estes artistas estão trazendo a gurizada de volta para o tradicionalismo. Imprecionante a interatividade (hoje "tô enjoado" no rebusque das palavras) do público com este grupo de excelentes músicos do Rio Grande.

São Francisco de Paula é uma bela cidade serrana localizada no nordeste gaúcho distante 112 km de Porto Alegre e numa altura de 960 m do nível do mar. Foi povoada por tropeiros birivas que levavam muares do Uruguai para Sorocaba. É um local aprazível, com uma população em torno de 23 mil habitantes vivendo do comércio e da agropecuária. É chamada A Terra dos Grandes Gaiteiros, mas poderia ser a Terra das Mulheres Bonitas, dos Laçadores, enfim, da Hospitalidade. Para mim, é a Terra das Belezas Naturais. Que paisagem, minha gente. Subam a serra e venham presentear seus olhos.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

SEMANA FARROUPILHA TERÁ CURADORES

Nota da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Cézar Prestes assume a presidência da Comissão dos Festejos Farroupilhas

27/05/2010 12:51

O secretário de Estado da Cultura, Cézar Prestes, assumiu na manhã dessa quinta-feira (26) a presidência da Comissão dos Festejos Farroupilhas de 2010. A novidade é que agora a comissão passa a ter três curadores definidos por decreto da governadora Yeda Crusius. Os escolhidos foram: Paixão Côrtes, Nico Fagundes e Rudi Borgheti. Nomes de reconhecido e reverenciado valor na representação, divulgação e memória da cultura e das tradições gauchas. A comissão é composta por representantes da SEDAC, Secretaria da Educação, Secretaria de Turismo, FAMURS, Brigada Militar, IGTF E MTG. A nova gestão pretende aumentar o número de municípios participantes dos festejos que recebem o apoio do governo do estado. O presidente do IGTF, Manoelito Savaris, continua como participante ativo da Comissão dos Festejos Farroupilhas.

Fonte: Site Governo do Estado

A LA LUZ DE LAS ESTRELLAS

autor desconhecido

MODÉSTIAS A PARTE, MUITO OBRIGADO!

Companheirada! Quem me conhece sabe que não gosto de puxar brasas para o meu assado. Pouco falo de mim em meu próprio blog. Seguidamente tenho recebido homenagens, mas não as publico. Não é por falta de respeito nem desprezo aos autores das mesmas, é por discrição mesmo (viu meu amigo Chicão que na semana passada, numa linda festa para mais de 200 pessoas, me escolheu de Padrinho do seu suntuoso Galpão Tropeiro Velho). Contudo, umas coisas a gente não pode deixar passar em branco, como esta coluna escrita pelo tradicionalista Valdemar Engroff, na coluna Tradição & Cultura do Jornal A Semana, de Alvorada, uma cidade que ainda não tive o prazer de conhecer.

Muitas Gracias, meu parceiro velho, e que o Grande Arquiteto te proteja!

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

LÉO RIBEIRO DE SOUZA

Bueno! Nas décadas de 70, 80 e 90, Alvorada era uma cidade que aparecia muito na grande mídia da capital, mas somente na página policial, o que deixava constrangido o povo da nossa cidade. Certa feita, em 1998, em contato com Paulo de Freitas Mendonça queixava-me que o tradicionalismo de Alvorada não tinha espaço no Jornal do Nativismo, em especial, na divulgação dos festejos farroupilhas, na edição de setembro. Paulo foi enfático, dizendo “me mandem matéria e estas são sempre bem vindas, pois somos uma empresa familiar e não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo”. A partir daí, mandando chasques periodicamente, tornamo-nos parceiros. Em seguida, recebi de um amigo um exemplar do Jornal Nativista Boca da Serra, de São Francisco de Paula, onde o Léo Ribeiro de Souza era o diretor. Entrei em contato, virei assinante e ele escancarou as porteiras pro tradicionalismo da cidade, em especial, pro CTG Amaranto Pereira, que estava com o galpão em construção. Em seguida o jornal virou revista e lá estava o tradicionalismo de Alvorada sendo divulgado.

Hoje o Léo, entre outras atividades – tradicionalistas e profissionais, mantém um sítio (blog) que é a cara do Rio Grande. Que é a cara de uma cozinha campeira, de um belo galpão de Estância, de um livro, de um CD bem gaúcho. Lá tu encontras muita cultura da nossa terra, curiosidades e temas para pensar, para refletir numa roda de mate.

Entre outras atividades, neste final de Semana, Léo será jurado de um dos mais importantes festivais de música nativista do Rio Grande do Sul – o Ronco do Bugiu de São Chico de Paula.

Pois dê uma camperiada e vá tomar um mate neste galpão: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

Valdemar Engroff

14ª FESTA DO PINHÃO - 19º RONCO DO BUGIO

BUGIOS CONCORRENTES DO 19º RONCO

1. EMPUNHANDO A BANDEIRA
PAULO TRENTIN/CRISTIANO M DE SOUZA - NOVO HAMBURGO

2. O RIO GRANDE SEM BUGIO
CELINO LEITECELINO LEITE – CAMAQUÃ

3. TEMPO BALDOSO
TIO NANATO/ZEZINHO FURQUIM – POA

4. ESTRELA BUGIA
EDER OLIVEIRA CASSOLI E LEANDRO BERLESI

5. CANTIGA TERRUNHA DE INVERNIAS SERRANAS
RODRIGO BUENO/MARIO TRESSOLDI - SÃO CHICO/TRAMANDAÍ

6. CAMPEIRO SERRANO
AIRTON COSTA/RAUL QUIROGA - SÃO LEOPOLDO

7. SINFONIA CAMPEIRA
RAMIRO AMORIM/JONES ANDREI VIEIRA - LAJES SC

8. COM O BUGIO NO CORAÇÃO
CHICO SAGA – TRAMANDAÍ

9 . NAS TRAMAS DO PALA
RAMIRO AMORIM E VITOR AMORIM

10. INVERNO E SOLIDÃO
TIAGO SUMAN/ARISON MARTINS – POA/SÃO VICENTE DO SUL

11. RELÍQUIAS DE UM MARAGATO
EDER OLIVEIRA CASSOLI/RONNALDO MOURA – POA

12. VOLTANDO PRA SERRA
ÉRLON PÉRICLES- POA

quinta-feira, 27 de maio de 2010

O VENTO ESTÁ BATENDO EM TÁBUA MAL PREGADA, E NINGUÉM DORME COM UM BARULHO DESTES!

Recebi, a poucos minutos, o telefonema de um ilustre e dedicado vereador de Porto Alegre me perguntando: Viu o que o Giovani Grizotti postou no blog dele? Fui ver, e o resumo está aí. Acho que muita água ainda vai passar sob esta pinguela.

MANOELITO DEIXA COMANDO DOS FESTEJOS FARROUPILHAS

Acabo de confirmar que o secretário da Cultura, Cezar Prestes, assumiu a presidência da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas no lugar de Manoelito Savaris, presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. A decisão foi do Palácio Piratini.

Na semana passada, Savaris teve de dar explicações à Câmara sobre a prestação de contas dos festejos, no ano passado. Os vereadores solicitaram cópias das notas fiscais.

Do blog Roda de Chimarrão

30ª COXILHA NATIVISTA DE CRUZ ALTA


Acontece, nesta segunda feira, dia 31, no restaurante Vitrine Gaúcha, em Porto Alegre, o lançamento da 30ª edição do festival Coxilha Nativista, de Cruz Alta.

O evento acontecerá de 24 a 31 de julho com mostras da história musical do festival, numa restrospectiva das melhores composições. No dia 28 ocorrerá as apresentações da Fase Local, no dia 29 a Coxilha Piá, no dia 30 a Fase Estadual e a finalíssima será no sábado, dia 31 de julho.

As inscrições vão até o dia 18 de junho.

A PURA CÊPA CRIOULA

Os Irmãos Pato

A meu pedido, Glaucio Vieira fez um trabalho de pesquisa sobre estes gaiteiros, legendas de nosso pago.

Pedro Augusto de Carvalho Vieira nasceu em 29 de junho de 1921 no distrito de Clemente Argolo na cidade de Lagoa Vermelha.

Tio Pedrinho como é conhecido, foi casado com Celeste Feijó Vieira com quem teve 06 filhos, Guaraci, Jussara, Jacira, Maria Arajuiara, Jaíra e Caubi. Foi oficial de justiça da comarca de Lagoa Vermelha. Demonstrou seus dotes artísticos pela primeira vez em um cavaquinho com 07 anos de idade que havia ganho de seu irmão Tio Góes (João Alexandre de Góes Vieira) e, logo com 10 anos, já se apresentava tocando gaita de 08 baixos.

Tio Góes e Tio Pedrinho formaram a dupla "Irmãos Pato" e animaram muitos bailes na região dos campos de cima da serra e demais regiões do Estado. Gravaram diversos discos, entre estes, um com Fioravante Bertussi a pedido de Adelar Bertussi. Foram eles, também, que tocaram o baile principal da segunda edição da Califórnia da Canção de Uruguaiana junto com o grupo " Os Fandanguistas".

O mestre Paixão Cortes conheceu Tio Pedrinho em uma visita a Lagoa Vermelha que fazia parte de seus estudos sobre a história e os costumes do gaúcho, onde nessa ocasião Tio Pedrinho lhe apresentou a "Vaneira Marcada" que tempos depois o cantor e compositor Leonardo viria a compor a letra e gravar a canção em disco.

O Pedrinho foi homenageado várias vezes, entre elas está a canção "Bugio do Tio Pedro" composta por Leonardo e gravada em disco pelo conjunto Os 3 Xirus. Leonardo também homenageou Tio Pedrinho e Tio Góes com a canção "Meus velhos Queridos” onde cita também Tio Bilia, Virgílio Pinheiro , Tio Mederico, entre outros tantos.

Os Irmãos Pato tocavam bailes com as gaitas de 08 baixos Todeschini (Foto) que foram fabricadas com afinação exclusiva para a dupla. Tempos depois, passaram a dedicar-se aos estudos do bandoneon e assim segue Tio Pedrinho até hoje.

Tio Pedrinho completa este ano 89 anos, está bem de saúde e reside em Passo Fundo e segue tocando seu bandoneon. Uma de suas maiores alegrias é se unir aos jovens Jauro Ghelen (gaiteiro e amigo) e Glenio Vieira (que é neto e toca violão) para juntos relembrarem antigos temas e matarem as saudades dos bailes com os Irmãos Pato.

FESTIVAL RONCO DO BUGIO, DE SÃO CHICO

Capa do livro que escrevi sobre as primeiras 15 edições do Festival Ronco do Bugio

Ontem comentamos sobre a origem do "ritmo" bugio. Hoje, uma breve explanação sobre como brotou o festival.

Na década de 1980 proliferava no estado os festivais nativistas. Tendo a Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana por pioneira, ocorreu no Rio Grande, em determinado tempo, em torno de 80 festivais ao ano.

O serrano João Cincinato Terra sentiu a necessidade do município de São Francisco de Paula acompanhar aquele movimento musical que se acentuava nas cidades riograndenses. Trocando idéias com o diretor do conjunto Os Serranos, Edson Dutra, os intentos foram amadurecendo. Tendo a convicção de que o ritmo bugio era originário dos campos de cima da serra, Edson havia tentado constituir em sua terra natal, Bom Jesus, um festival do gênero. Como esta localidade já realizava o ACORDE, um encontro de conjuntos musicais, seus ideais não foram postos em prática. Por que não realizar então tal festival no Berço do Bugio, São Francisco de Paula? Foi o que ocorreu.

Recebendo o apoio do então prefeito Luiz Antônio Salvador e dos integrantes do grupo Os Mirins (Chico e Albino), também serranos, no ano de 1986, sob um lonão de circo e um frio de renguear cusco, num meio de semana, para que os conjuntos de baile pudessem participar, aconteceu o 1º Ronco do Bugio que teve como vencedora a composição “Levanta Bugio” do cantor Leonardo, acompanhado pelo grupo Os Monarcas.

O Festival Ronco do Bugio, agora em sua 19ª edição, é um evento genuíno, sendo o único do Rio Grande do Sul onde só podem participar concorrentes que executem o mesmo ritmo musical, ou seja, o bugio.

Se o nascedouro do "balanço de passo de ganso" ainda gera discussões, uma coisa é certa: São Francisco de Paula preocupou-se em preservar, através da música, não só o primeiro e único gênero musical gaúcho, como também chamar a atenção de todos para a quase que extinção deste primata de nossas matas, onde, em nome do progresso, quase não se ouve mais roncar o bugio.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

AGENDA - LUIZ MARENCO

PROJETO MEMÓRIA - 1ª RT


Venha participar: você é a nossa história

Com o objetivo de resgatar a história da 1ª Região Tradicionalista, a coordenadoria está lançando o Projeto Memória que catalogará o histórico das entidades e da própria coordenadoria através da coleta destas informações junto à patronagens e pessoas que saiba algo sobre a história das entidades ou da região.

Uma equipe fará entrevistas e coletará as informações das entidades e outra fará a coleta de informações de ex-coordenadores e ex- prendas e ex-peões da região.

Qualquer pessoa que conheça alguma coisa ou tenha consigo material histórico da região, manuscritos, fotos recortes de jornais e revistas, ou mesmo que somente em sua memória, pode contribuir com seu relato para com este projeto.

O formulário para entrevistas pode ser baixado, preenchido e entregue no Encontro de Patrões dia 12 de junho no CTG Capela Grande, ou enviado via email para o endereço projetomemoria@1rtrs.com.br.

Será editado um livro com toda a história da Região e de suas entidades, o qual deverá estar sendo concluído em Março de 2011.

Colaboração Angélica Fraga

TERTÚLIA NO CTG TIARAYÚ

Falando em Tiarayú, o corpo de danças do CTG anda cada vez melhor. Neste final de semana passado, no Rodeio de Bento Gonçalves, arrebatou o 2º Lugar na Catagoria Juvenil e o 1º na Categoria Adulta. Parabéns!

IMAGENS DO SUL

Santa Rosa - Interior do município de Taquara - Foto Ubiratan Guilherme

A ORIGEM DO RITMO "BUGIO"

Gravura: Voldinei Burkert Lucas - Texto: Léo Ribeiro

Segundo o dicionário da língua portuguesa, bugio significa uma espécie de macaco. Tal animal seria oriundo da Argélia, mais precisamente da cidade de Bugia, que leva o nome por dizer-se o berço do citado primata. Figurativamente chama-se de bugio o indivíduo feio, desengonçado, que imita os outros. Macaqueador.

Uma característica marcante dos bugios é a presença do osso hióide (gogó) muito desenvolvido nos machos, que atua como câmara de ressonância e amplificação, conferindo a esses animais uma vocalização ímpar e mais acentuada, quando o tempo está para chover. Segundo os mais antigos “se o bugio roncou no mato, é chuva grossa de fato” e nenhum campeiro saía para suas lides sem a capa na garupa.

Pois foi para imitar esse ronco que surgiu o único ritmo genuinamente gauchesco, visto que todos os outros (vaneiras, chotes, valsas, etc.) são “importados”. A eterna e inútil discussão é onde surgiu o ritmo. Alguns historiadores dizem que foi em São Francisco de Assis, através do gaiteiro Neneca Gomes. Outros, como Os Bertussi, defendem que a origem do balanço sincopado apareceu pela primeira vez lá pelas bodegas do Juá, em São Francisco de Paula, através do gaiteiro Virgílio Leitão.

O pesquisador e folclorista Paixão Côrtes considera que é muito perigoso precisar o nascedouro do gênero musical característico do Rio Grande e que deve ter sido bem depois da guerra do Paraguay, pois em pesquisas discográficas da época do gramofone, entre o período de 1913 a 1924, nunca aparece o gênero bugio.

Adelar Bertussi, mais recentemente, apresentou uma pesquisa intitulada “O Bugio na Mulada”, onde retrata o aparecimento do ritmo em sua terra natal, no interior de São Francisco de Paula. Segundo suas observações, fruto de diversas entrevistas, o gênero já era dançado na região serrana, antes de 1918, pelos bugres descendentes dos índios caingangues que habitavam as encostas do Rio das Antas e os tropeiros birivas açorianos. Uma coisa é certa: foram eles, Os Irmãos Bertussi, os primeiros a gravar um bugio, intitulado Casamento da Doralice, no LP Coração Gaúcho.

Conta-se que, tal qual o tango argentino que foi parido na zona portuária de Buenos Aires e, inicialmente, era proibido de ser executado nos salões nobres por ser considerado um ritmo degradante pois permitia aos dançarinos um “roça-roça” inconcebível para a época, o bugio também só era retrechado nos bailes de ralé onde o cheiro da canha, o lusque-fusque das lamparinas e o perfume de baixa qualidade faziam parceria para o embalo que tomava conta dos bailões de fundo de campo. Seu compasso sincopado convidava aos bailarinos dançarem meio acotovelados e imitando os passos do bicho bugio.

Uma das características deste animal está relacionada com as suas reações ante uma adversidade, quando ele excreta e lança as fezes sobre seus adversários, ou seja, sua arma é seu esterco. Por esses motivos, quando gente de baixo quilate discute asperamente, as pessoas mais experientes aconselham: - não te mete, isto é briga de bugio!


CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS


Cristiane Greiwe Bortoluzzi encerra seu reinado de Primeira Prenda do Rio Grande, gestão 2009/2010, neste final de semana.

A 40ª edição da Ciranda Cultural de Prendas acontece entre os dias 27 e 29 de maio, no Clube Recreativo Dores, em Santa Maria, cidade da atual Primeira Prenda.

Cristiane, de 19 anos, que representou a 13ª Região Tradicionalista (CTG Estância do Minuano) recebeu a cobiçada faixa na 39ª Ciranda Cultural de Prendas, em Alvorada. Neste período, representou o tradicionalismo com garbo, inteligência e beleza.

A Ciranda Cultural de Prendas, promovida pelo MTG, tem a finalidade de escolher, dentre suas candidatas, as que melhor representem as virtudes da mulher gaúcha, nas categorias Adulta (17 anos ou mais) Juvenil (13 até 17 anos incompletos) e Mirim (9 a 13 anos incompletos). O concurso é dividido em uma prova escrita, avaliação da comunicação oral, caracteres pessoais e habilidades artísticas. As concorrentes precisam ainda participar da Mostra Folclórica e apresentar o Relatório de Atividades, em que se avaliam projetos desenvolvidos pela prenda na sua Região

terça-feira, 25 de maio de 2010

VOLTEANDO DATAS

Num dia 25 de maio do ano de 1803, nasce,em Povo Novo, atual Rio Grande, Antônio de Souza Netto, um dos generais farroupilhas, considerado, depois de Bento Gonçalves, o maior herói gaúcho e que, no ano de 1836 proclamou a República Riograndense.
Proclamação da República Riograndense - Acervo estado de São Paulo

QUANDO VIM DA MINHA TERRA...

ATENÇÃO! DATA LIMITE!

O festival, Serra Campo e Cantiga, que vai acontecer em Veranópolis nos dia 24 a 26 de junho, tem prazo de inscrições até hoje. Vale a data da postagem do correio por sedex.

Veja o regulamento em: nativismo@nativismo.com.br

Paulo de Freitas Mendonça
Produtor Cultural

Tiago Henquer Cesarino
Presidente de Acofem

FESTIVAL RONCO DO BUGIO

Rogério Melo e César Oliveira farão espetáculo no Ronco do Bugio

Neste próximo final de semana serei jurado (acho que pela sexta vez) no Ronco do Bugio de São Francisco de Paula.

Como sempre faço em meus espaços, quando componho o corpo de avaliadores de algum evento, a partir de hoje, até o final da festividade, estarei me reportando ao festival em si, bem como sobre a cidade onde se desenvolvem as atividades.

LIANE LANÇA LIVRO NA ARGENTINA.

Liane Borges Bueno, sentada a esquerda da foto

Em comemoração ao Bicentenário de independência da República Argentina, e atendendo ao convite enviado pela Secretaria de Cultura da Província de Corrientes, através do Decreto de Interesse Provincial nº. 0077 de 15 de abril de 2010, a escritora Liane C. Borges Bueno lançou, na Universidade Nacional do Nordeste, em Corrientes Capital, o seu último livro "Agora É Tempo De Felicidade", em evento que contou com a presença do Cônsul brasileiro na Argentina, do Ministro da Educação daquele país e de diversas outras autoridades locais.

A cerimônia contou com expressiva presença de público, que prestigiou a palestra proferida pela autora, bem como a apresentação de um conjunto de cordas que apresentou músicas clássicas e contemporâneas.

Liane é uma grande amiga de minha família. Sua espiritualidade, sua serenidade no agir, sua forma de ver a vida e de transmitir seus profundos conhecimentos é algo que impressiona ás milhares de pessoas que lhe procuram. Um dedo de prosa com a Liane vale por 10 sessões de terapia. Uma visita na sua linda casa, as margens do lago São Bernardo, é uma verdadeira renovação de energias.

Autora de 4 livros, todos com sucessivas reedições, Liane Borges Bueno é proprietária do espaço Oráculo dos Anjos, em São Francisco de Paula, onde ministra cursos de Reiki e divulga o Projeto de Educação em Valores Humanos do educador indiano Sathya Sai Baba.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

VOLTEANDO DATAS

Num dia 24 de maio, do ano de 1818, nasce Joca Tavares, que se destacou peleando, ainda muito novo, na Guerra dos Farrapos, pelo lado dos imperialistas.

Também num dia 24 de maio, no ano de 1870, o Presidente da Província do Rio Grande de São Pedro cria as colônias Conde D'Eu (atuais Garibaldi e Carlos Barbosa) e Dona Isabel (atual Bento Gonçalves).

TELMO DE LIMA FREITAS É O POETA HOMENAGEADO DA IIIª TERTÚLIA


O compositor e cantor Telmo de Lima Freitas será o Poeta Maçônico Homenageado na IIIª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula.

Em toda a edição deste evento poético, os orgnizadores homenageam um poeta, maçônico, que tenha engrandecido a Ordem e as tradições de nosso Estado. Nesta terceira edição, Telmo de Lima Freitas, que no ano passado foi o Patrono da Semana Farroupilha, foi o escolhido.

Com meu mano Carlos Homrich, na sexta-feira passada, estive no rancho do Telmo levando pessoalmente o convite, que foi aceito de pronto, com muita honra, segundo o cantor missioneiro.

Aproveitando a vasa do assunto Tertúlia, gostaria de relembrar alguns itens importantes a quem deseja participar deste grandioso evento:

As inscrições dos poemas terminam na próxima sexta-feira, dia 28 de maio.

Existem duas categorias: a) Gauchesca, aberta todos os poetas e poetisas. b) Maçônica, onde só podem concorrer maçôns, esposas, pais e filhos destes.
Obs: a poesia maçônica pode ter cunho gauchesco, ou seja, não existe a necessidade de falar sobre a maçonaria. Seria uma mescla: gauchismo com algumas "pitadas" da Arte Real.

Foto: Carlos Homrich

Telmo de Lima Freitas e este peão. Notem que na mão trago uma "gajeta" (tipo de porongo para cuia), regalo do Telmo, colhida da sua lavoura.

NOSSA TERRA - SÃO BORJA

Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai


São Borja
é a civilisação mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 1682. Situa-se na fronteira oeste. É banhado pelo Rio Uruguai, que é fronteira natural com Santo Tomé, localizado na província de Corrientes, Argentina.

A Lei Estadual 13.041/2009 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", conhecida desta forma por ser berço de dois filhos ilustres presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.

Em meados do século XVII, , São Borja foi o primeiro dos chamados Sete Povos das Missões da Companhia de Jesus, que abrigou em seu seio a nação guarani e foi o lar de Sepé Tiaraju. Embora tenha sido elevada à condição de município somente em 1833, São Borja foi fundada (e povoada ininterruptamente) desde 1682, sendo, portanto, uma das mais antigas cidades do Brasil e a mais antiga cidade do Rio Grande do Sul, considerando que é a mais velha civilização continuamente habitada do Estado. Quando fundada, pertencia aos domínios espanhóis, os portugueses somente se estabeleceram na região que compreende o estado por volta de 1737, onde hoje se situa o município de Rio Grande.

São Borja foi fundada pelos padres jesuítas espanhóis. O nome é homenagem a São Francisco de Borja, que foi o 3º geral ("general") da ordem dos jesuítas. Por estes motivos é que o brasão da cidade ostenta, em campo vermelho (evocativo da terra vermelha das Missões e do sangue guarani), uma Cruz de Lorena em ouro.

domingo, 23 de maio de 2010

MONUMENTOS

Monumento ao gaiteiro missioneiro Tio Bilia, na cidade de Santo Ângelo, RS. Obra do artista plástico e escultor Tadeu Martins.

POETAS RIOGRANDENSES.


Colmar Pereira Duarte, nascido em 21 de maio de 1932, no interior do município de Uruguaiana, filho de Luiz Duarte Jr e Alice Pereira Duarte. Poeta, escritor, pesquisador e compositor. Tem três livros de poesias editados: Sesmaria dos Ventos, (1979), Cancha Reta (1986) e Cardo (1993) e dois inéditos, em preparo: Caraguatás e O Jardineiro Cego.É autor de obras para balé, criadas para o balet de Brandsen da Argentina, como Curuzi Gil e Garibaldi e Anita, e de uma transposição para o balé da lenda da Salamanca do Jarau, apresentada em 1974 na 4ª edição da Califórnia da Canção Nativa e em temporada no Teatro Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre. Foi apresentada, também, como convidada especial, na Noite de Integração Americana, pelo mesmo grupo no Festival de Cosquin, na Argentina, em 1976. O balé da Salamanca do Jarau é considerado a primeira co-produção brasileiro-Argentina para o teatro.Criou uma peça para teatro chamada Fogões do Rio Grande, apresentada na primeira Festa Nacional da Lã de Uruguaiana.É autor de várias letras de canções gravadas e de outras tantas inéditas. É fundador do Grupo de Artes Nativas Marupiáras, com vários prêmios na primeira Califórnia, inclusive com a Calhandra de Ouro (prêmio máximo do festival).Em Uruguaiana, foi Patrão do CTG Sinuelo do Pago, do qual é Benemérito, presidente do Conselho de Cultura do município, é membro do Instituto Histórico e Geográfico. É um dos poetas mais requisitados como jurado de concursos de música e poesia, possui diversos trabalhos de pesquisa sobre temas do Rio Grande do Sul, muitos já publicados em jornais e revistas e outros inéditos.Organizou o Museu Crioulo do município de Uruguaiana. Obteve junto a Glaucus Saraiva o acervo do Museu Piá, único em seu gênero, que destinou ao CTG Sinuelo do Pago e que hoje valoriza seu patrimônio.Entre os principais prêmios recebidos estão: Primeiro prêmio de Folclore – 1970, Calhandra de Ouro da Califórnia – 1970, Primeiro Prêmio de Poesia – 1980, Medalha de Ouro do Município – 1995, (todos em Uruguaiana), Primeiro Prêmio de Fotografia (Santa Maria) – 1970, Chasque de Ouro (Santana do Livramento – 1983, Troféu Bento Gonçalves (Triunfo) – 1992, Clave de Ouro como Personalidade do Nativismo na Década de 80 (Porto Alegre) 1992.Na década de 80 participou de um projeto organizado pela Fundação Landel de Moura (FEPLAM), denominado Os Imortais do Rio Grande.É idealizador da Califórnia da Canção Nativa do Rio Grande do Sul e um dos criadores. É de sua autoria o primeiro regulamento, a escolha do nome do festival e do troféu-símbolo a Calhandra de Ouro.


Do Site: Sesmaria: Colaboração: Angélica Fraga

sábado, 22 de maio de 2010

ME ACLIMATANDO


Companheirada!

As postagens estão meio devagar...

É que ando longe do rancho.

Veio na mala de garupa esse tal de notebook, mas ainda não me aclimatei com o aparelho.

Isto que, em 1975, tirei o terceiro lugar no curso de datilografia (conforme comprova o diploma acima).

Bem verdade que só tinham três alunos!

sexta-feira, 21 de maio de 2010

VOLTEANDO DATAS

Num dia 21 de maio, do ano de 1932, nasce em Uruguaiana, RS, Colmar Pereira Duarte, considerado um dos maiores poetas do Rio Grande e um dos idealizadores da California da Canção Nativa.

O BARULHO DA CARRETA


Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me para um passeio no bosque, que aceitei com muito prazer. Ele se deteve em uma clareira e depois de um pequeno silêncio, perguntou:

- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?

Apurei meus ouvidos durante alguns segundos e respondi:

- Estou ouvindo um barulho de carreta.

-Isto mesmo, disse ele, é uma carreta vazia.

Intrigado, perguntei:

- Como pode saber se a carreta esta vazia, se ainda não a vimos?

-Ora, respondeu ele, é muito fácil. Você não escutou o barulho? Quanto mais vazia a carreta, maior é o barulho que faz.

Tornei-me adulto e até hoje, quando vejo uma pessoa falando sem parar, reclamando, gritando (querendo intimidar), tratando as pessoas com grossura inoportuna, prepotente, querendo demonstrar que é ''dono da razão'' e da ''verdade absoluta'', tenho a impressão de ouvir a voz de meu pai dizendo: -''Quanto mais vazia é a carreta, mais barulho ela faz''.

Colaboração: Angélica Fraga

CHARLA AO PÉ DO FOGO, EM SÃO BORJA


A Coordenadora Cultural do Centro Nativista Boitatá, Teresinha Bernardes, promoveu a “1ª Charla ao Pé do Fogo”, no dia 7 de maio, na sede da entidade sãoborjense. Esse encontro que será mensal foi criado para discutir assuntos sobre a cultura gaúcha. Participaram, representando o CFTG Farroupilha, Vera Maciel da Silva, Capataz Geral da entidade, e na parte artística, o peãozinho Giordano, que declamou um poema de Léo Ribeiro de Souza. O CTG Tropilha Crioula, esteve representado por Eliane Mendes Dias, Capataz Geral da entidade e Coordenadora Cultural da 3ª RT, e na parte artística o peãozinho Marcelo, que declamou um poema de Jayme Caetano Braun e apresentou três clássicos, com sua cordeona. Zanandra Zandoná, que declamou um poema de Jurema Chaves. Também presentes: Ivani e Isabela Poerschke (esta 1ª Prenda Dente de Leite da 3ª RT), Luísa Mendes Dias, Leandra e Ivo Zandoná.

Do C.N.Boitatá, Marcelino Olisan Brum de Oliveira, Capataz Geral (que representou o Patrão Cláudio Machado), Ayrton de Oliveira, Laudelino dos Santos, Paulo Bidinotto, Alison de Oliveira, André Coletto, Marta Poerschke, Maria Laci Mardini, Maria Verônica Oliveira, Elizete Santos, Jurema Leão, Natiele Leão Dornelles, Maria Eduarda Ribeiro, Rafael Senna da Rosa, Laura Senna, Cledi Scaramuça Aguilar, Jorge Robalo, Carlos Alberto Ayres, Sandra e Loyane Ayres. Na parte artística: Tiago Bidinotto, Peão Destaque e artístico cultural da 3ª RT que solou ao violão um clássico de Luiz Menezes; Francisco Loss, Guri Farroupilha, que declamou um belo poema de Rodrigo Bauer; Arícia Costa de Oliveira, Vice-Diretora do Departamento Jovem do MTG; Jorge Leão Molina, Piá Destaque Campeiro da 3ª RT, e Natália Bastos Lima, 2ª Prenda Juvenil do CN Boitatá. José Maria Aguilar que, com seu violão interpretou “O Esquilador”, de Telmo de Lima Freitas, e “Na Baixada do Manduca”, de Noel Guarany.

O pesquisador Ramão Aguilar, um dos convidados, proferiu uma palestra, em tom mais informal, sobre o Centro Nativista Boitatá. Convidado, falei sobre a “identidade cultural gaúcha”, através da música de raiz, como “Tropeiro Velho”, do Teixeirinha, composições do Gildo de Freitas, do Noel Guarany, do Pedro Ortaça e outros, que têm ajudado a manter a tradição, esse nosso gauchismo. Também falei do perigo dessas culturas alienígenas. Pois em 1947 aquele grupo de jovens, liderados por Paixão Côrtes, tiveram que trancar o pé contra a imposição estrangeira.

Houve uma participação muito boa e, no final, foram unânimes em dizer que as letras das composições musicais (autênticas), através dos programas de rádio, são de fundamental importância, para manter a nossa IDENTIDADE GAÚCHA.

Colaboração: escritor Israel Lopes



quinta-feira, 20 de maio de 2010

VOLTEANDO DATAS

Num dia 20 de maio, de 1922, nasce em Quarai Luiz Alberto de Menezes, o Luiz Menezes, poeta, músico, escritor, autor de verdadeiros clássicos do nativismo como Piazito Carreteiro e Última Lembrança. Apresentador de programas consagrados no rádio e na televisão como o Grande Rodeio Coringa, ao lado de Darcy Fagundes e Fogo de Chão, pela TV Bandeirantes. Foi agraciado pelo governo do Estado com a Medalha Negrinho do Pastoreio, em reconhecimento ao seu trabalho em prol da cultura Riograndense além do prêmio Glaucus Saraiva, da Câmara de Vereadores. Obras Publicadas: Chão Batido; Tropa Amarga; Além do Horizonte e 50 Anos de Poesia, todos editados pela Martins Livreiro.

PAINÉIS - A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO RS


Caxias constrói o Maior Conjunto Artístico em Painéis da Imigração na América Latina

O Maior Conjunto Artístico em Painéis da Imigração na América Latina está em fase de construção, e Caxias do Sul vai abrigá-lo. O Monumento Epopeia Imigrante será edificado na comunidade de Ana Rech, em via pública, reconfigurando o município no cenário nacional como referência cultural e histórica. A obra retratará a história dos imigrantes italianos, que tanto contribuíram para o desenvolvimento de Caxias do Sul e região.

A saga ítala será retratada através de 15 painéis, de 1,80m por 2,70m, feitos pelo artista plástico Jesiel Bellini. A técnica, em alto e baixo-relevo, é rica em detalhes, recuperando aspectos peculiares da época. Os desenhos são inspirados em anotações e rascunhos do Padre João Leonir Dall’Alba, idealizador do projeto, que viveu seus últimos anos na comunidade.

O conjunto da obra é um projeto artístico que resgata as passagens da epopeia vivida pelos imigrantes, no período compreendido entre 1875 e 1924, desde a partida da Itália, passando pela travessia em navios, até a chegada ao Rio Grande do Sul; a subida em direção a Serra Gaúcha, o desbravamento de uma terra desconhecida e a construção de uma vila. Em detalhes da obra, é possível observar nuances da vida dos imigrantes: seus costumes, a religiosidade, o trabalho e a vida em família.

Em fase adiantada da obra artística, se deu o início às obras civis, como: a remoção da rede elétrica e a retirada do barranco que comportará a estrutura para os painéis.

O Monumento já tem como parceiros a Intral, a Ciferal, a Marcopolo, o Banco Moneo e a Randon. A realização é da Samar – Associação Amigos de Ana rech, e da Prefeitura de Caxias do Sul. O financiamento é da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Idealizador

Idealizado pelo padre João Leonir Dall'Alba, que dedicou muitos anos à pesquisa sobre a imigração italiana, o monumento terá grande impacto na região nordeste do Rio Grande do Sul. Além de manter viva a história dos primeiros imigrantes e dos tropeiros, o monumento também ajudará a desenvolver o turismo e movimentar a economia, além de valorizar os artistas locais.

O padre nasceu em Caxias do Sul, em fevereiro de 1938, artista plástico autodidata, pretendia homenagear os antepassados, desenvolver o turismo em Ana Rech, urbanizar a área na lateral da igreja e oferecer uma obra de arte de um escultor local aos passantes.

Na época em que submeteu o projeto à apreciação do Ministério da Cultura, argumentou à necessidade de se manter viva a memória histórica. “Foi dura a vida dos antepassados, humilhada, desprezada. Agora que venceram, vendo transformado seu empenho de suor em grandes cidades industriais, também o povo de Ana Rech quer vê-los rememorados em grande obra”. Morreu em 2006 por insuficiência cardíaca. O padre Dall'Alba deixou um legado aos milhões de imigrantes e seus descendentes no Brasil que, como ele próprio previu “vão sentir-se ufanos e agradecidos diante desse novo monumento”.

A Obra

Os painéis são intitulados:

1. A viagem a vapor
2. Subida da serra
3. Derrubada da mata
4. Fogoler e a polenta
5. O trabalho da mulher
6. O tropeiro
7. O carreteiro
8. O homem a cavalo
9. A religiosidade em casa
10. A igreja, o padre, o casamento
11. A serraria, a roda d'água
12. A produção do vinho
13. Os jogos
14. O tanoeiro
15. Construindo a cidade

quarta-feira, 19 de maio de 2010

REPRISE IMPERDÍVEL

Foto: Gianne Carvalho - Divulgação TV Globo

A TV Globo, através de seu novo canal (30 da net), a partir de ontem as 23.40 h, passou a reprisar a mini-série A Casa Das Sete Mulheres, que retrata a saga das esposas, filhas, mães, dos combatentes farrapos na época da Revolução.

As gravações primam pela qualidade das filmagens, figurinos, paisagens, e pela autenticidade do que foi aquele episódio épico da nossa história. A Casa das Sete Mulheres foi campeã de audiência da emissora e todos tem essa nova oportunidade de rever o seriado.

ANIVERSÁRIO DE FÃ CLUBE

QUATRO ANOS DE INÉRCIA

Esse é o tempo que vai completar no dia 03 de outubro de 2010 nossa atual Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, sem dizer ao que veio. Afora os escândalos no seu Conselho, nunca nossa cultura esteve tão sem visibilidade.

Houve época em que o Brasil olhou para o sul de seu mapa com admiração pelos costumes aqui cultivados. Filmagens como Anahy de Las Missiones, Lua de Outubro, A Casa das Sete Mulheres, espetáculos como os Tenores nas Ruinas de São Miguel e tantos outros eventos grandiosos, levavam a milhões de espectadores um pouco da nossa história de guerras, romances, bravuras e telurismo.

Hoje, os responsáveis por esta pasta tão importante para os gaúchos, imaginam que participar de cavalgadas (mais com o intuito de mostrar-se) é o suficiente.

Que passe bem rápido o tempo que resta, pois estes quatro anos não vão deixar saudades.

Anahy de Las Missiones

Lua de Outubro

A COBRA ESTÁ FUMANDO

Em reunião tensa e, até mesmo, exaltada, ontem a tarde, os vereadores de Porto Alegre, deram um prazo de 15 dias para que a Comissão de Festejos da Semana Farroupilha de 2009 apresente as notas que comprovam as despesas do evento que, segundo os vereadores, apenas com banheiros químicos, foram gastos R$ 92 mil, antes que se tome uma decisão mais radical encaminhando o caso ao Tribunal de Contas.

Segundo Manoelito Savaris, presidente do IGTF e um dos responsáveis pelo Relatório de Receitas e Despesas, - estão fazendo um julgamento antecipado.

A Associação dos Piquetes, que estava presente na reunião, posicionou-se ao lado dos vereadores, solicitando esclarecimentos mais detalhados dos gastos.

terça-feira, 18 de maio de 2010

PARA DESCONTRAIR, UMA MENSAGEM PROFUNDA AOS GALOS DESTE RIO GRANDE


Não interessa como foi a farra.. .
Volte pra casa sempre de cabeça erguida !!!


Coisa do Edgar Paiva, dos Qüeras - Muito boa, mano velho!

II CAVALGADA DE PRENDAS DO PARANHANA

Foto: Eunice Kinzel

Tradicionalismo, cultura e escotismo. Tudo isto você encontra participando da Cavalgada das Prendas do Paranhana, agora em sua II edição.

O evento ocorre agora, dia 23 de maio, e tem na coordenação e organização as prendas Luciana Heitelvan (fone: 51-84480271, e-mail: (luciana.heitelvan@gmail.com), Vera Altmeyer, Kaiane Dorscheid, Larissa Klein, Cármen Cáceres e Vanuza dos Santos.

SARAU POÉTICO MUSICAL - ACOLHERADO


Buenas e me espalho:

Está se aproximando o grande dia. O parque municipal de rodeios General Bento Gonçalves da Silva ganhará outros tons para receber o 2° Rodeio Estadual Acolherado. E na noite de sábado, nos beirais do açude, os reflexos e a profundidade das manifestações artísticas tomarão conta do palco "Versos e Acordes".

Em anexo segue planilha de avaliação e regulamento que orientará o Sarau. Não deixe de convidar seus amigos e irmãos de arte para esta grande integração. As inscrições permanecem abertas até a próxima quinta-feira, 20 de maio, via email ou site (www.ctgpaisanos.com.br). Na sexta será divulgada a lista de inscritos e ordem de apresentação. Prepare seu mate, aguce seus sentidos e participe desta grande festa da arte.

Fonte: Vinicius Nardi

CTG PAISANOS DA TRADIÇÃO
2° RODEIO ACOLHERADO

I SARAU POÉTICO MUSICAL AÇUDES DO VERBO

REGULAMENTO

1. Objetivo

Durante o romantismo, os saraus se espalhavam pelo mundo com o objetivo das moças solteiras apresentarem suas habilidades na dança, música, poesia e outras manifestações artísticas para a sociedade. O Sarau Poético Musical Açudes do Verbo tem por objetivo compartilhar experiências poéticas e musicais ampliando horizontes e construindo manifestações artísticas. Nesse sentido, resgatando suas origens, o palco será ofertado para que os artistas tornem-se colaboradores e firmem parcerias para engrandecimento das manifestações artísticas. Nesse sentido, cada participante analisará as outras apresentações e a premiação será destinada através destas avaliações.

2. Das categorias

Os colaboradores* serão divididos em duas categorias: Música (Inédita ou não) e poesia (inédita ou não). Não haverá publicação dos trabalhos, mantendo-se assim o ineditismo das músicas e poesias nesta condição.

3. Das apresentações

Cada colaborador terá tempo máximo de apresentação de 10 min podendo utilizar-se de no máximos 5 cabos (microfones e instrumentos). Deverá ser respeitada em toda e qualquer apresentação a cultura origens e tradição gaúcha.

4. Da avaliação

Cada colaborador receberá fichas de avaliação para análise dos demais colaboradores de sua categoria. São critérios de análise para o sarau: Inovação, Transmissão da mensagem poético-musical, beleza artística e pertinência temática

5. Premiação

Será destinado o prêmio “Gralha Azul” a ser concedido as seguintes apresentações: Melhor Música Inédita; Melhor Poesia Inédita; Melhor Nota Geral; Melhor Apresentação Declamação; Melhor Apresentação Musical

6. Deliberações gerais

Ao término do evento, cada colaborador receberá as planilhas avaliatórias e contato dos demais participantes, possibilitando assim o intercâmbio cultural e formação de parcerias artísticas.

* Colaborador: Indivíduo ou grupo participante do sarau que realizar apresentação.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

PALESTRA SOBRE INDUMENTÁRIA FEMININA


Colaboração: Angélica Fraga

Nosso grande amigo e colaborador Enio Maganeli, do CTG Tiarayú, aproveitando o chasque acima, nos comunica da participação desta gloriosa entidade da 1ª Região Tradicionalista no 23º Rodeio Crioulo Internacional de Tramandaí, nos dias 14, 15 e 16 próximos passados e que teve a organização do CTG Potreiro Grande.

CTG Tiarayu conquistou os seguintes prêmios:

1º Lugar – Chula Juvenil

1º Lugar – Interprete Vocal

2º Lugar – Danças Tradicionais Juvenil

2º Lugar – Danças Tradicionais Adulta

PRESTAÇÃO DE CONTAS


O vereador de Porto Alegre Barnardino Vendruscolo (foto), do PMDB, um dos legisladores mais preocupados com os fatos voltados ao tradicionalismo, autor do projeto que criou o Monumento dos Maçons, Imperialistas e Republicanos, na avenida João Pessoa, na capital, divulgou em seu site a prestação de contas do Acampamento Farroupilha e do Desfile Farroupilha de Porto Alegre. O documento é assinado pelo presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Manoelito Savaris e pelo presidente da Comissão Municipal, Vinícius Brum .

Na realidade, tal relatório já deveria ter vindo a público a mais tempo e pelos devidos responsáveis.

De acordo com a prestação de contas as despesas somaram R$ 2.341 milhões, sendo R$ 1.272 milhão do Acampamento e R$ 1.069 milhão do Desfile Farroupilha. Já as receitas, somaram R$ 2.347 originando um lucro de R$ 5.134, 49 destinados a Fundação Cultural Gaúcha, do MTG.

Do citado relatório, salta aos olhos (e aos bolsos) a compra de uma van no valor de R$ 70 mil e a produção de um documentário sobre o evento no valor de R$ 115 mil. Isto mesmo, R$ 115 mil.

YAMANDU E ORQUESTRA

O violonista Yamandu Costa volta a tocar na capital, na noite de hoje, com a Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, ás 21 h, no próprio teatro (Praça Marechal Deodoro, s/nº).

O concerto, com regência de Antônio Carlos Borges-Cunha, terá a participação do acordeonista Alessandro Kramer.

Além de uma nova composição de Yamandu (Passeios), escrita para violão, acordeão e orquestra, o programa inclui ainda obras de autores como Carlos Gomes, Chico Buarque e Ernesto Nazareth. Os ingressos custam a partir de R$ 10,00.

NOSSA TERRA - JAGUARÃO


Divergem as opiniões sobre o significado do vocábulo "Jaguarão". Para alguns seria o aumentativo português da palavra tupi "jaguar" = onça; segundo outros a corruptela de "jaguanharação" ou onça brava. Certo é, porém, que em 1801, no local da atual cidade, ergueram os espanhóis uma fortificação com o nome de Guarda da Lagoa e do Cerrito, que, nesse mesmo ano, foi tomada pelas forças de Manoel Marques de Souza. No local, foi deixado uma guarnição de 200 homens. Foram eles os primeiros habitantes, logo seguidos de colonizadores portugueses. A câmara de vereadores de Jaguarão foi a primeira a aderir à proclamada República de Piratini, por Souza Netto.

No final de novembro, a cidade comemora o aniversário de sua fundação, ocorrida no ano de 1802. A elevação à condição de vila ocorreu em 1832 e, ao status de cidade, em 1855, também no final de novembro

Jaguarão, a meio caminho de Montevidéu e Buenos Aires, conta com o Mercosul como um novo fator de desenvolvimento econômico. Trata-se do menor caminho entre Porto Alegre e as capitais uruguaia e argentina. Na fronteira com o Uruguai, Jaguarão é uma cidade estratégica e um grande centro produtor de arroz.

Mas, em razão da importância de seu patrimônio histórico e cultural, a cidade também quer ser uma atração para turistas que queiram fugir dos roteiros tradicionais e ter um maior contato com o passado histórico do Rio Grande.

Um dos cartões postais da cidade é a sua rua XV de Novembro, mais conhecida como Rua das Portas, por ter a mais importante coleção de portas artesanais antigas do Sul do país. É um esplendor arquitetônico, definem as pessoas da cidade.

Jaguarão tem mais de 800 prédios antigos com suas fachadas conservadas. As suas portas, todas trabalhadas e originais, vêm sendo um motivo de atração não apenas a brasileiros mas também a uruguaios e argentinos.

As ruínas da Enfermaria Militar, o Teatro Esperança (o terceiro do Estado), o Mercado Público e o prédio do antigo Fórum, estão tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Rio Grande do Sul.

Na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, os altares foram esculpidos a mão. Do Parque Fernando Ribas, no Centro da Pólvora - e onde estão as ruínas da Enfermaria Militar -, há uma vista panorâmica de toda a cidade, do Rio Jaguarão (que delimita a fronteira com o Uruguai) e da vizinha cidade uruguaia de Rio Branco.

As duas cidades são separadas pelo Rio Jaguarão e a comunicação entre elas se dá através da Ponte Internacional Mauá, inaugurada em 1930 e uma das maiores obras da fronteira. Outro ponto turístico de Jaguarão é o Museu Carlos Barbosa.

Fonte RS Virtual

domingo, 16 de maio de 2010

CAUSO DE GALPÃO - A ZONA FRANCA


Causo recolhido por Apparício da Silva Rillo (que nesta foto aparece com o violão) sendo editado no seu livro Rapa de Tacho 3, Ed. Tchê.

Tanto quanto sei, este causo é de curso corrente no Rio Grande do Sul. Nas vezes em que o escutei, mudaram apenas os personagens e o local. Mas vou relatá-lo como o conheci pela primeira vez, exatamente num comício do Partido Libertador – o meu velho PL de saudosa memória – que se realizava na localidade de São José, na época distrito de São Borja. Isso lá por 55 ou 56.

Solano Francisco Borges, hoje ministro do Tribunal de Contas do Estado, e seu companheiro de partido, o bacharel Hed Borges (Borges, os dois, sem que fossem parentes), percorriam a região das Missões em campanha eleitoral. Solano, que tinha o forte de sua votação nos municípios de Jaguari, São Pedro, Santiago e São Borja, dava uma quarteada a seu companheiro de sigla partidária, candidato preferencial por Santo Ângelo e arredores.

Cumpriam, como todos os políticos dos velhos e novos tempos, um cansativo itinerário por redutos interioranos, visitando os caciques e chefetes, cabos eleitorais, indecisos e votantes de primeira carreira. Comiam o pó das estradas de terra colorada da região, o pão que o diabo amassou e, invariavelmente, um churrasquito nem sempre de boa carne na casa de um correligionário mais aquentado pelos pilas. Após a carne, um comício para meia centena de libertadores e os inevitáveis curiosos das reuniões deste tipo.

A visita ao chefe político local – fosse de que fundão de mundo – era imperiosa, sob o risco de perda de votos que seriam importantes na decisão do pleito já aprazado.

O causo, como já referi, embora com um único desfecho, tem como protagonistas, aqui e ali, tais ou quais políticos, tais ou quais chefetes de partido. Mas como o causo é meu (sou quem está contando), vai como o escutei há quase trinta anos.

Solano e Hed teriam chegado à casa de um correligionário influente na divisa de São Luiz Gonzaga e Bossoroca (onde a ovelha não tem lã e o tatu não sai da toca). Após os cumprimentos de praxe, o puxar dos bancos para a sombra, os copos de água fresca e os comentários sobre o tempo, o estado dos bois e das safras, Solano – com o modo calmo de falar que é uma de suas características – dirigiu-se ao cacique eleitoral:

- E então, prezado chefe, como vai a zona?

O hoje ministro, como entendem todos, pretendia inteirar-se da situação eleitoral da região. Mas sucede que “zona” tem outra acepção que não a clássica, pelo menos no Rio Grande: pode significar o local onde se situa o baixo meretrício, os cabarés, onde as “meninas” que se pintam, bebem e dormem tarde, dedicam-se à mais antiga profissão do mundo.

Ao ser indagado como ia a “zona” o chefe libertador, chegado a molhar a goela em água que passarinho não bebe, entendeu o termo na sua acepção boêmia. Sorriu com um arzinho cúmplice de malandro de campanha e lascou, a meia voz:

Pois olha, doutor Solano e doutor Hed, até que dá pra meter o cavalo. Nesta semana chegaram duas ou três coxudas que não são de botar fora.

Ante a surpresa dos dois políticos, face ao inusitado da resposta, ainda arrematou:

- E tem mais: são potrancas pra qualquer serviço que uns colhudos como nós possam querer...

sábado, 15 de maio de 2010

GILDINHO EM ESTÚDIO

Na foto de João Àvila, Dionísio Costa, Gildinho e Mário Nenê

O grande líder do grupo Os Monarcas está nos estúdios da gravadora ACIT para a gravação de mais um CD solo. Mantendo o trancão caracterísitco do conjunto de Erechim, Gildinho, com certeza, nos brindará com um trabalho onde sua simpatia e sua alegria se farão presentes. No repertório, letras destes dois grandes autores terrunhos do Rio Grande, Dionísio Costa e Mário Nenê. É sucesso na certa!

IMAGENS DO SUL

Foto: LRS

Num gemido moroso e sonolento
vão as carretas...
Parecem não ter pressa!
Sob o teto de couro cru
os frutos das colheitas,
os rendimentos das lavouras,
são barganhas do carreteiro
para serem cambiadas no povo.

Lá se vão as carretas.
Parecem bater em retirada
deixando um lamento de saudade
na última curva da estrada!

OS TIRANOS


Um grupo de baile com o qual sempre tive uma ligação muito forte é Os Tiranos, de São Francisco de Paula. Nunca contei, mas devo ter em torno de 300 letras gravadas pelos mais diversos artistas e grupos de fandango deste meu pago. Destas, penso que perto de 30 foram gravadas por estes músicos de cima da serra que herdaram o bonito legado do Estilo Bertussi e que tiveram como padrinhos nada menos que Os Serranos, da vizinha e hospitaleira Bom Jesus. Sob a coordenação dos irmãos Ângelo e Ricardo e a supervisão do Tio Ivo Marques, Os Tiranos são legítimos representantes da musicalidade oriunda daqueles campos dobrados onde a geada faz morada e dos altivos pinheirais onde ronca mais forte o bugio.

Não é de valde que São “Chico” é considerada a Terra dos Grandes Gaiteiros pois, naquelas várzeas, brotaram numa primeira leva, Honeyde, Adelar, Albino Manique e seguiram seus passos gente boa no abrir de uma cordeona como Gonzaga dos Reis, Neusa Regina, Rodrigo Lucena e, estampando a imagem de gaúcho serrano, Ângelo Marques.

Uma coisa eu lhes garanto: quem quiser música galponeira,com cheiro de pampa molhada, com balanço de folha levada por água de sanga, vá num baile com Os Tiranos.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

VOLTEANDO DATAS

Num dia 14 de maio, no ano de 1998, morre em Caxias do Sul, RS, César Escoto, mais conhecido como César Passarinho, um dos maiores intérpretes surgidos nos festivais no Rio Grande do Sul.

NOSSA TERRA - PIRATINI


Como já fizemos com as bandeiras estaduais, os personagens históricos, os gaiteiros, os cantores,os envolvidos com poesia, as pessoas que já partiram para as sesmarias do infinito, toda a semana estaremos nos reportando a um município riograndense. O primeiro desta nossa relação é a cidade de Piratini.

O início do povoamento data de 1789, com 48 casais de açorianos. Os primeiros povoadores, ao chegarem, estabeleceram-se no local denominado Capão Grande do Piratini e fundaram uma capela em honra a Nossa Senhora da Conceição. Desde então ela é a padroeira do município.

José de Mattos de Guimarães, um português nascido em Guimarães, construiu o primeiro moinho em Piratini e sua primeira igreja em 1812, a que ali existiu durante a Revolução Farroupilha e no local da atual.

O município de Piratini foi criado em 1830, por decreto imperial de 15 de dezembro, e integrado pelos distritos de Canguçu, Cerrito e Bagé, até o Pirai.

Em1846 perdeu o município de Bagé então criado e, em 1857, o de Canguçu, então criado, e que absorveu o distrito de Cerrito, que fez parte de Canguçu por um século. Piratini em 1878 perdeu o seu distrito de Cacimbinhas, tornado município, e hoje Pinheiro Machado.

No cenário político do país, Piratini tornou-se célebre durante a Revolução Farroupilha, por ser a capital da República Riograndense. Nas centenárias "ruas" ressoaram as esporas ao tropel dos corcéis farrapos.

CHASQUES

Proposição Aprovada

A proposição sobre a premiação em rodeios e festas campeiras teve a autoria do conselheiro benemérito do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Carlos Savaris, e do diretor campeiro da CBTG, José Alfredo Tessmann. Conforme os autores, os objetivos do MTG, definidos no estatuto e na Carta de Princípios, definem que as atividades de preservação da tradição e do folclore devem prevalecer sobre qualquer tipo de competição pelo dinheiro, ou seja, que se realizem festas da tradição e não torneios que se assemelham ás jogatinas autorizadas.

O relator da proposição, o conselheiro João José Ney, apresentou-se favorável. Ela foi aprovada pela maioria dos congressitas.

Fonte: MTG

Escolhida Bandeira da Associação dos Amigos do IGTF

Cláudio Marques Ourique foi o vencedor do concurso que escolheu a bandeira oficial da Associação dos Amigos do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Segundo a justificativa conceitual do autor, o tom azul foi utilizado como pano de fundo para que tenha um discreto destaque em relação as demais bandeiras, sem ficar em desarmonia com o logotipo. Quanto ao logotipo, defende Ourique, foi introduzido uma faixa circular, na qual estão inseridos o nome da entidade e sua data de fundação, em letras de tamanho determinado para que sejam legíveis a uma distância considerável, porém, sem serem exageradas.

Colaboração: Angélica Fraga

Tomazzini Retira Candidatura ao MTG 2011

Senhores Conselheiros e Coordenadores! Por motivos "alheios" à minha vontade estou retirando minha candidatura à Presidência do MTG.Sem retirar uma palavra do que disse no manifesto, repito que temos que rever a questão da credibilidade dentro do MTG.

Se levarmos em conta o percentual de participação das entidades nos Congressos que a cada ano diminui, e que no último Congresso tivemos Região com apenas uma ou duas entidades participantes, este é um dos inúmeros exemplos de que precisamos, principalmente os Coordenadores, buscar a causa deste desinteresse.

Uma grande verdade é a de que muitas entidades só visam a pontuação na lista destaque para ir ao Congresso. Mas onde está a participação e a vontade de melhorar as coisas?

Quero agradecer aos que apoiaram a minha forma de pensar, pelos emails que recebi, mas não basta só apoiar, tem que botar a cara para bater. Não basta apoiar apenas porque tenho coragem de dizer o que muitos gostariam.

Além disso, não podemos fazer um MTG só com integrantes da 1ª região, temos que contar com todas as regiões. Por esta razão estou me retirando do processo e me dedicando inteira e exclusivamente à 1ª Região.

Informo que também não participarei de outra chapa, deixando os patrões livres para votarem na melhor proposta para o Movimento. Boa sorte aos demais. Cezar Tomazzini – coordenador da 1ª RT do RS.

Colaboração: Valdemar Engroff

CTG Tiarayú – Convite

Dando seqüência aos eventos de Maio em Homenagem a Mulher Gaúcha, e com imensa satisfação, é que o CTG Tiarayú, através do seu Departamento Cultural, convida a todos tradicionalistas a participar da seguinte palestra: A Indumentária Feminina Gaúcha

Data: 19/05/2010 ás 20:30 horas.
Palestrante: Sra. Odila Savaris
Local: CTG Tiarayú (Rua Abílio Muller, 251 – Jardim Itu Sabará

Colaboração: Angélica Fraga

quinta-feira, 13 de maio de 2010

RETRATOS

Pelotas - Chafariz da Matriz - 1902 - Foto: Acervo do Sanep