RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

segunda-feira, 24 de maio de 2010

NOSSA TERRA - SÃO BORJA

Ponte Internacional sobre o Rio Uruguai


São Borja
é a civilisação mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 1682. Situa-se na fronteira oeste. É banhado pelo Rio Uruguai, que é fronteira natural com Santo Tomé, localizado na província de Corrientes, Argentina.

A Lei Estadual 13.041/2009 declarou oficialmente São Borja "Terra dos Presidentes", conhecida desta forma por ser berço de dois filhos ilustres presidentes do Brasil: Getúlio Vargas e João Goulart.

Em meados do século XVII, , São Borja foi o primeiro dos chamados Sete Povos das Missões da Companhia de Jesus, que abrigou em seu seio a nação guarani e foi o lar de Sepé Tiaraju. Embora tenha sido elevada à condição de município somente em 1833, São Borja foi fundada (e povoada ininterruptamente) desde 1682, sendo, portanto, uma das mais antigas cidades do Brasil e a mais antiga cidade do Rio Grande do Sul, considerando que é a mais velha civilização continuamente habitada do Estado. Quando fundada, pertencia aos domínios espanhóis, os portugueses somente se estabeleceram na região que compreende o estado por volta de 1737, onde hoje se situa o município de Rio Grande.

São Borja foi fundada pelos padres jesuítas espanhóis. O nome é homenagem a São Francisco de Borja, que foi o 3º geral ("general") da ordem dos jesuítas. Por estes motivos é que o brasão da cidade ostenta, em campo vermelho (evocativo da terra vermelha das Missões e do sangue guarani), uma Cruz de Lorena em ouro.