RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

sexta-feira, 28 de maio de 2010

MODÉSTIAS A PARTE, MUITO OBRIGADO!

Companheirada! Quem me conhece sabe que não gosto de puxar brasas para o meu assado. Pouco falo de mim em meu próprio blog. Seguidamente tenho recebido homenagens, mas não as publico. Não é por falta de respeito nem desprezo aos autores das mesmas, é por discrição mesmo (viu meu amigo Chicão que na semana passada, numa linda festa para mais de 200 pessoas, me escolheu de Padrinho do seu suntuoso Galpão Tropeiro Velho). Contudo, umas coisas a gente não pode deixar passar em branco, como esta coluna escrita pelo tradicionalista Valdemar Engroff, na coluna Tradição & Cultura do Jornal A Semana, de Alvorada, uma cidade que ainda não tive o prazer de conhecer.

Muitas Gracias, meu parceiro velho, e que o Grande Arquiteto te proteja!

TRADIÇÃO & CULTURA
Alvorada – Capital da Solidariedade

LÉO RIBEIRO DE SOUZA

Bueno! Nas décadas de 70, 80 e 90, Alvorada era uma cidade que aparecia muito na grande mídia da capital, mas somente na página policial, o que deixava constrangido o povo da nossa cidade. Certa feita, em 1998, em contato com Paulo de Freitas Mendonça queixava-me que o tradicionalismo de Alvorada não tinha espaço no Jornal do Nativismo, em especial, na divulgação dos festejos farroupilhas, na edição de setembro. Paulo foi enfático, dizendo “me mandem matéria e estas são sempre bem vindas, pois somos uma empresa familiar e não podemos estar em todos os lugares ao mesmo tempo”. A partir daí, mandando chasques periodicamente, tornamo-nos parceiros. Em seguida, recebi de um amigo um exemplar do Jornal Nativista Boca da Serra, de São Francisco de Paula, onde o Léo Ribeiro de Souza era o diretor. Entrei em contato, virei assinante e ele escancarou as porteiras pro tradicionalismo da cidade, em especial, pro CTG Amaranto Pereira, que estava com o galpão em construção. Em seguida o jornal virou revista e lá estava o tradicionalismo de Alvorada sendo divulgado.

Hoje o Léo, entre outras atividades – tradicionalistas e profissionais, mantém um sítio (blog) que é a cara do Rio Grande. Que é a cara de uma cozinha campeira, de um belo galpão de Estância, de um livro, de um CD bem gaúcho. Lá tu encontras muita cultura da nossa terra, curiosidades e temas para pensar, para refletir numa roda de mate.

Entre outras atividades, neste final de Semana, Léo será jurado de um dos mais importantes festivais de música nativista do Rio Grande do Sul – o Ronco do Bugiu de São Chico de Paula.

Pois dê uma camperiada e vá tomar um mate neste galpão: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

Valdemar Engroff