RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MTC Desenhos

sábado, 29 de maio de 2010

PULANDO DOS PELEGOS, SEM MUITA VONTADE.

Companheirada! Ando por São Chico de Paula julgando o Festival Ronco do Bugio. Agora são quse nove horas, de sábado. O dia se apresenta de cara enferruscada. Dizem os entendidos do tempo que segunda feira pode haver incidência de neve.

Ouço barulhos de cascos no paralelepípedo (oiga-lê palavrinha difícil), vou na janela e bombeio uma tropa de mulas com bruacas e balaios. Será que voltei no tempo? Não. É o Zoreia mais o Zé Fonseca chegando na cidade para o desfile de abertura da Festa do Pinhão.

O festival Ronco do Bugio começou ontem e me relembrou a primeira edição, sob um lonão de circo e um vento cortante. As seis concorrentes apresentadas foram parelhas que nem listra de poncho. Isto é díficil para os jurados. O bom é quando uma se destaca.

A grande atração da noite foi o espetáculo do Cesar Oliveira e do Rogério Melo. Estes artistas estão trazendo a gurizada de volta para o tradicionalismo. Imprecionante a interatividade (hoje "tô enjoado" no rebusque das palavras) do público com este grupo de excelentes músicos do Rio Grande.

São Francisco de Paula é uma bela cidade serrana localizada no nordeste gaúcho distante 112 km de Porto Alegre e numa altura de 960 m do nível do mar. Foi povoada por tropeiros birivas que levavam muares do Uruguai para Sorocaba. É um local aprazível, com uma população em torno de 23 mil habitantes vivendo do comércio e da agropecuária. É chamada A Terra dos Grandes Gaiteiros, mas poderia ser a Terra das Mulheres Bonitas, dos Laçadores, enfim, da Hospitalidade. Para mim, é a Terra das Belezas Naturais. Que paisagem, minha gente. Subam a serra e venham presentear seus olhos.