RETRATO DA SEMANA


sábado, 30 de junho de 2012

HOJE RECEBEREI A COMENDA VARGAS NETO

Hoje pela tarde, às 15 horas, estarei recebendo da Estância da Poesia Crioula, a Medalha Vargas Neto (Poeta Patrono da Estância) por serviços prestados a esta cinqüentenária entidade literária. O evento acontecerá no Galpão Negrinho do Pastoreio, do Palácio Piratini.

A Estância da Poesia Crioula tem a honra de convidar V. Sª e Exmª
Família para participarem da homenagem aos Ex-Presidentes e aos
 fundadores, onde será efetuada a outorga da Medalha Vargas Neto a

Léo Ribeiro de Souza

O evento ocorrerá dentro das festividades do 56º Rodeio de Poetas
Crioulos, em comemoração dos 55 anos de fundação da Academia
Xucra do Rio Grande, cujo Patrono Espiritual será o Poeta

Caio Flávio Prates da Silveira.

Dia 30 de junho de 2012, 14 horas

Palácio Piratini - Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro - Porto Alegre/RS


Atenciosamente.


Cândido Brasil
Presidente EPC

QUE BELO TRABALHO. PARABÉNS ZH!

Foto: Aline Vebber

 No jornal Zero Hora de hoje, no Caderno de Cultura, uma belíssima reportagem com Paixão Côrtes, tendo como mote as danças tradicionais gaúchas pesquisadas por este grande folclorista e seu parceiro Barbosa Lessa. 

 A vida é assim mesmo, gurizada medonha. Ontem, em uma postagem, criticamos o jornal. Hoje, estamos elogiando seu trabalho. O pior é quando só vem chumbo grosso, como tem acontecido para os meus lados... Mas não "afrouxemo os garrão"!

sexta-feira, 29 de junho de 2012

TRADICIONALISMO SEMPRE POR ÚLTIMO

Ontem, dia 28 de junho, o jornal Zero Hora noticiou, com grande ênfase, em reportagem de página inteira, entrevistando secretários disto, secretários daquilo, presidentes de entidades tradicionalistas, o fato de que haverá um Acampamento Farroupilha especial em Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014.

Muito interessante não fosse o fato de que a notícia está com um mês e um dia de atraso. Nosso blog, sem querer se gavar (como diz o meu amigo Porca Véia), trouxe a mesma notícia a seus leitores em uma postagem no dia 27 de maio de 2012 (retrocedam as postagem e vejam).

Não sou político e todas as pessoas, políticas ou não, desde que com intervenções de fundamento, têm espaço em nosso periódico gaudério, mas a ZH jornal do qual sou assinante ha vários anos, não sei se por esquecimento, desinformação ou interesse, não citou o nome de Bernardino Vendruscolo autor do projeto na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.    

32ª COXILHA NATIVISTA - CLASSIFICADAS

Confira o resultado em:

UM DOS GRANDES ORGULHOS QUE TRAGO

Dentre os orgulhos que vou levar comigo, não para baixo da terra, pois serei cremado como um velho índio, é o de ter presidido a Estância da Poesia Crioula, a Academia Xucra do Rio Grande. Amanhã pela tarde, junto ao 56º Rodeio de Poetas Crioulos, receberei a Medalha Vargas Neto por serviços prestados a esta entidade literária que completa 55 anos de atividades poéticas ininterrúptas. Faço parte de uma galeria (foto abaixo) de vates que conduziram aos píncaros uma confraria de fazedores de versos que, em mais de meio século, lutando contra todas as dificuldades, nunca mendigaram um centavo de dinheiro público. Lutamos com ardor, trabalhamos com amor, e hoje somos uma das poucas entidades literárias sobreviventes e, talvez, a única no Estado com sede própria.  

Na galeria abaixo todos os ex-presidentes. Notem que fui o primeiro a por minha foto com pilchas gaúchas, pois era costume a estampa de terno e gravata. Da mesma forma, quebrei paradígmas e consegui fazer de meu sucessor na presidência, uma mulher, Beatriz de Castro.


Da esquerda para a direita os ex-presidentes da Estância da Poesia Crioula. Falta na galeria José Machado Leal e o atual presidente Cândido Brasil.

Hugo Ramirez: 1957 a 1959

Nitheroi Ribeiro: 1959 a 1960.

Jayme Caetano Braun: 1960 a 1961.

Guilherme Schultz Filho: 1961 a 1963 – 1970 a 1972.

Ciro Gavião: 1963 a 1964.

Mozart Pereira Soares: 1964 a1966.

Pery de Castro: 1966 a 1970.

Hélio Moro Mariante: 1972 a 1974.

José Paim Brites: 1974 a 1976.

Zeno Cardoso Nunes: 1976 a 1980.

Vasco Mello Leiria: 1980 a 1982.

José Hilário Retamozo: 1982 a 1986 – 1992 a 1994 – 2000 a 2002

Francisco Pereira Rodrigues: 1988 a 1990.

Dias Francisco Fiorenzano: 1990 a 1992.

Caio Flavio Prates da Silveira: 1994 a 2000.

Sergio de Laforet Padilha: 2002 a 2004.

Léo Ribeiro de Souza: 2004 a 2006

Beatriz de Castro: 2006 a 2008.

José Machado Leal: 2008 a 2010

Cândido Brasil: 2010

VOLTEANDO DATAS

O músico Pedro Ortaça completa hoje, 70 anos de idade. Parabéns, cantor missioneiro!  

Em 29 de junho do ano de 1942 nasce, em Pontão de Santa Maria, São Luiz Gonzaga, o cantor e compositor Pedro Ortaça, considerado, ao lado de Jayme Caetano Braun, Cenair Maicá e Noel Guarany, um dos Troncos Missioneiros.

Em 29 de junho do ano de 1860 nasce, em Cruz Alta, Júlio Prates de Castilhos, Presidente do estado do Rio Grande do Sul que exerceu influência singular sobre a política gaúcha. Redigiu praticamente sozinho a Constituição do Estado de 1891. O Castilhismo consolidou-se como corrente política e teve voz ativa por cerca de quarenta anos. Borges de Medeiros, sucessor de Castilhos, seguiu firmemente os ideais do mestre. No plano nacional, Getúlio Vargas procurou implementar o castilhismo no Estado Novo (1937 a 1945).

Em 29 de junho do ano de 1905 nasce, em Santa Maria, Pedro Luiz Botari, padre, poeta e escritor singular, que teve como grande obra a edição do livro O Gênio do Pampa.

Em 29 de junho de 1906 nasce, em Imaruí, SC, Pedro Raymundo, compositor, cantor e instrumentista, filho do pescador e sanfoneiro João Felisberto Raimundo. Pedro Raymundo foi um dos precursores da música regionalista do Rio Grande do Sul e serviu de exemplo a dezenas de artistas gaúchos como, por exemplo, os Irmãos Bertussi.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

TEM GENTE QUE GOSTA! FAZER O QUE?

Pronunciamento do Vereador Márcio Bins Ely, no dia 18 de junho de 2012, na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
O SR. MÁRCIO BINS ELY: Quero cumprimentar o Ver. Airto Ferronato, que preside os trabalhos. Também quero tecer alguns comentários, já que estamos falando de um parque muito próximo à orla. O nosso Governo teve a coragem de contratar um escritório da qualidade do escritório do Jaime Lerner para fazer um projeto arrojado de reencontro das margens com a Cidade, projeto que tem a previsão da duplicação de uma importante avenida que vai servir como ligação do Centro à Zona Sul e que diz respeito também à integração e à qualificação do espaço do Parque Marinha do Brasil com a orla e com os seus campos que ficam do outro lado da rua.

Quero acompanhar o Ver. Valter, que me antecedeu: acho muito importante que possamos, pelo debate, estabelecer o antagonismo de posições e de entendimentos. Quero dizer que acho o “monumento das cuias” um monumento muito bonito e muito bem colocado! Há opiniões diferentes, divergentes, mas estive observando aquele monumento e acho que ele é uma homenagem, sim, ao gaúcho, ao chimarrão, e quero dizer que discordo dos Vereadores que acham que aquele monumento não é adequado à Cidade; ao contrário, acho aquele um monumento muito interessante, muito bonito, que faz alusão ao folclore gaúcho.


Postagem atrasada, mas dentro do tema: Olhem no só que deu!! Por falta de ter o que fazer, mexi daqui, mexi dali e da foto grande extraí esta menor. Sugestiva, não é verdade?

Pensando melhor, como disse meu amigo Jeândro Garcia, este MONUMENTO  não é tão feio assim...

TRÊS COELHOS NUM TIRO SÓ!

Companheirada! Querem conhecer (ou rever) este bonito lugar da foto acima, degustar a melhor comida campeira do Rio Grande e ainda se divertirem num autêntico baile da serra com o gaiteiro herdeiro do estilo Bertussi, Porca Véia?

Pois então sigam esta dica: No dia 21 de julho, agora, embiquem seus veículos, cavalos, carroças, para os lados da serra do nordeste gaúcho e na bela cidade serrana de São Francisco de Paula visitem o Lago São Bernardo, local da foto acima (de Josimar Gonçalves) e a noite, no CTG Rodeio Serrano, se delicie com uma verdadeira e abundante comida campeira a base de charque e pinhão e, para fazer descer a farta gastronomia (como diria meu amigo Nilson Gonçalves: pra acomodar as lumbriga), logo em seguidita, gaste a sola das botas ao som do Porca Véia e do Grupo Cordeona.

O ingresso para o baile e janta é de R$ 50,00 por pessoa (não sócio do CTG) e R$ 40,00 para sócios. As informações para tal noitada serrana podem ser obtidas pelo fone (54) 3244-1085 (Casa do Gaúcho).

Nem que chova de baixo pra cima, a Miriam e eu estaremos por lá!

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RUMINÂNCIAS DE UM CEVADOR DE MATES

Segundo o grande poeta Rodrigo Bauer, no fundo de cada mate habita um sábio. Um velho que tudo entende, que tudo vê. Pois nosso blog, a partir de hoje, postará frases de fundamento que tenham a ver com nosso dia-a-dia, com nossa existência, sempre utilizando a linda imagem deste desenho a lápis do artista plástico lourenciano Noé Cézar. Serão as RUMINÂNCIAS DE UM CEVADOR DE MATES.
"EU NÃO SEI QUAL O SEGREDO DO SUCESSO, MAS O SEGREDO DO FRACASSO É TENTAR AGRADAR TODO MUNDO". (Dana White)

DEVAGAR E SEMPRE, TCHÊ!

 
Cada qual pula no lombo
do jeito que lhe convém,
pouco importa levar tombo
e os danos no recavém.

Mas, moço, preste atenção
nos prazos de validade
para não ficar na mão
só com quarenta de idade.

Por isso que me refiro:
- O galope é uma fervura!
Ante o cavalo-de-tiro*
prefiro o trote e a lonjura.

* Cavalo-de-tiro: animal de carreira

Verso de: Léo Ribeiro
Gravura de: Carlos Montefusco

TERCEIRO CD DE JARDEL BORBA

 
O gaiteiro serrano Jardel Borba, junto com seu grupo Brasil de Bombacha, lança seu terceiro trabalho intitulado Hoje Tem Fandango. Para abrilhantar esta obra, Jardel convidou o intérprete Volnei Gomes e o gaiteiro Gildinho, de Os Monarcas. O resultado ficou dos melhores possíveis. Tenho o prazer de fazer parte deste CD com duas letras muito bem musicadas pelo jovem gaiteiro, inclusive uma delas, Dos Bailes de Outrora (faixa 01), vem sendo a música de trabalho dos músicos e das rádios. Parabéns Jardel Borba. Sucesso meu parceiro! 

terça-feira, 26 de junho de 2012

QUEM TEM PADRINHO NÃO MORRE PAGÃO

 
Tenho por balda, desde que inventei de criar este tal de blog, de colocar alguma foto representativa de cada tema que escrevo. Na semana passada, no passamento de aniversário de nascimento do grande poeta Cléber Mércio, fiz o devido registro mas nem com reza braba consegui a estampa deste tropeiro de versos. Nem mesmo o compadre Google me deu uma mão. Meu recurso foi postar uma poesia (Carreteiro) do citado poeta e uma gravura sobre o tema. Até que ficou buenacho.

Pois em seguidita da postagem o escritor serrano José Carlos Fonseca me manda a foto acima onde aparece, na esquerda da chapa, Dante Santos, na época Patrão do CTG Rodeio Serrano, de São Francisco de Paula, a direita Davenir Peixoto Gomes, grande tradicionalista de cima da serra (e que deu o nome ao Parque de Exposições da cidade), e no meio o dito cujo Cléber Mércio. Por isto que eu digo e afirmo. Quem tem padrinho não morre pagão. Obrigado José Carlos Fonseca.

BORGHETHI E BONILLA NA RIO + 20

 
O amigo José Tadeu Maciel, grande divulgador da cultura gaúcha no Rio de Janeiro, nos manda um flagrante batido pelo fotógrafo César Elias, da apresentação do grupo de danças do próprio Tadeu, tendo por músicos o guitarreiro Arthur Bonilla e o gaiteiro Renato Borgheti, por ocaião da Rio + 20. Tal espetáculo voi divulgado para o mundo todo.

FANDANGUEIROS PROMOVEM JANTAR BAILE

 
O grupo de danças gaúchas de salão Fandangueiros da Tradição promove o seu jantar baile de formatura de curso de danças. O local será no CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha, neste sábado, 30 de junho. O baile será animado pelo grupo Quero-quero. Não percam.

RAUL QUIROGA GRAVA DVD EM SÃO BORJA

segunda-feira, 25 de junho de 2012

PUMPKINS É TRI-CAMPEÃO ESTADUAL

 
Aqui, se os caros leitores me permitem, quero abrir um espaço para sair da seara tradicionalista, entrar no assunto esportes e babar um pouco. Na realidade, quero prestar um afago ao meu filho Lucas Vallim de Souza (número 93 na foto abaixo) e uma homenagem a todos seus parceiros atletas do Porto Alegre Pumpkins, time de futebol americano, que ontem, dia 24/06/2012, sagrou-se, mais uma vez, Campeão Estadual, ao bater Os Soldiers, de Santa Maria, em jogo realizado no campo da UNISINOS, em São Leopoldo. Parabéns gurizada.

ESTÂNCIA DA POESIA 55 ANOS - CONVITE

A Estância da Poesia Crioula tem a honra de convidar V.Sª e Exmª Família para participarem do 56º Rodeio de Poetas Crioulos, comemorativo aos 55 anos de fundação da Academia Xucra do Rio Grande, cujo Patrono Espiritual será o Poeta Caio Flávio Prates da Silveira.

Dia 30 de junho de 2012, Sábado, 14 h
Local: Galpão Crioulo do Palácio Piratini – Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Praça Marechal Deodoro, s/nº - Centro - Porto Alegre

Apresentação: Adriana Braun e Paulo de Freitas Mendonça

14 h – Abertura Mensagem Inicial: Presidente Cândido Brasil

14:20 h – Homenagem ao Patrono Espiritual “Poeta Caio Flávio Prates da Silveira”
Orador: Poeta Francisco Pereira Rodrigues

14:40 h – Recital Poético com Pedro Júnior da Fontoura

15:00 h – Resultado dos Concursos Literários do 1º Semestre:
Cristóvão Pereira de Abreu – Pesquisa, trova e poesia
Concurso de Poesia Taveira Junior e Conto Alcides Maia
Concurso de Trova Literária José Barros de Vasconcellos

Lançamentos dos Concursos Literários do 2º Semestre:
3º Concurso Nacional de Sonetos Nilza Castro
3º Concurso de Poesia Exaltando o Rio Grande e Rio Grande Lírico
3º Concurso de Poesia Oliveira Silveira

15:15 h – Palestra Ilustrada: A Diversidade de Estilos da Poesia Oral Improvisada - Payador Paulo de Freitas Mendonça

15:45 h – Espetáculo Poético/Musical Violão e Serrote com Paulinho Pires

16:00 h - Homenagem Especial à Biblioteca da Estância da Poesia Crioula
- Título Biblioteca Beatriz de Castro
Orador: Poeta Léo Ribeiro de Souza

16:20 h – Outorga da “Medalha Vargas Netto” aos Ex-Presidentes da Estância da Poesia Crioula e aos dois fundadores da entidade: Paixão Côrtes e Luiz Alberto Ibarra
Orador: Poeta Cândido Brasil

17:30 h – Encerramento: Espetáculo Poético/Musical Latino Americano com Demétrio Xavier

Dia 01 de julho de 2012, Domingo, 11 h Local: Parque da Harmonia (Sesmaria do Infinito) Romaria da Saudade junto à “Pedra da Memória”

– Homenagem aos poetas e escritores mortos. (Em frente à Churrascaria Galpão Crioulo)

Hora: 12h30min - Almoço de confraternização
Local: Galpão Crioulo da OAB – Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 620 – Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre

Premiação dos Concursos do 1º Semestre:
Cristóvão Pereira de Abreu – Pesquisa, trova e poesia,
Concurso de Poesia Taveira Junior e Conto Alcides Maia
Concurso de Trova Literária José Barros de Vasconcellos

Apresentação oficial dos novos sócios da Estância da Poesia Crioula – Gestão 2010/2012

Tertúlia Poética/Encerramento do 56º Rodeio

Porto Alegre, 01 de junho de 2012.

Cândido Brasil
Presidente

VENCEDORES DA 10ª SENTINELA DA CANÇÃO

Clarissa Moura
bahstidores@yahoo.com.br

Por volta das 23h de domingo foram anunciadas as composições vencedoras desta 10ª edição da Sentinela da Canção de Caçapava do Sul. A Canção " O Poema Rabiscado" com letra, música e interpretada por Volmir Coelho foi a grande campeã. A música "Armada" recebeu quatro troféus, destaque como melhor tema campeiro, melhor arranjo, melhor melodia e também 2º lugar e composição premiada em 3º lugar vem classificada da Fase Local, apresentada na quinta-feira " Se a vida convida".

Confira a relação dos vencedores:

1º Lugar - O POEMA RABISCADO
Letra e Música de Volmir Coelho

2º Lugar - ARMADA
Melhor Melodia
Melhor Tema Campeiro
Melhor Arranjo
Letra: Alex Cabral/ Diego Müller / Rafael Ferreira
Música Marcelinho de Carvalho

3º Lugar - SE A VIDA CONVIDA (Classificada da Fase Local)
Letra: Mauro Dias
Música: Cleber Brito

Música mais popular - Se a Vida Convida

Melhor Instrumentista - Ricardo Comasseto

Melhor Intérprete - Jean Kirchoff

Melhor Letra - Flor do Cabo da Faca

domingo, 24 de junho de 2012

O RIO GRANDE ME PERSEGUE!!

Como sempre faço, aos domingos, preparei meu assadito. Em face de que a picanha anda cara (R$ 27,00 Kg), essa parte do gado só aparece no meu rancho de vez em quando. No mais, é bago-de-touro na brasa. Visto que recebi uns trocados que eu já contava perdido, botei uma picanhazita no espeto. Ao ponto, vejam só a estampa da gostosa. Não parece o mapa de nossa querência sulina? Por isto que eu digo. O Rio Grande me "apersegue"!

 

DICIONÁRIO DO SUL - QUEIMANDO CAMPO


Muitos alegam que as músicas gaúchas não fazem sucesso no resto do Brasil porque nossos compatriotas acima do rio Mampituba não entendem muitas palavras do linguajar crioulo do pampa. Como este blog é um instrumento que visa a harmonia entre os povos, um elo de união entre as nações do universo (mas báh!), vamos aos poucos tentar esclarecer os significados de algumas terminologias gauchescas. Começamos com: QUEIMAR CAMPO.

No gauchês, Queimar Campo não quer dizer, somente, botar fogo na macega para que o pasto rebrote, ali pelo final de agosto, quase no fim do inverno.

Queimar Campo significa, também, Vangloriar-se; Engrandecer-se; Contar Vantagens;

Abaixo, alguns exemplos típicos do índio que está Queimando Campo:     

Fiz um torneiozinho de laço lá em casa. Convidei poucos amigos. Os mais humildes. No flagrante acima a chegada do pessoal.

Neste breve encontro com meu piquete de laçadores, paguei, como havia prometido, um pequeno assado de tiras (costela uruguaia). Não foi muito mas deu pro gasto...

Pra alegrar a peonada levei um gaiteirinho,o Gilberto "loco" Monteiro.

sábado, 23 de junho de 2012

BALÃO DA GLOBO SOBRE O PAMPA GAÚCHO


Ontem foi uma daquelas noites que eu me tapei de orgulho por ser filho desta terra gaúcha. Para todo o Brasil, o programa Globo Repórter (na foto Sérgio Chapelin e André Azevedo), a bordo de um balão,  mostrou as belezas, a flora, a fauna e a tradição do pampa gaúcho. Foi de lavar com um bochecho d'àgua.  

FOGO DE CHÃO TEM JAIRO LAMBARI

sexta-feira, 22 de junho de 2012

VOLTEANDO DATAS-NASCE CLÉBER MÉRCIO

Num dia 22 de junho, do ano de 1925, nascia em General Câmara, RS, o poeta Cleber Mércio. Vate a moda antiga, seus poemas são disputados a tapa pois são poucos os registros poéticos deste grande fazedor de versos. Uma de suas poesias mais conhecidas é Carreteiro, que reproduzimos abaixo, junto a uma bela gravura de Marciano Schimitz.


CARRETEIRO

Cléber Mércio

Nem bem desponta a barra da alvorada,
bordando de prateado os pinheirais,
bandos de gralhas gritam nas copadas,
o gado inquieto muge nos currais!
despertam carreteiros nas pousadas;
onde - talvez - não pousem nunca mais...

Eu também fui menino carreteiro
vocês não acreditam pois lhes juro!
de sol a sol perdido nos sendeiros,
muitas vezes tomando mate puro
tendo de dia...a luz do mundo inteiro
tendo de noite...a imensidão do escuro!

De pés no chão, bombachas remendadas,
facão no cinto, porongo na mão,
a palha, o fumo, chaleira queimada
o charque, a trempe, brasas de tição;
solução o carreteiro, uma toada;
gemendo de saudade o coração.

Teu vulto, carreteiro, é conhecido,
teu nome, carreteiro é venerado
teus causos carreteiro! repetidos,
na glorificação do teu passado;
em torno do braseiro, reunidos,
rodeio que o minuano tem parado.

Carreteiro Herói da minha terra!
Bandeirante do pampa estremecido,
abrindo estradas nos campos e serras,
tornaste o teu Rio Grande conhecido
Trabalhador na paz, fiel na guerra,
este rincão te canta agradecido!

Noites de inverno...a imensidão deitada
o gado inquieto muge nos currais...
geme o urutau sentando nas ramadas,
e soluça a juriti nos taquarais!
Despertam carreteiros nas pousadas,
onde talvez - não pousem nunca mais!

CAÇAPAVA DO SUL EM FESTA

COM A 10ª SENTINELA DA CANÇÃO NATIVA  



 

TELMO DE LIMA FREITAS NA CONFRARIA NATIVISTA


Material enviado por Clarissa Moura, do blog BAHstidores

quinta-feira, 21 de junho de 2012

COISAS NOSSAS!


 
Para clicar tal imagem
de um encanto profundo,
não se foi ao "Velho Mundo",
Europa de mil paisagens.
Nem tão pouco é uma miragem
esse recanto sagrado.
A névoa por sobre o lago,
folhas rubras, céu azul...
Não! Não é a Suíça, ou Istambul,
nem Alemanha (pós-guerra)!
É São Chico, lá da serra
do meu Rio Grande do Sul!

Verso de: Léo Ribeiro
Foto de: Josimar Gonçalves

DERRUBADO VETO DO PREFEITO FORTUNATI


Ontem a noite, por volta das 18 horas, o vereador de Porto Alegre Bernardino Vendruscolo ligou-me para informar, com muita alegria, que recém havia saído do plenário da Câmara Municipal onde conseguiram reverter uma situação contada como perdida. Após muita negociação obtiveram os votos necessários (19) para derrubar o veto do prefeito Fortunati a estruturação do Parque Temático da Cultura e do Folclore Gaúcho. 

Ficamos contentes em saber, pela voz do próprio vereador, que nosso blog, assim como o programa Galpão do Nativismo, de Dorotéo Fagundes e o programa televisivo de Bibo Nunes, ajudaram na derrubada do veto.

Derrubado o veto do Prefeito ao meu projeto da Estruturação do Parque Temático da Cultura e do Folclore Gaúcho. Para fazer justiça aos meus colegas que votaram favoravelmente, divulgo a planilha de votação. Porto Alegre é a Capital Internacional do Gaúcho. No estado do Rio Grande do Sul, temos culturas diferentes, se compararmos a fronteira, as missões, a serra e o litoral, e podemos colher subsídios, para mostrarmos os usos e os costumes das várias etnias que formam a nossa rica cultura regional.
  
  

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CONCURSOS POÉTICOS DA E.P.C.


A Estância da Poesia Crioula orgulhosamente apresenta o resultado final dos seus concursos literários do 1º semestre de 2012.

Informa ainda que a premiação ocorrerá dentro da programação do 56º Rodeio de Poetas Crioulos, dia 1º de julho de 2012, a partir das 13 horas, no Galpão da OAB, – Rua Aureliano de Figueiredo Pinto, nº 620 – Bairro Cidade Baixa - Porto Alegre/RS.

Agradecendo a participação de todos e parabenizando os autores premiados, a entidade convida a todos para participarem das comemorações dos 55 anos de fundação da Academia Xucra do Rio Grande:

- Dia 30 de junho de 2012, 14 h, no Galpão Crioulo do Palácio do Governo do Rio Grande do Sul.

- Dia 01 de julho de 2012, 11 h, na Pedra da Memória da Sesmaria do Infinito, no Parque da Harmonia em frente a Churrascaria Galpão Crioulo.

Atenciosamente.

Cândido Brasil
Presidente EPC

RESULTADOS DOS CONCURSOS LITERÁRIOS DO 1º SEMESTRE/2012

CONCURSO LITERÁRIO CRISTÓVÃO PEREIRA DE ABREU

- TEMA: “TROPEIRISMO”

CATEGORIA PESQUISA HISTÓRICA

1º Lugar: Adilar Signori, de Canoas
Obra: “O Tropeiro Francisco Pinto Bandeira”

2º Lugar: Paulo Gonçalves, de Porto Alegre
Obra: “Tropeirismo – Início e fim de um ciclo”

3º Lugar: Carlos Eugênio da Costa Silva, de Pelotas
Obra: “O legado das tropeadas”

Comissão Avaliadora: Francisco Pereira Rodrigues, Dilmar Paixão e Paulo Roberto de Fraga Cirne

CATEGORIA POESIA

1º Lugar: Alberto Sales, de Caxias do Sul
Poema: “De pouso e estrada”

2º Lugar: Sebastião Teixeira Corrêa, de Caxias do Sul
Poema: “Quando a tropa perde um centauro”

3º Lugar: Ari Pinheiro, de Florianópolis
Poema: “Desafiando agosto”

Comissão Avaliadora: Léo Ribeiro de Souza, Norberto Castro e Cristiano Ferreira

CATEGORIA TROVA LITERÁRIA

1º Lugar: Sebastião Teixeira Corrêa, de Caxias do Sul

2º Lugar: Cleomar Brasil, de Nova esperança do Sul

3º Lugar: Pedro Junior da Fontoura, de Bento Gonçalves

Comissão Avaliadora: A cargo da UBT – Coordenador Flávio Stefani (Porto Alegre)
Gisele Bueno Pinto (Dom Pedrito); Clênio Borges (Porto Alegre) e Alice Brandão (Caxias do Sul)

CONCURSO DE POESIAS TAVEIRA JÚNIOR

1º Lugar: Luis César Soares, de Gravataí
Poema: “Tributo a memória de um carreteiro”

2º Lugar: Augusto César Brasil, de Canoas
Poema: “Sou Rio Grande”

3º Lugar: Gargione Ávila, de Rio Grande
Poema: “O silêncio das guitarras”

4º Lugar: Rômulo Chaves, de Palmeira das Missões
Poema: “Don' Ana, o tempo e a bandeira”

5º Lugar: Otavio Geraldo Reichert, de Santo Ângelo
Poema: “Das lendas do sul... Hogaraitai ”

Comissão Avaliadora: Léo Ribeiro de Souza, Cristiano Ferreira e Agenor de Mello Coelho

CONCURSO DE CONTOS ALCIDES MAYA

1º Lugar: Juarez Nunes da Silva, de Caxias do Sul
Conto: “A Rádio Mamangava”

2º Lugar: Gilney Muñoz Braz, de Curitiba
Conto: “Seu Ayres”

3º Lugar: Leandro de Araújo, de Esteio
Conto: “Respeito”

4º Lugar: Quatro autores: Antônio Cândido de Azambuja Ribeiro, de Santa Maria - Athos Ronaldo Miralha da Cunha, de Santiago - Tânia Lopes, de Itaqui e Vitor Biasoli, de Pelotas.
Conto: “Cancha reta”

5º Lugar: Jurema Chaves, de São Leopoldo
Conto: “O vento, o menino e as pandorgas”

Comissão Avaliadora: Sidnei Azambuja, José Machado Leal e Danci Ramos

CONCURSO DE TROVAS LITERÁRIAS JOSÉ BARROS DE VASCONCELLOS

TEMA: “EXEMPLO”

CATEGORIA ESTADUAL

1º Lugar: Milton Sebastião Souza, de Porto Alegre

2º Lugar: Wilson Tubino, de Porto Alegre

3º Lugar: Ialmar Pio Schneider, de Porto Alegre

4º Lugar: Delcy Canalles, de Porto Alegre

5º Lugar: Sebastião Teixeira Corrêa, de Caxias do Sul

Comissão Avaliadora: A cargo da UBT – Coordenador Flávio Stefani (Porto Alegre) Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte); Elizabeth Souza Cruz (Nova Friburgo); Gisele Bueno Pinto (Dom Pedrito); Maurício Friedrich (Curitiba) e Alice Brandão (Caxias do Sul)

CATEGORIA NACIONAL

1º Lugar: Wandira Fagundes Queiroz, de Curitiba – PR

2º Lugar: Darly O. Barros, de São Paulo – SP

3º Lugar: José Ouverney, de Pindamonhangaba – SP

4º Lugar: Darly O. Barros, de São Paulo – SP

5º Lugar: Olympio da Cruz Simões Coutinho, de Belo Horizonte – MG

Comissão Avaliadora: A cargo da UBT – Coordenador Flávio Stefani (Porto Alegre) Luiz Carlos Abritta (Belo Horizonte); Elizabeth Souza Cruz (Nova Friburgo); Gisele Bueno Pinto (Dom Pedrito); Maurício Friedrich (Curitiba) e Alice Brandão (Caxias do Sul)

QUEM CANTA OS SEUS SERÁ ETERNO!

 
Quem canta a terra nativa,
sua história, os ancestrais,
não há de morrer jamais
pois ficarão sempre vivas
ressonâncias das cantigas
pelos varzedos do tempo...
Renasce na voz dos ventos,
no "êra boi" de um tropeiro,
na alma de algum guerreiro
que ronda as pedras dos templos.

Verso de: Léo Ribeiro

ESTÂNCIA DA POESIA - GESTÃO 2012/2014

A Estância da Poesia Crioula, a Academia Xucra do Rio Grande, no próximo dia 29 de junho, completará 55 anos de atividades ininterrúptas. Quantos vates de renome ajudaram a compor o crédito literário desta grande entidade? Quantos poetas consagrados cerraram fileiras para engrandecer esta confraria de acadêmicos forjados na poesia terrunha?

A partir de hoje, e até o dia de seu aniversário, estaremos publicando sobre a formação e a história desta gente que, reunida na escrita, agüenta o tranco por anos e anos. Somos uma das poucas entidades literárias sobreviventes (e sem depender de ajuda externa ou pública) e talvez a única no RS com sede própria. Tudo isto envaidece seus componentes, pessoas sensíveis, visto que são poetas e poetizas, e que comemoram mais um ano de existência com intensa programação (que será divulgada oportunamente) convidando a todos para que participem desta data tão importante.

A nominata da nova diretoria para o biênio 2012/2014 já está constituída e postada abaixo.

 
Cândido Brasil comandará a Academia Xucra do Rio Grande por mais dois anos

ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA - GESTÃO 2012/2014

Presidente: Cândido Brasil
Vice-Presidente: Wilson Tubino
Secretário Geral: Léo Ribeiro de Souza,
2º Secretário: Darcy Everton Dárgen,
1º Tesoureiro: Cristiano Ferreira
2º Tesoureiro: Paulo Roberto de Fraga Cirne
Conselho Deliberativo: Luiz Alberto Ibarra, Danci Ramos e Avelino Collet
Suplente: Padre Amadeu Canellas
Conselho Fiscal: Paulo Zenni Araújo, Sued Macedo e Dilmar Xavier da Paixão
Suplente: Jurema Chaves
Diretora de Biblioteca, Arquivo e Museu: Beatriz de Castro
Diretor de Edições e Publicidade: Paulinho Pires
Diretor de Promoções Culturais: José Machado Leal
Comissão Seletiva: Francisco Pereira Rodrigues, Léo Ribeiro de Souza, José Machado Leal, Cristiano Ferreira e Luiz Alberto Ibarra.


 
Quando fui presidente da Estância da Poesia Crioula (2004/2006) Francisco Pereira Rodrigues, ex-Presidente da entidade, a direita da foto, era nosso grande orador. Agora, tenho a honra de compor a nova nominata da Academia Xucra do Rio Grande na função de selecionar e aprovar novos sócios ao lado deste grande tribuno de 99 anos de idade, e com uma saúde de me dar nos dedos.  

SÉTIMO ENCONTRO DE COMUNICADORES

 e 2º Encontro de Blogueiros e Twiteiros da cultura gaúcha

A comunicação é indispensável para qualquer organização social. Todo sistema organizacional viabiliza-se graças ao sistema de comunicação nele existente que permitirá sua realimentação e sua vital sobrevivência frente aos desafios e obstáculos. Ela vai além da transmissão de informações. É um processo de estabelecimento de relações entre os interlocutores.

O mundo, de hoje, se comunica muito mais que no passado. Na era da informação imediata as pessoas estão mais atentas ao discurso produzido. Por isso é preciso ter conhecimento, mas principalmente, responsabilidade no que se produz de discurso.

Com tal preocupação, o Movimento Tradicionalista Gaúcho, organiza o 7º Encontro de Comunicadores e o 2º Encontro de Blogueiros e Twitteiros da Cultura Gaúcha, durante a 77ª Convenção Tradicionalista, na cidade de Guaporé.

Sábado, 28/07/2012 às 14h

Temário: A tecnologia da informação à serviço das tradições gaúchas

1. Organizar rede de comunicadores, blogueiros e twiteiros comprometidos com a tradição gaúcha e com o Folclore do RS,

2. Articulação de comunicação e interatividade entre os blogueiros e twiteiros interessados na produção compartilhada de conhecimento com responsabilidade;

3. Compreender a importância das ferramentas da comunicação na era da informação instantânea.

Local: Centro de Guaporé

Rogério Bastos
051-81864262



terça-feira, 19 de junho de 2012

PREFEITO VETA PARQUE TEMÁTICO

E MAIORIA DOS VEREADORES ACOMPANHAM SEU VETO

Hoje, 18/06/12, a Câmara enfrentou a votação do veto do senhor Prefeito, José Fortunati, ao nosso Projeto que busca a estruturação do Parque Temático da Cultura e Folclore Gaúcho.

Em razão da necessidade de 19 votos favoráveis para derrubada do veto, houve retirada estratégica de quorum, para ganharmos prazo e tentarmos convencer os vereadores que votaram contra o nosso projeto, conforme planilha de votação, que segue.

Saliento que alguns dos não votantes estão nos apoiando e com certeza votarão conosco na próxima votação. Estamos fazendo um apelo aos nobres colegas, que votaram contra, para que na 4º feira, 20/06/12, mudem seu voto, aprovando o Parque Temático da Cultura e folclore Gaúcho.

Vereador Bernardino Vendruscolo

 

Nota do Blog: A maioria destes vereadores que acompanham o Prefeito de Porto Alegre no veto a construção de um Parque Temático da Cultura Gaúcha (com oficinas de tradição para crianças, museu do gaúcho, restaurantes típicos, enfim, um local onde o turista poderia conhecer a miúde nossa tão propagada cultura), quando chega setembro, durante a Semana Farroupilha, não saem do Acampamento na busca do convívio (voto) com seus eleitores. Acho que os tradicionalistas da capital devem analizar e guardar no bolso da bombacha quem é quem nesta história toda.  

MUITO BLA BLA BLA E POUCA AÇÃO!

 
Enquanto na RIO + 20 se discute, discute, discute... e não se chega a lugar nenhum (igualzito aos nossos legislativos) sobre um planeta auto-sustentável, o desmatamento, a poluição, a sujeira urbana, vão campeando soltas por este Rio Grande e país afora. Quem paga a conta somos nós mesmos, que não estamos muito ligados em ecologia, em mãe natureza. Mas nós nos viramos pois somos seres "inteligentes". O pior são nossos animais, como mostra com exclusividade nosso blog no flagrante acima, onde os coitados dos guaipecas tem que esperar um longo tempo na fila por falta de um banheiro adequado.

VOLTEANDO DATAS - 19 DE JUNHO

Num dia 19 de junho, do ano de 1919, nascia no bairro Passo da Areia, em Porto Alegre, Leovegildo José de Freitas, o Gildo de Freitas, considerado o maior trovador do Rio Grande do Sul. Foi "inimigo" musical de Teixeirinha. Amigos dos dois artistas comentavam que tais brigas através dos discos era tudo meio arranjado. Hoje em dia Gildo de Freitas tem suas canções regravadas por inúmeros cantores rio-grandenses e um de seus maiores sucessos é "Eu Reconheço Que Sou Grosso".  

No mesmo dia 19 de junho, mas do ano de 1923, ocorria o combate na ponte de Ibirapuitã, entrada da cidade de Alegrete, durante a revolução entre Maragatos e Chimangos.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

POEMAS CLASSIFICADOS PARA O FESTIVAL

1º SINOS DO VERSO GAÚCHO.

DIA 20 de outubro de 2012.

TEMA ESPECIAL – IMIGRAÇÃO ALEMÃ
Poema: NO RASTRO DATERRA
Autores: Alberto Sales e Joseti Gomes
Declamador: A definir
Amadrinhador: A definir

10 POEMAS

01 - Poema: DAS SAUDADES ENCARDIDAS
Autor: Rodrigo Canani Medeiros
Declamador: Paulo Cardoso Ribeiro
Amadrinhador: Geraldo Trindade

02 - Poema: DE RASTROS E RETALHOS
Autor: Jeferson Valente
Declamador: A definir
Amadrinhador: A definir

03 - Poema: OS PRIMEIROS VENTOS
Autores: Bianca Bergman e Carlos Omar Villela Gomes
Declamador: A definir
Amadrinhador: A definir

04 - Poema: PAJADA NO FIM DO MUNDO
Autor: Vaine Darde
Declamador: Pedro Junior da Fontoura
Amadrinhador: A definir

05 - Poema: PRELÚDIO A UM CAMPOSANTO... QUANDO A ALMA PEDE BEM MAIS QUE CÉU
Autor: Luciano Salerno
Declamador: A definir
Amadrinhador: A definir

06 - Poema: RECANTO DO SOL NASCENTE
Autor: Jorge Luiz da Rosa Chaves
Declamador: A definir
Amadrinhador: A definir

07 - Poema: ROMANCE DE PAMPA E SOL
Autor: Danilo Kuhn
Declamador: Clara Faccio
Amadrinhador: Danilo Kun

08 - Poema: TEMPO E SAUDADE
Autor: Jeferson Monteiro
Declamador: A definir
Amadrinhador: A definir

09 - Poema: TRIBUTO A MEMÓRIA DE UM CARRETEIRO
Autor: Luis César Soares
Declamador: Jair Silveira
Amadrinhador: A definir

10 - Poema: SUSSUROS DE LIBERDADE
Autor: João Batista de Oliveira
Declamador: A definir
Amadrinhador: A definir

SUPLENTE \ TEMA ESPECIAL – IMIGRAÇÃO ALEMÃ
01 - Poema: MAIS QUE UM RELATO “IMIGRAÇÃO ALEMÔ
Autor: Toninho Lima

SUPLENTES
01 - Poema: INVERSO
Autor: Vinícius Nardi
02 - Poema: GALPÃO GAÚCHO
Autor: Érico Jardim

Comissão Avaliadora

Jurema Chaves
Luiz Lopes de Souza
Wilson Araújo

São Leopoldo / RS 17 de julho de 2012.

Colaboração: Luciano Salerno

NICO FAGUNDES JÁ TEM SUBSTITUTOS

 
Segundo informações extra-oficiais, Antônio Augusto Fagundes, o Nico, que acaba de aposentar-se na RBS TV e no Jornal Zero Hora, já tem substitutos. Para apresentar o programa Galpão Crioulo, ao lado de Neto Fagundes, tudo indica que será a cantora Shana Muller. Na sua coluna tradicionalista de ZH, aos sábados, a função ficará ao encargo do cantor Elton Saldanha. A missão de substituí-lo não é nada fácil devido a sua experiência, estudo e conhecimento prático, mas tenho certeza que os nomes apontados, se vierem a se confirmar, farão um ótimo trabalho.

NÓS, DO SUL, SOMOS PREPOTENTES?

Circula, faz algum tempo, aqui pelo Rio Grande do Sul, uma coleção de imagens e dizeres muito bem humorados intitulados "aqui no RS é assim". Até estou guardando para começar a postar aqui no blog.

Como disse, é uma brincadeira em cima desta outra brincadeira de que o gaúcho se acha superior aos outros povos do mundo, fato, talvez, herdado dos nossos hermanos argentinos (agora uma chacota minha). O gaúcho é um ser que gosta de rir de si mesmo e de suas pataqüadas (seus foras) e isto também é uma virtude. Nesta linha seguiram diversos escritores como Luis Fernando Veríssimo em seu Analista de Bagé até os sites modernos como O Bairrista, agora encampado pela RBS. Em suma, digo que nós, do sul, não somos prepotentes. Somos bem-humorados. 


O problema de "se achar" é quando se sai da linha da brincadeira e se penetra numa seara sisuda e séria como é o nosso Movimento Tradicionalista Gaúcho. Bombeiem a imagem abaixo. É o flagrante de dois manequins expostos em um evento sob a chancela do MTG. Na imagem da esquerda está o manequim com uma pilcha (roupa tradicionalista do Rio Grande do Sul) com um cartaz contendo os dizeres: EU SOU GAÚCHO. No manequim da direita outra pilcha (com boina, rastra, lenço curto) e com outro cartaz escrito o seguinte: EU QUERO SER GAÚCHO. 

Mas pelo amor de Deus! Com todo o respeito. O MTG não pode se adonar da palavra gaúcho! Ele patenteou este termo!? Gaúcho, meus amigos, existia muito antes das fronteiras do Rio Grande serem delimitadas. Gaúcho, companheiros, é um estado de espírito e não se prende a fronteiras geográficas e muito menos a roupa que usa. Dizer que quem não está de acordo com o que reza a cartilha do MTG não é gaúcho é um dos maiores impropérios que já ouvi.

Glaucus Saraíva,um ícone do tradicionalismo, há muitos anos (e eu estava lá) proferia uma palestra sobre indumentária em Bagé, num congresso tradicionalista, vestido de roupa "safari" . Claro que ele, intencionalmente, deixou a bola picando para alguém perguntar: - Como tu podes falar em indumentária com estes trajes? No que ele respondeu: O TRADICIONALISMO ESTÁ NA ALMA.

Tenho muito apreço pelo MTG, reconheço seu trabalho e suas labutas, e possuo grandes amigos ali dentro como o Rogério Bastos e o Fraga Cirne, mas não posso concordar com o preconizado na foto acima. Então que se colocasse assim: Pilcha correta do tradicionalista rio-grandense, de acordo com as orientações do MTG. Aí tudo bem. Mas determinar quem é ou quem deixa de ser gaúcho pela roupa que veste!? Então a pessoa humilde, que cultiva nossas tradições mas que não pode comprar uma pilcha (pois é algo caro), não é gaúcho?

Como diz a gurizada: "Menos, MTG. Bem menos".  

domingo, 17 de junho de 2012

AMIGOS DE FÉ!



Quando eu vim da campanha
(e nem sei porque eu vim!)
minha vida teve fim...
Vivo da ilusão da canha.
Fui gaúcho de façanhas,
até já emprestei dinheiro,
rodeado de "companheiros"
nos bailes de lusco-fusco.
Hoje este lote de cuscos
são meus únicos parceiros.

Verso de: Léo Ribeiro

sábado, 16 de junho de 2012

PESQUISADORES DESCOBREM QUE...

...REVOLUCIONÁRIOS FARRAPOS ESTIVERAM PRESOS EM FERNANDO DE NORONHA

Em 1844 a Revolução Farroupilha, ocorrida no Rio Grande do Sul, levou para Fernando de Noronha um contingente de revolucionários. Havia a intenção de ser encaminhado para a ilha-presídio o mais famoso daqueles revolucionários: Bento Gonçalves. No brigue-escuna “Constância” saiu o herói do Rio de Janeiro (onde já estava preso) em direção ao arquipélago. Fazendo escala em Salvador, não pode o navio prosseguir... Era velho e precisava de reparos. Por isso, Bento Gonçalves foi recolhido ao Forte baiano de São Marcelo, que parecia o lugar mais seguro.

A tentação de isolar no arquipélago nordestino parte dos revolucionários acabou acontecendo, quando esses prisioneiros políticos estavam sendo levados para a Bahia e, sabendo os comandantes da operação, que emboscadas tentariam matar os heróis gaúchos, desviaram as embarcações para Fernando de Noronha, onde sabiam já estar instalado uma colônia penal. Nada foi divulgado na época.

Somente em 1938, quando veio comandar o Presídio Político o gaúcho Nestor Veríssimo foi que alguns seus auxiliares tentaram organizar velhos papéis, reunindo-os cronologicamente e por assuntos. Com surpresa, encontraram a relação dos revoltosos da Farroupilha, que teriam sido recambiados para a ilha, pelas dificuldades de desembarque na Bahia. O responsável pelo “arrumação” do arquivo, João Henrique Domingues, copiou a lista e, anos mais tarde, enviou cópia para o primo do seu antigo Diretor, o escritor Érico Veríssimo que, conhecendo seu conteúdo, repassou-a para o historiador gaúcho Walter Spalding, que escrevia a obra “Um forte baiano ligado ao Rio Grande do Sul”. E então a lista foi incluída no trabalho, esclarecendo e prisão na ilha nordestina, jamais antes divulgada.

Foram 49 prisioneiros farroupilhas, chegados na ilha em 28 de outubro de 1844, na barca “Esmeralda”. Devem ter vindo antes outros presos, dos quais não se conhece a relação nem o número de pessoas, mas se sabe, com certeza, que, em 20 de novembro daquele ano, menos de um mês após ter chegado essa meia centena de presos, 17 do primeiro grupo encaminhado - da qual perdeu-se a relação completa - estavam sendo “devolvidos”, todos embarcados para a Capital da Província de Pernambuco sendo que 16 deles “com o fim de sentarem praça” e um remetido como “criminoso de morte”. Essas iformações só foram divulgadas quando a relação chegou nas mãos de um historiador. Sabe-se que os originais foram enviados para o Arquivo Nacional no Rio de Janeiro, onde estão até hoje.

Pena que - mesmo no Rio Grande do Sul - esse momento histórico é pouco conhecido... O trabalho de Walter Spalding, publicado pelo Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, circulou no restrito círculo de pesquisadores interessados pela história pátria. A grande divulgação não se fez.

Em 2007, o episódio dos farroupilhas em Fernando de Noronha foi incluído na obra “FERNANDO DE NORONHA – CINCO SÉCULOS DE HISTÓRIA, divulgando essa aventura. Ainda bem que foi assim!

Postado por Marieta Borges: Marieta Borges Lins e Silva é educadora, poeta, historiadora e pesquisadora. Seu último livro chama-se “Fernando de Noronha: Cinco Séculos de História”.

Colaboração: Carlos Zatti / Hilton Araldi