RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

sábado, 10 de setembro de 2022

 

REPONTANDO DATAS / 10 DE SETEMBRO


Em 10 de setembro do ano de 1836 trava-se nos Campos dos Menezes, Bagé, a Batalha do Seival uma das maiores vitórias dos republicanos sobre os imperiais aonde as tropas farroupilhas de Antônio de Sousa Neto, em menor número (em torno de 400 soldados) e numa posição logística inferior, derrotam as legalistas de João da Silva Tavares (600 soldados). Reza a lenda que a cabeça do freio do cavalo de João da Silva Tavares arrebentou, ficando sem comando e disparando. Seus soldados, imaginando que seu comandante fugia, ficaram desordenados. Nesse local, na margem esquerda do Arroio Seival, ao norte da BR-293, o Movimento Tradicionalista Gaúcho mandou erguer um marco histórico.

Também num dia 10 de setembro, mas no ano de 1837, Bento Gonçalves da Silva chega  de volta aos pampas, fugitivo do Forte São Marcelo, Salvador. Tal fuga aconteceu com a prestimosa ajuda da maçonaria baiana. Sua vinda para o Sul também foi arquitetada por um maçom uruguaio que o acobertou em seu navio mercante. Bento desceu na localidade de Desterro, hoje Florianópolis, vindo de cavalo até o Rio Grande do Sul e assumindo, novamente, o comando republicano.   

Já num dia 10 de setembro, do ano de 1899, João Cezimbra Jacques, Patrono do Tradicionalismo Gaúcho, juntamente com João Simões Lopes Neto, fundam em Pelotas a União Gaúcha, 3ª Sociedade no Gênero.