RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 11 de setembro de 2022


11 DE SETEMBRO DE 1836

PROCLAMAÇÃO DA 

REPÚBLICA RIO-GRANDENSE   


No dia 11 de setembro, do ano de 1836, após a mais fulgurante vitória dos republicanos sobre as tropas imperiais comandadas por João da Silva Tavares, o General Antônio de Sousa Netto, a revelia do comandante Bento Gonçalves, proclamou a República Rio-grandense. Neste dia a Revolução Farroupilha passa a denominar-se Guerra dos Farrapos, ou seja, deixa de ser uma luta de província contra o império para ser de uma nação contra outra. 
 
Netto, assim se pronunciou diante de seus comandados: 
 
"Camaradas! Nós que compomos a 1ª Brigada do Exército Liberal, devemos ser os primeiros a proclamar, como proclamamos, a independência desta Província, a qual fica desligada das demais do Império, e forma um Estado livre e independente, com o título de REPÚBLICA RIO-GRANDENSE, e cujo manifesto às nações civilizadas se fará competentemente. Camaradas! Gritemos pela primeira vez: VIVA A REPÚBLICA RIO-GRANDENSE. VIVA A INDEPENDÊNCIA! VIVA O EXÉRCITO REPUBLICANO RIO-GRANDENSE!"

- Campos dos Menezes, 11 de setembro de 1836 - Antônio de Souza Neto - Coronel - Comandante da 1ª Brigada.