A CRIANÇADA ME CONQUISTA
Uma das melhores criações do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre foi a dos Projetos Culturais. Gostaria de dar o crédito mas não sei quem foi o mentor de iniciativa tão inteligente. Tais projetos obrigam cada piquete acampado a apresentar algum trabalho de forma cultural normalmente ligado ao tema a ser festejado cada ano.
Liliana Cardoso Duarte, responsável direta pelo acampamento de 2022 por indicação da Prefeitura Municipal da Capital, me solicitou que eu fosse um dos avaliadores dos projetos a serem apresentados. Sim. Os projetos apresentados são avaliados em uma detalhada planilha. Ando da sala para a cozinha neste mês de setembro mas não podia negar ao pedido desta grande amiga. E lá fui eu na função de avaliador. E o pior é que estou gostando de tal atividade.
As apresentações vão de mini peças teatrais, passando por danças, declamações, cantorias, mas 80% são palestras sobre o tema proposto.
Mas quem me leva os trocados são a gurizada. A pureza, a autenticidade de suas apresentações ou mesmo na assistência são algo cativante.
Hoje pela manhã estive avaliando a apresentação de um projeto no Piquete Mango e Maneia, sendo palestrante o Professor Clóvis (foto).
O que me deixou triste foi quando ele perguntou a criançada quantos já estiveram em algum CTG. Nenhum levantou o dedo.
Nossas tradições são caras (monetariamente falando) fugindo do alcance da classe pobre. Um menino chegou a dizer que tinha muita vontade de "comer um churrasco"... Algo tinha que ser feito a respeito.