RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 26 de junho de 2022

ARTE SEM FRONTEIRAS

 

Léo Ribeiro, Osmar Ranzolin e Cândido Brasil
Foto: Marco Antonio Ranzolin


A poesia é uma arte universal, une pessoas, estados e continentes. Não respeita geografias. Muda em seus estilos mas permanece perene quanto a sua beleza. 

Ontem a tarde, 25, nas comemorações dos 65 anos da Estância da Poesia Crioula, tivemos o prazer de empossar novos confrades. Muitos cruzaram longas distâncias para receber seu certificado de vates da Academia Xucra do Rio Grande, como foi o caso dos poetas Matheus Marchezan Bauer, de São Borja, Athos Miralha, de Santa Maria, Vitor Lopes Ribeiro, de Pelotas, Lori Esquiavo, de São Nicolau e Osmar Ranzolin (na foto comigo e com o Presidente Cândido Brasil), de Fraiburgo, Santa Catarina. 

Das Missões ao Sul do Estado, de Santa Catarina ao Coração do Rio Grande, todos se deslocando por horas e horas, acompanhados de familiares e amigos, para vivenciar este momento tão sublime em suas vidas. Era perceptível o orgulho no rosto de cada novo "Estanciano" por fazer parte desta entidade poética que cruza os tempos, por mais difíceis que sejam, deixando seu rastro na história do versejar gauchesco. 

Sejam bem-vindos, Poetas.      

Novos integrantes da Estância da Poesia Crioula 
foram empossados na tarde de ontem. 
Foto: Marilene Huff