RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sábado, 25 de junho de 2022

FRATERNIDADE GAÚCHA

 


Aconteceu na noite de ontem, 24, dia de São João, padroeiro da Maçonaria, a concorrida cerimônia de posse do Grão-mestrado do Grande Oriente do Rio Grande do Sul. Os Irmãos Celito Cristófoli como Grão-Mestre e Marcus Vinícius Bortolotto como Grão-Mestre Adjunto terão a missão de comandar esta Potência Maçônica, uma das mais antigas do Brasil, fundada em 1893, em meio a Revolução Federalista.

Abrilhantando os trabalhos (como sempre) e dando um ar gauchesco ao evento, o Piquete Fraternidade Gaúcha, braço tradicionalista dentro da Arte Real, se fez presente na função de lanceiros. 

O Fraternidade Gaúcha, atualmente comandado pelo Patrão Valmir Mendonça, tem história em nossa cultura regional sendo promotor de um dos maiores festivais poéticos do Estado (Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula), participando ativamente das Festividades Farroupilhas realizando, inclusive, Sessões Maçônicas em pleno Acampamento (muitos dos revolucionários pertenciam a Ordem) e, há três anos, compondo a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas aonde ocupa por merecimento a Vice-presidência. 

Parabéns, Fraternidade, por seu belo trabalho unindo estas instituições - Maçonaria/Tradicionalismo.