RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 31 de maio de 2020

O SIMBOLISMO DA LIVE DO PORCA




Nossos artistas gaúchos são guerreiros. A todo momento adentram em nossos ranchos através de lives nos trazendo cantorias em troca de mantimentos para pessoas necessitadas.  

Ontem a noite o Porca Véia e o Grupo Cordeona, um dos raros conjuntos que me fazem sair de casa para forcejar num baile (devo confessar que lá pelas tantas "garrei" a Miriam pela cintura e saímos esparramando as cadeiras - nos dois sentidos), além das belíssimas músicas, nos mostraram de forma autêntica o outro lado da moeda, ou seja , a dura realidade dos artistas do Sul.

Ao leiloar uma gaita de sua propriedade em benefício de integrantes do próprio grupo Porca agiu como sempre foi, isto é, verdadeiro.


É claro que o querido amigo Porca Véia tem outras gaitas mas o simbolismo de seu ato aonde o trabalhador tem que desfazer-se de seu instrumento de trabalho foi um gesto significativo e triste.


"Tudo que eu tenho ganhei nos floreios

tocando em rodeios e bailes da vida.
Levando alegria tirei meu sustento
bendito instrumento, parceira de lida."

Quem vive do palco, a "turma da graxa", nossos artistas, precisam retornar as lides pois a propagada ajuda está pior que carreira de lesma.

A satisfação foi ver o Porca Véia bem.