RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

REPONTANDO DATAS / 20 DE FEVEREIRO



Num dia 20 de janeiro do ano de 1923, portanto a 97 anos, nascia em São Jorge da Mulada, Criúva, então pertencente a São Francisco de Paula, Honeyde Bertussi Siqueira, o maior ídolo da música galponeira do Rio Grande do Sul. 

 
Músico tradicionalista gaúcho, compositor, cantor e acordeonista, Honeyde Bertussi foi conhecido como o "Cancioneiro das Coxilhas", devido ao fato de este ser o nome de um dos maiores sucessos gravado no disco Coração Gaúcho  e, também, por apresentar um programa de Rádio em Caxias do Sul com o mesmo nome. Iniciou sua carreira artística em 1941. Deixou centenas de composições que tornaram-se verdadeiros clássicos gaúchos.
 
Junto com seu irmão Adelar Bertussi formou a primeira e mais famosa dupla de acordeonistas do Brasil. Foram, inclusive, os pioneiros a gravar um Bugio (Casamento da Doralice), único ritmo genuinamente gauchesco. Seu estilo campeiro/galponeiro deixou seguidores pelo estado a fora sendo ícone deste estilo musical até os dias de hoje. Grandes nomes como Os Serranos, Os Monarcas, Porca Véia e tantos outros, iniciaram suas carreiras tendo por padrão o estilo Bertussi. 
 
 
Tive o privilégio de conhecer e ser amigo de Honeyde Bertussi e de escrever em versos um livro sobre sua vida artística. 
 
A obra é composta por 301 sextilhas e para escrevê-la convivi com Honeyde mais a miúde, inclusive parando em sua casa em Caxias do Sul onde aprendi a admirá-lo ainda mais. No lançamento do livro em São Francisco de Paula, Honeyde Bertussi se fez presente. Saia gente pelo ladrão da Associação Atlética Banco do Brasil, local do evento. Inclusive cavalgadas foram organizadas para celebrar o ato. 
 
No meu entendimento, juntamente com Teixeirinha, foi o maior representante da música regionalista de nosso Estado.