RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

SALVE O 20 DE SETEMBRO



 
Num dia 20 de setembro, após escaramuças no pontilhão da Azenha na noite anterior, os Farroupilhas adentram em Porto Alegre, tomando a capital da Província de São Pedro e dando início a épica revolução (até 11 de setembro de 1836) e posterior Guerra dos Farrapos. Bento Gonçalves da Silva entra na cidade somente no dia 22, quando o Presidente da Província Fernandes Braga, colocado neste posto pelo próprio Bento, já tinha alçado o pingo (navio) para as bandas de Rio Grande.
 
Foram quase dez anos de lutas, vitórias, derrotas e fatos heroicos que marcaram a nossa história e ajudaram a formar a nossa identidade, embora alguns intelectuais, nos dias de hoje, tentem projetar-se minimizando este passado.
 
O Governador Júlio de Castilhos, através de decreto, tornou o 20 de setembro como o Dia do Gaúcho, por isto hoje, além de festejarmos, devemos refletir sobre tudo o que aconteceu, perceber os reflexos daquelas atitudes em nossos dias atuais, pesquisar e preservar nossa história.

Até o domingo diversas manifestações como desfiles, bailes, shows, acontecerão em praticamente todas as localidades do Estado numa manifestação de apego a este legado tão lindo resgatado por nosso homenageado João Carlos D'Avila Paixão Côrtes. Toda atitude de carinho, individual ou coletiva, por esta data e o que ela representa é bem-vinda só não vamos esquecer o lado cívico deste Dia do Gaúcho.

Um bom feriado a todos.