RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

REPONTANDO DATAS / 23 DE SETEMBRO


No dia 23 de setembro festejamos o nascimento de duas ilustres figuras rio-grandenses. 

O primeiro foi simplesmente do maior nome da história de nosso Estado, Bento Gonçalves da Silva, que nasceu num 23 de setembro de 1788. Um fato curioso é que num dia 21 de setembro, do ano de 1835, dois dias antes de completar 47 anos, Bento Gonçalves, sob gritos e vivas, adentrava na cidade de Porto Alegre para começar a mais longa revolução da história brasileira a qual acabamos de comemorar.  
 
Muitos "historiadores", nos dias de hoje, tentam minimizar ou até mesmo denegrir a imagem deste grande líder ao dizer que a Guerra dos Farrapos foi elaborada pelos estancieiros mas quem pegava em armas eram os pobres, negros e índios. Uma inverdade pois em todas as frentes de batalhas líderes como Onofre Pires, Antônio de Souza Netto, Teixeira Nunes e o próprio Bento cavalgavam a frente de seus esquadrões. Tanto é assim que muitos morreram nestes embates e o general que hoje aniversaria foi preso com todo seu pelotão na derrota da Ilha do Fanfa.  
 
Que viva sempre em nossa memória.    

Bento Gonçalves da Silva. Pintura de Guido Mondin
 
 
O segundo nascimento importante desta data, também de um revolucionário, ocorreu no dia 23 de setembro do ano de 1864. Fazemos referência ao "Leão do Caverá", Honório Lemes. Nasceu em Cachoeira do Sul e morreu em Santana do Livramento em 30 de setembro de 1830. Foi tropeiro, pequeno proprietário, pobre e quase analfabeto. Patriota, liberal convicto e admirador de Gaspar Silveira Martins, ao rebentar a Revolução Federalista em 1893, ingressou como simples soldado nas fileiras revolucionárias, chegando ao posto de coronel. Terminada a luta em 1895 voltou a se dedicar as lides campeiras.   
 
2ª Brigada do Oeste - Honório Lemes é o primeiro sentado
da esquerda para a direita - Flagrante colhido em Bagé