RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 24 de setembro de 2019

HORA DE CORREÇÃO DE RUMOS


Passados os festejos farroupilhas é hora de juntar os rescaldos, analisar perdas e ganhos, fazer um balanço do acontecido. Sempre que passado algum evento que coordeno, deixo baixar a poeira e reavalio os prós e os contras do acontecido. É uma boa tática para não errar novamente. 
 
Acho que nossas comemorações do dia 20 de setembro, de uma maneira geral, foram positivas embora ainda falte muita coisa para a perfeição, objetivo muito difícil de ser alcançado.   
 
Andamos em época de crise e isto afeta as festividades como um todo mas, a falta do "cascalho", não chegou tirar o brilho das centenas de atividades desde a busca da chama crioula em Tenente Portela até a extinção da mesma na boca da noite do dia 20 de setembro. Há muito tempo tenho frequentado esporadicamente o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre mas, nas vezes em que lá compareci e apesar dos sustos iniciais no que tange a organização e a falta de apoios públicos e privados, não me pareceu muito diferente das outras edições. É um local onde a gauchada da capital mata saudades de sua querência interiorana e as novas gerações vão tomando conhecimento de seu passado, de sua história, de seus costumes. 
 
A escolha do tema em homenagem ao folclorista Paixão Côrtes foi muito bem pensada pelos organizadores e devidamente explorada pelos mais de 350 piquetes da capital e por todo o interior do Estado.
 
Não vou aqui enumerar pontos negativos pois "roupa suja se lava em casa" mas o que percebi foi uma certa disputa de poder na organização das comemorações e muita gente "levando as glórias de graça".   
 
Imagino que não seja fácil coordenar uma festividade desta magnitude, por isso mesmo há que se trabalhar em equipe, com divisões de tarefas e que os recebimentos dos louros também sejam compartilhados. 
 
É notória a percepção de que o Movimento Tradicionalista Gaúcho vem enfraquecido, alquebrado, apartado, com muitos ex-colaboradores rezando para que chegue janeiro quando acontecerão as eleições na entidade e os festejos farroupilhas de 2019 não colaboraram muito para alterar esta situação até meio constrangedora para os tradicionalistas.
 
Vamos aguardar e torcer. Como disse, é hora reavaliações e correções de rumos.