RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

domingo, 22 de setembro de 2019

A HERANÇA DOS FARRAPOS



Gosto por demais de um texto coerente, articulado e bem fundamentado, como é o caso do artigo de desembargador Newton Fabrício, na Zero Hora de sexta-feira.
Sempre que se aproxima o 20 de setembro, ouvem-se duas afirmações: que o motivo da Revolução Farroupilha foi o prejuízo causado aos estancieiros pelo preço do charque e que o Rio Grande é o único lugar do mundo que comemora uma guerra que perdeu.
É fato histórico que os estancieiros estavam sendo prejudicados pelo preço do charque (era mais barato para o governo imperial), mas daí a sustentar que este foi o motivo e causa da Revolução Farroupilha chega a ser uma insensatez. Ora, ninguém sustentaria praticamente 10 anos de guerra por um motivo tão frágil, até porque, se fosse esse o único motivo, bastava o governo imperial intervir no preço do charque que a guerra estaria terminada. Então, esse argumento do preço do charque como única causa e motivo da Revolução Farroupilha não se sustenta. Não é argumento minimamente sério.
Quanto ao argumento que o Rio Grande é o único lugar do mundo que comemora uma guerra que perdeu: a batalha mais celebrada do mundo consistiu em uma derrota. Foi a Batalha das Termópilas. O Sul dos Estados Unidos até hoje comemora  o inicio da Guerra da Secessão. Não precisa sequer sair do Brasil: 9 de julho, data da Revolução Constitucionalista, de 1932, é feriado em São Paulo. Por sua vez, a Inconfidência Mineira foi sufocada antes de eclodir. Ainda assim, virou símbolo de Minas Gerais e até feriado nacional.
Assim como na Batalha das Termópilas, a vitória militar da província contra o império era impossível. Basta citar um exemplo: no último ano da guerra, o Império (cujo.   exército era composto de 33 mil soldados) enviou a Província de São Pedro  um terço de seu exército - 11 mil homens. De quantos homens era composto o exército farrapo no último ano de guerra? Somente mil soldados. Assim, imaginar que a província poderia derrotar o império é uma heresia.
A vitória está no exemplo que ficou marcado na história - essa é uma terra que luta contra a injustiça.
Essa é a herança que os farrapos nos legaram.