RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 13 de outubro de 2018

MORRE BERNARDINO VENDRUSCOLO


Bernardino era um defensor das causas tradicionalistas
na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Acordamos com a seguinte triste notícia via WhatsApp agora pela manhã:
 
"Bom dia. É com pesar que informamos o falecimento de Bernardino Vendruscolo. O velório ocorrerá a partir das 12 hs de hoje e o sepultamento as 16 hs do mesmo dia, no cemitério Jardim da Paz. Andréia Vendruscolo (filha)"   
 
Bernardino Vendruscolo, 64 anos, era, e continuará sendo, meu amigo fraterno. Irmão de uma Ordem Maior, pertencia ao Piquete Fraternidade Gaúcha, do qual também faço parte, fizemos diversas jornadas em parceria. Ele viu em mim alguém capaz de lutar por nossos costumes gaúchos e eu bombeei nele um político reto e determinado. Vereador por três mandatos, foi autor de vários projetos que beneficiavam nossa cultura, como a transformação do Acampamento Farroupilha num parque temático permanente ou a utilização da casa onde funcionou o Partenon Literário, hoje abandonada, num Museu do Gaúcho. Infelizmente, pela intransigência dos governantes, nada foi adiante.
 
Bernardino Vendrusculo era um homem de convicção e que peleava só com o cabo da faca por aquilo que acreditava.
 
Vai em paz, meu parceiro velho. O céu há de ficar mais rico e mais agitado com tua presença de gaúcho inconformado com as injustiças.


Certa feita fomos num baile e o Bernardino havia esquecido
seu lenço em casa. Peguei a toalha da mesa, dobrei e fiz
um lenço bem gaúcho para o meu amigo velho.