RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 14 de outubro de 2018

SEPÉ TIARAJU PODERÁ TORNAR-SE SANTO





O Vaticano autorizou o início do processo de santificação do índio Sepé Tiaraju, herói guarani durante os conflitos nas reduções jesuíticas dos Sete Povos das Missões, no século 18. Agora, Tiaraju poderá ser invocado como "Servo de Deus" e depois ser reconhecido como cânone. 
O pedido havia sido encaminhado no ano passado à Congregação da Causa dos Santos, no Vaticano. O reconhecimento como "Servo de Deus' veio no mesmo ano, mas o documento ficou perdido na diocese de Bagé. Por isso, só agora o processo será aberto, e a comissão que cuida da canonização vai começar a apontar as virtudes do índio. 
Tiaraju foi morto em combate por tropas espanholas, em 1756. O conflito teve início devido ao Tratado de Madri, em que a Espanha cedeu a região das missões a Portugal, em troca da Colônia de Sacramento, no Uruguai. Guaranis e padres foram forçados a deixarem as reduções, o que gerou uma série de conflitos armados pelo controle da região.
A região em que estavam localizadas as comunidades indígenas Guaranis pertenciam aso Ste Povos das Missões, que ocupavam uma enorme área que abrangia parte do sul do Brasil e do norte da Argentina, próxima da fronteira com o Paraguai. Os episódios de resistências liderados por Sepé Tiaraju desencadearam novos movimentos de luta indígena após sua morte em 02 de fevereiro de 1756 durante uma das batalhas com os espanhóis. A luta liderada pelo guerreiro contou com o apoio de alguns missionários jesuítas como Padre Altamiro e Padre Balda, eu estavam na região com a missão de catequizar os índios à mando da metrópole.
Mais tarde, as reduções dariam origem às cidades de São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo e São Miguel das Missões. 
Se Tiaraju for considerado santo, ele será o primeiro índio brasileiro canonizado. Como ele morreu como mártir e é reconhecido como herói, não precisa de um milagre reconhecido para se tornar santo.