RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 16 de julho de 2018

ENTREVISTA COM EDSON DUTRA


Recebemos o chasque abaixo do amigo Orlando Torinelli, nosso parceiro jornalista, leitor de nosso blog, lá de São Bento do Sul, nos enviando essa matéria em forma de entrevista que realizou com o grande gaiteiro bonjesuense Edson Dutra. 

Buenas amigo Léo.
Estou te passando entrevista realizada ontem com Edson Dutra para minha coluna Alma de Gaúcho. Se achar interessante pode publicar.
Grande abraço
Orlando Torinelli 
Foto: Eduardo Rocha 


Os Serranos chega a 50 anos de estrada. Conte um pouco dessa trajetória.   

Caro amigo, Torinelli e amigos que nos prestigiam com a leitura! Falar de 50 anos dos SERRANOS, a serem comemorados nesse ano, é falar de luta, de trabalho, de dedicação, de esforços em todos os sentidos. Mas, é também falar de ótimas amizades e relacionamentos sociais, com pessoas que nos ajudaram a chegar até aqui. Com pessoas que se identificaram com nossos ideais tradicionalistas gaúchos. Com os valores que apregoamos, como o respeito aos mais velhos, à família, à natureza, a ética, a moral, aos bons costumes e ao civismo.
 
Sou um grande fã do grupo e vou em muitos fandangos quando o grupo está pela região....como é se apresentar quase sempre com casa cheia? 
 
Uma verdadeira alegria e sinal do prestígio que alcançamos junto a milhares de fãs e amigos. Isso, por si só, nos dá mais responsabilidade, para que OS SERRANOS continuem sua senda de trabalho e sucesso! Respeitando a todos e sempre com muita humildade e gauchismo.
 
Podemos ter a alegria de ver Edson Dutra nos palcos ainda por muito tempo? 
 
O futuro a DEUS pertence, diz a célebre e certeira frase. Depois desses 50 anos de estrada, caberá aos demais colegas levarem a bom termo o trabalho artístico dos SERRANOS. Sei que o farão muito bem.  Quando me der vontade e sobretudo saudade dos palcos, deverei estar presente, mas sem aquele compromisso que sempre tive. Afinal, preciso estar a partir de agora, um pouco mais perto dos meus filhos, mulher, parentes e amigos de sempre. E, claro, dando vasa ao meu esporte preferido, a pesca.
 
O que move o artista que deixa a família e sai viajar toda as semana pelos estados do Sul?   

Vocação, profissionalismo, respeito ao seu público e à emoção das pessoas em relação ao trabalho artístico que é feito.
 
Fale um pouco da juventude que participa dos fandango e cursos de danças gaúchas.  

Jovens valorosos são esses! Eles representam a sequência da tradição gaúcha, que é o repasse de nossos usos e costumes, de uma a outra geração. A esses jovens e a seus familiares, nosso respeito e cumprimentos! Precisamos deles para um país melhor, com estudo, com trabalho, com especializações profissionais, sem vícios e com diversões sadias. 
 
Fale um pouco da atual situação política que vive nosso querido Brasil.  

A situação política está dramática, com o avanço de um discurso e ações voltadas para uma doutrinação de extrema esquerda, na qual muitos jovens são aliciados e enganados por esse “bolivarianismo”, que está sendo apregoado.  Já foram aliciados muitos jovens e famílias de outros países vizinhos como Bolívia, Equador e Venezuela. Vemos a miséria e o caos por lá instalados, em ditaduras que massacram e dominam as suas populações. Essas, desarmadas e iludidas com as migalhas distribuídas por seus algozes, subjugam-se aos seus caprichos e interesses, deixando de lado seus sonhos de progresso, de conquistas e de valores fundamentais para a dignidade humana, como a LIBERDADE, por exemplo. Nosso país, a continuarem os desmandos que vemos e temos, será igual.  Caso não saibamos votar e não reagirmos, seremos dominados por esses maus governantes e falsos líderes. Nos últimos anos, os governos que tivemos aqui, nos mostraram com efetiva competência e maestria, como se faz e pratica a mais cruel e destrutiva CORRUPÇÃO. Esta, quebrou a nossa PETROBRÁS e desviou bilhões de reais, com obras faraônicas inacabadas, com a construção de inúteis estádios de futebol e com a conivência de importantes empresas da construção civil.  Maus políticos enriqueceram às custas do dinheiro público! 
 
Em primeiro lugar rezemos, para que isso seja revertido. Em segundo lugar, vamos eleger pessoas que não sejam corruptas ou denunciadas por esses crimes.
 
O bem vencerá o mal! Fãs e amigos dos Serranos, o país precisa de nós! Façamos nossa parte! Lutemos por um BRASIL, com dignos representantes e com sonhos factíveis para todos nós. Nossa bandeira sempre será verde e amarela, com o azul e branco. JAMAIS VERMELHA E COMUNISTA!!!  
 
Você é a favor do movimento O Sul é meu País? 
 
Poderia, no momento atual, até ser uma boa solução. Mas, quero uma PÁTRIA integrada, justa e perfeita, com todos os irmãos brasileiros unidos e com dignidade. Governados por gente decente.
 
Deixe uma mensagem para os 12 mil assinantes de A Gazeta e que acompanham "Alma de Gaúcho" já a nove anos  e chegando a 20 anos em outros jornais incluindo o extinto "Buenas Chê".

Não esmoreçam, lutemos unidos por um PAÍS nosso! Doutrina comunista não! Aqui, a liberdade tem de ser nosso patrimônio, ao lado de tantos valores que sustentam e orientam a FAMÍLIA CRISTÃ.