"TEU PRESTÍGIO É PROPORCIONAL A TUA CONDUTA"

Léo Ribeiro

RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
MISSÃO: Buscar com isenção a veracidade histórica para não retransmitir tanta bobagem como as escritas por Eduardo Bueno, o Peninha, na ZH de 21 de setembro.

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

BELOS PROJETOS SOBRE O TEMA ANUAL 2018


A SEREM DEBATIDOS E VOTADOS NO
CONGRESSO TRADICIONALISTA
 
Coisa linda é o processo democrático. Dois (talvez mais) belos projetos sobre o Tema Anual de 2018 estão aí para serem debatidos e votados no Congresso Tradicionalista, de acordo com aquele que o votante mais se identificar ou ver como mais salutar para o Movimento. Isto só acresce, só agrega, pois são proposições interessantes e, independente da vencedora, vai nortear os rumos de milhares de seguidores do tradicionalismo neste ano que começa.
 
Como já nos referimos, recebemos solicitação de divulgação de dois (não sabemos se existem outros) destes projetos.
 
O primeiro veio há mais dias, através do grande amigo, tradicionalista da pura cepa crioula, Rogério Bastos.
 
O segundo nos chegou ontem, através da 1ª Prenda do Rio Grande, Renata da Silva.
 
Abaixo, algumas proposições de ambos, para que nossos leitores tomem conhecimento e, caso estiverem habilitados, se posicionem.  

 
 
 
Autores: Bianca Correia Saldanha, Marco Antônio Saldanha Júnior e Rogério Bastos

 PROPOSTA: Objetivo Anual do Movimento Tradicionalista Gaúcho para 2018.

 SUGESTÃO:
     “1868 - 2018: 150 ANOS, DE JOVENS AGREGANDO E FORTALECENDO A CULTURA GAÚCHA”.


 RESUMO:
      Propomos o Objetivo Anual “1868 – 2018: 150 ANOS, DE JOVENS AGREGANDO E FORTALECENDO A CULTURA GAÚCHA”, afirmar para a juventude a importância de sua participação responsável no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com a finalidade de agregar mais pessoas, ideias e conhecimentos para o nosso meio, bem como revitalizar os valores para fortalecer o patrimônio tradicional, assim como homenagear todos os jovens que com coragem mantiveram a nossa cultura gaúcha até hoje. Neste ano, além das efemérides já citadas, também celebra-se os 30 anos da renovação da Comissão Provisória de Jovens que veio a originar o Departamento jovem Central do MTG.
      Um ano cheio de datas importantes que não poderiam deixar de ter um espaço para reflexão, principalmente a participação da juventude.


 Nosso tema pretende abranger dentro destes 150 anos:
- 150 anos da fundação da Sociedade Partenon Literário;
- 120 anos da criação do Grêmio Gaúcho de Porto Alegre;
- 80 anos da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande;
- 70 anos da Comissão Gaúcha de Folclore;
- 70 anos do “35” Centro de Tradições Gaúchas;
- 50 anos da 1ª Convenção Tradicionalista;
- 20 anos do Hino Tradicionalista, de Barbosa Lessa;
- 20 anos da Inauguração da Sede do MTG;

 Além dos temas farroupilhas, como:
- 180 anos do Jornal ‘O Povo’ - Informativo dos Farroupilhas;
- 180 anos do Hino Farroupilha (Hino Rio-Grandense);
- 180 anos da tomada de Rio Pardo e da chegada de Garibaldi à Camaquã.

 
 
 
Boa tarde Sr. Léo Ribeiro, quem lhe escreve aqui é a Primeira Prenda do RS, Renata da Silva.
 
Por meio deste, lhe apresento e peço sua colaboração na divulgação da proposta das Prendas e Peões do RS e da Presidência, para tema anual 2018 do MTG "Unindo gerações para construir o amanhã: a juventude tradicionalista como maior legado para a construção da próximos 50 anos de MTG".
 
Como o senhor deve saber, está chegando o Congresso Tradicionalista e uma das belezas do evento é a união dos mais experientes com os mais jovens. Os debates e a transmissão de conhecimentos que lá ocorrem são de um valor inestimável.
 
No entanto, sentimos falta de mais momentos desta natureza, a fim de melhor preparar o jovem de hoje para ser o líder de amanhã.

 
O ciclo da vida humana, e o próprio ciclo de nosso Movimento, nos mostra que uma vivência de maior valor e respeito só é possível quando conhecimentos são transmitidos e novas mentes pensantes são formadas através do despertar de uma consciência mais humana e colaborativa, que compreenda a grandeza da história, da cultura e do movimento social que herdamos, defendemos e trabalhamos em prol.
 
Te convido a se juntar a nós neste desafio: se o jovem de hoje é o líder de amanhã, o seu diferencial encontra-se exatamente na orientação e convívio sadio com aqueles que construíram os primeiros cinquenta anos do MTG que todos vivemos hoje. 
 
"Coisa linda é se ver gerações 
Convivendo em santa paz."

 
Vamos trabalhar juntos? Nossa força é a união!
Grata pela sua atenção!

Atenciosamente,
RENATA DA SILVA
1a Prenda do Rio Grande do Sul
051 99646 9868