"TEU PRESTÍGIO É PROPORCIONAL A TUA CONDUTA"

Léo Ribeiro

RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
inscrições até o dia 01 de julho pelo e-mail: tertulia@fraternidadegaucha.com.br

COMEÇANDO A LIDA BLOGUEIRA COM:

quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

CHASQUES DO MTG


COMUNICADO
 
O Movimento Tradicionalista Gaúcho comunica que não participará, no dia 24 de janeiro, do ato em frente ao TRF4, em Porto Alegre, quando ocorre julgamento do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Um texto circula pelas mídias sociais, especialmente whatsapp, convidando tradicionalistas a estarem a cavalo no local. Segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro, ao longo dos 50 anos de história, a entidade sempre caminhou junto da legalidade e dos poderes constituídos, mantendo e defendendo todas as posições de interesse coletivo. “O MTG foi construído sobre uma base de valores sólidos e acredita na justiça e ordem pública e apoia o Estado de Direito em todos os momentos de sua caminhada na sociedade”, afirma.
 
 
MTG busca aproximação com músicos
 

 

O Movimento Tradicionalista Gaúcho está iniciando um amplo trabalho de aproximação com os músicos tradicionalistas e nativistas. A informação é do presidente da entidade, Nairo Callegaro. O objetivo é fortalecer a presença desta manifestação artística no âmbito do MTG, a exemplo do que acontece hoje com as áreas artística, cultural e campeira.
 
Uma das iniciativas que estão sendo pensadas junto com artistas que já manifestaram seu apoio à iniciativa é criar um conselho de artistas atuante para trabalhar junto com o Movimento na construção de ideias coletivas que possam auxiliar na divulgação da música regional, bem como nas parcerias com MTG, Regiões e Entidades. Segundo o presidente, é importante buscar a criação de novos festivais de música, propiciar eventos que aproximem as entidades tradicionalistas, inserir o Conjunto de Fandango como modalidade no Enart – Encontro de Artes e Tradição, e também levar cultura às praças públicas, em ação conjunta dos músicos com o MTG.
 
“Vamos buscar o incentivo à música autêntica, bem como a indumentária, e mover as forças vivas da sociedade para a valorização da música em nossa imprensa”, afirma o presidente. Segundo ele, é importante que os artistas comprometidos sejam valorizados o ano todo, e não apenas durante o mês farroupilha.
 
Mais informações serão divulgadas em breve.
 
Festa Campeira do Rio Grande do Sul
acontece de 15 a 17 de março
 
 
O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, de 15 a 17 de março, a 30ª Fecars – Festa Campeira do Rio Grande do Sul, em parceria com a 8ª Região Tradicionalista e Prefeitura Municipal de Esmeralda. Além das provas campeiras, o evento contará com chegada da Chama Crioula, reunião de diretores campeiros e homenagens, tendo o Seminário de Cultura Campeira como evento paralelo.
 
A programação da Fecars começa na quinta, com recepção, credenciamento das delegações, recepção da chama crioula, reunião da diretores campeiros e provas de Laço Peão Farroupilha, Narrador, Conselheiro do MTG, Laço Executivo Municipal, Braço Diamante e Esmeralda.
 
No dia 16 as provas serão de Laços Vaqueano, Veterano, Patrão, Capataz, Pai e filho, Irmãos, Guri/guria, Piá/menina, Prenda, Geração em trio, Laço Coordenador Regional, Laço Diretor Campeiro Regional, Laço Seleção, provas de Chasque e Gineteada. No sábado acontecem as provas de Laço, Rédea, Gineteada e Vaca parada. No domingo acontece a final de todas as duplas, final do Laço Geração em Trio, laço Seleção, Individual de Equipes, Laço Vaca Parada (final), prova Braço de Ouro e solenidade de encerramento com entrega dos troféus Cyro Dutra Ferreira e Alfredo José dos Santos.
 
É obrigatória a apresentação de GTA na entrada do parque, segundo o presidente do MTG, Nairo Callegaro.
 
Foto: Márcio Pinto
 
Sandra Veroneze
Assessoria de Imprensa MTG
Cel e Whatsapp: 51 99370 0619