RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

PARABÉNS, VEREADOR MOACIR!


Somos sabedores da ótima notícia de que meu amigo e irmão, médico conceituado, ex-prefeito e atual vereador do município de São Francisco de Paula, Moacir Castello Branco de Albuquerque (foto) apresentou projeto na Câmara Municipal com o intuito de criar o Memorial Os Irmãos Bertussi e Os Mirins, grupos de baile filhos desta terra e que propagaram o nome do município aos sete ventos.

Tal proposição foi aprovada por unanimidade no legislativo serrano (e aqui também vai um muito obrigado a todos os vereadores).

Há anos venho lutando, só com o cabo da faca, por algum reconhecimento a estes artistas, infelizmente não alcançamos nosso objetivo. 
 
O Memorial Os Irmãos Bertussi, hoje localizado na Fazenda da Mulada, em Criúva, Caxias do Sul, ponto turístico de intensa visitação, era para ter sido erigido em São Francisco de Paula. Por falta de verbas o citado monumento e todo acervo do histórico conjunto não ficou em sua querência nativa. 
 
Da mesma forma, tentamos homenagear os legendários Os Mirins com estátuas na rótula do bairro Rincão, de onde são crioulos, mas não obtivemos sucesso.
 
Agora, esta notícia alvissareira. Utilizar uma moradia desocupada em plena avenida Júlio de Castilhos para exposição das carreiras destes dois grandes conjuntos difusores da música galponeira que tornaram-se ícones em todo o Estado e mesmo fora dele. Quanto material. Quanta relíquia histórica a ser mostrada e contada. Isto é o reconhecimento de um povo a seus ídolos.
 
Turismo também se faz assim, ou seja, mostrando aos viajantes os valores culturais de cada lugar.
 
São Francisco de Paula é uma localidade de forte tradição. Pelo jeito de vestir, de falar e de cumprimentar de sua gente, já foi considerada pelo então Presidente do M.T.G. Onésimo Carneiro Duarte  como uma das cinco cidades mais gaúchas do Estado. É precursora da autêntica música de fandango, terra de laçadores, de grandes gaiteiros, só que estas potencialidades tem que ser exploradas e expostas ao grande público. 
 
Pelo que fomos informados o ilustre Prefeito Marcos Aguzzolli, pessoa sensível aos anseios de sua comunidade, vai sancionar e apoiar a proposição. No que precisar de nossa ajuda, estamos a disposição. 
 
Imaginem uma inauguração com farto material e a presença de Adelar Bertussi e Albino Manique, dois dos maiores acordeonistas de todos os tempos deste garrão de Brasil, além dos familiares de Honeyde Bertussi e Francisco Romeu de Castilhos?
 
Esperamos que o projeto se torne realidade o mais rápido possível e, mais uma vez, parabéns vereador Moacir.