RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

FOTO SINTOMÁTICA


Ontem, quando postamos aqui sobre o projeto do Vereador Moacir, de São Francisco de Paula, que aborda a instituição de um Memorial em homenagem aos filhos ilustres desta terra, Os Irmãos Bertussi e Os Mirins, grupos de baile ícones no Rio Grande do Sul, tivemos uma receptividade muito boa. Gostaria de ter uma pesquisa sobre a idade das pessoas que se manifestaram. Sabem por que? Porque a grande maioria dos jovens de hoje, geração internet, não está muito preocupada com o seu passado, com a sua origem, com as suas raízes. Quer viver o momento, abraçar o mundo através da tela de um celular.  
 
A rapaziada de agora não anda descalça pelo capinzal, não perde muito tempo para aprender com uma pessoa mais velha, não sabe de onde vem a comida que digere.
 
Por isso acho por demais importante que cada município tenha um local, um museu, um memorial contando sua história. Essa é nossa missão. O repasse de informações. Se eles vão querer saber ou não, é outro problema.   

 
Para ilustrar o que proseamos acima, postamos esta foto que denota o total desinteresse dos jovens visitando o Rijksmuseum um dos mais importantes museus do mundo. O quadro que eles ignoram em troca do celular é uma obra-prima pintada pelo holandês Rembrandt Van Rijn, intitulado Ronda Noturna. Está entre os quadros mais caros desta circunferência chamada terra.
 
Com certeza o descaso cultural que assola os dias de hoje não é privilégio de nossa velha e legendária Província de São Pedro. 
 
Falando nisto. Quantos de nós, rio-grandenses, já visitamos o MARGS (Museu de Artes do Rio Grande do Sul)?