RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

MEU PRESENTE ANTECIPADO



Meu aniversário só acontece no sábado, dia 23, mas meu presente já veio antecipado. O CD Folclore & Cantoria, de Joca Martins e Juliana Spanevello.

No centro do bonito livreto informativo que acompanha o trabalho musical, com belas fotos, cifras, letras e comentários dos autores sobre cada trabalho (aliás uma criativa e interessante inovação) recebi a seguinte dedicatória:
Caro amigo Léo!
Que possamos fazer parte da tua trilha sonora nos momentos de prosa com o velho sábio que habita os mates.
Com o nosso carinho
Juliana e Joca
Mil gracias, meus amigos e tenham a mais absoluta certeza de que já fazem parte do meu acervo musical e não somente para as horas do mate pois vim de Porto Alegre até a praia escutando uma, duas três vezes. Nem percebi se tinha engarrafamento na autoestrada.
Me permitam compartilhar o que retrata a parte técnica dos produtores do CD Folclore & Cantoria:
Joca Martins e Juliana Spanevello, desde que se tornaram um casal, sempre tiveram em mente a possibilidade de realizar projetos musicais em conjunto. o processo foi natural, nascendo da expectativa do público e da repercussão das participações de um, no trabalho de outro. O início se deu com espetáculos de Joca e de Juliana juntos apresentando música regional gaúcha enriquecida pela sintonia do casal dentro e fora do palco, e foi batizado desde então de "Folclore & Cantoria"
A ideia de registrar em CD este dueto, surgiu depois, também a partir do público que acompanha as carreiras individuais dos dois artistas e sempre demonstrou receptividade, apreço e carinho pela figura de Joca e Juliana atuando juntos. Hoje, o projeto está sacramentado neste disco, que os dois pretendem que seja apenas o primeiro passo, dentre os projetos e ideias que ambos tem em comum.
O álbum "Folclore & Cantoria" contou com a produção musical de Luciano Maia, e reúne compositores consagrados na música gaúcha ao lado de nomes da nova geração. O repertório foi selecionado criteriosamente por Juliana e Joca trazendo algumas releituras, mas também buscando apresentar novidades ao público que acompanha o trabalho dos artistas. Os arranjos das composições são assinados por Luciano Maia e João Marcos "Negrinho" Martins. Os arranjos vocais dos duetos foram conduzidos por Cícero Camargo. As gravações aconteceram nos estúdios da Gravadora ACIT em Caxias do Sul, nos meses de junho e julho de 2015.  
O que posso opinar é que a preocupação na busca da perfeição, da parte gráfica aos arranjos deste CD, é latente e não se vê a toda hora e em qualquer lugar por este Rio Grande velho. É o tipo da obra que faz falta em nossa rica musicalidade regional pois sai da cantiga comum e, sem perder a essência, adentra naquela sonoridade por vezes dolente, por outras com ruflos de legueros, mas sempre com conteúdo e com um dueto que faz bem aos ouvidos e, mais que isso, a própria alma.
Que Folclore & Cantoria seja o primeiro de diversos projetos na mesma linha.
E mais uma vez: - Mil Gracias pelo Regalo.