RETRATO DA SEMANA


Para quem começou este blog há 16 anos atrás com 40, 50, acessos diários, terminar o mês de junho com 99.429 acessos (somente no dia 01 já tivemos 10.040 visitas) só aumenta nossa responsabilidade. Continuamos peleando apenas pelo prazer de ser mais um guardião da cultura regional gaúcha.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

FESTA DO CHAMAMÉ EM CORRIENTES


Festa Nacional do Chamamé, a maior do planeta

Nesta quarta-feira, dia 20 de janeiro, a 26ª Festa Nacional do Chamamé de Corrientes, na Argentina, que apresenta também a 12ª Festa do Chamamé do Mercosul, vai para sua sétima noite, haja vista que começou no Palco Osvaldo Sosa Cordero do anfiteatro Mário Del Transito Cocomarola, dia 14, quinta-feira passada. A festa já apresentou nestas noites, mais de noventa grupos musicais para um público de cerca de 80 mil pessoas. Na noite de segunda-feira ultrapassou a casa de cem grupos e de cem mil expectadores. Transmitida por televisão para toda Argentina pela TV Publica e para o Rio Grande do Sul através da TVE, a festa se torna epicentro da Nação Chamamecera, como está sendo definida nesta edição de 2016. Na noite de domingo houve um momento especial com a despedida dos palcos da cantora Ofelia Layva, que tem mais de cinqüenta nos de carreira de sucesso, considerada a Mercedes Sosa do Chamamé. Ofelia cantou por cerca de uma hora, algo raro para uma festa que apresenta vinte e três grupos por noite. Quando encerrou seu espetáculo, ovacionada pelo público, ingressaram ao palco alguns dos mais importantes nomes do chamamé para homenageá-la, a exemplo de Pocho Roch, Mário Bofil, Simon Palácios, Hermanas Vera, Julian Zini e muitos outros artistas, demonstrando a irmandade que é este gênero musical.
 
A Nação Chamamecera é composta por sete províncias da Argentina, parte do Uruguai, Paraguai, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Muito ainda falta para ser apresentado na festa. Nomes como Antônio Tarragó Ros, Ramon Ayala, Pocho Roch e outros referenciais argentinos estarão abrilhantando as demais noites correntinas. Na primeira noite a participação brasileira foi com Maurício Brito e Humberto Yule (MS), seguidos por Airtom Missioneiro, um gaúcho de São Luiz Gonzaga que vive em Campo Grande. Na terceira noite foi com Jorge Guedes e Família e domingo foi o argentino radicado no Brasil, Alejandro Brites. Segunda foi a vez de Pedro Ortaça e família, mas seguem os artistas rio-grandenses representando a pátria brasileira, teremos ainda o jovem instrumentista de Uruguaiana Renato Fagundes, um montielero, o consagrado Luiz Carlos Borges, o argentino quase brasileiro, Lucio Yanel, a cantora e jornalista Shana Muller e na última noite o chamamecero, quase correntino, Juliano Javoski. Um dos destaques da participação brasileira é a atuação do apresentador, jornalista e pajador Paulo de Freitas Mendonça que pelo oitavo ano consecutivo faz parte do elenco de locutores da festa, apresentando os artistas, não só os brasileiros como dos outros países também.
 
A Festa Nacional do Chamamé, promovida pelo Instituto de Cultura de Corrientes, sob a presidência de Gabriel Romero, conta com a coordenação geral de Eduardo Sívori, que é o responsável por este instinto integrador da América Latina que a festa tem. O evento vai até sábado, dia 23 de janeiro e pode ser assistido em sua íntegra pelo site www.chamame.tv. Até o final de suas dez noites, vão ter se apresentado mais de duzentos grupos musicais para um público que vai ultrapassar a casa de duzentas mil pessoas, haja vista que tem dado lotação total desde a primeira noite e o anfiteatro possui capacidade para 15 mil pessoas sentadas, mais 5 mil em pé. Na noite de ontem havia um mar de gente que não se avistava o chão, mirando de cima.
 
Pajador Paulo de Freitas Mendonça é um dos apresentadores