RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

31º RODEIO INTERNACIONAL DE VACARIA


COMEÇA HOJE
 


Está começando no dia de hoje e vai até 31 de janeiro, com uma semana a mais que nas edições anteriores o 31º Rodeio Internacional de Vacaria, considerado por mim e por muitos como o maior evento cultural gauchesco do mundo. Tal festividade é realizada de dois em dois anos nos campos de cima da serra.  

Alguns poderão considerar certo exagero de minha parte esta afirmativa acima, afinal de contas o ENART é o maior festival artístico amador das Américas; a FECARS é tida por muitos tradicionalistas como a maior festa campeira; o Festival Jesus Maria José é considerado o maior festival de Gineteadas da América do Sul; o Acampamento Farroupilha, de Porto Alegre, talvez seja a expressão máxima do gauchismo no mês de setembro no Rio Grande do Sul; o Festival de Chamamé, de Corrientes, na Argentina, leva a alcunha de "maior do planeta". Mas nós perguntamos: - Onde você encontra tudo isto, quase que nas mesmas proporções, num lugar só? No Rodeio de Vacaria, é claro.  

Premiações, concorrentes artísticos em dezenas de modalidades, outros tantos na seara campeira, festival Cante Uma Canção Em Vacaria, espetáculos, desfiles, enfim, uma programação de encher os olhos de milhares de turistas. Para ser mais específico em torno de 10 mil concorrentes e 300 mil visitantes são esperados de hoje a 31 de janeiro.  

Então, quem tiver oportunidade que suba a serra e visite Vacaria dos Pinhais, sinta a hospitalidade daquele povo e assista a este grande rodeio que tanto enobrece as tradições do Rio Grande.  


 
Ao lado de Silvana Giovanini e Wilson Araújo, no 30º Rodeio, avaliamos 86 declamadores concorrentes somente nas categorias juvenil, adulto e veterano (masculino). Isto demonstra a grandiosidade do evento