RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

REPONTANDO DATAS / 17 DEZ


No dia 17 de dezembro do ano de 1905, nascia em Cruz Alta, RS, um dos maiores e mais conhecidos escritores gaúchos, Érico Veríssimo, autor de verdadeiras clássicos da literatura. Na temática mais regionalista Érico consagrou-se com a trilogia o Tempo e o Vento, onde descreveu a saga do povoamento do Rio Grande através da família Terra-Cambará. Um certo Capitão Rodrigo, o segundo livro desta trilogia, tornou-se o mais conhecido, sendo motivo de vários filmes e mini-séries.

Também no dia 17 de dezembro, do ano de 1978, morria um dos maiores poetas e tribunos deste Estado, o reconhecido e respeitado Lauro Pereira Rodrigues

Lauro Pereira Rodrigues nasceu no distrito de Santo Amaro do Sul, em 1918 e, além de poeta,  foi radialista e político sendo vereador em Porto Alegre e deputado federal pelo Rio Grande do Sul

Foi membro da Estância da Poesia Crioula e, em 1935, apresentou na Rádio Sociedade Gaúcha o primeiro programa de atrações regionalistas no Rio Grande do Sul, Campereadas, no qual surgiu Pedro Raymundo. Em 1958 Lauro Rodrigues volta ao rádio de segunda a sexta, das 8h30 às 9h30, no programa Roda de Chimarrão na Rádio Farroupilha que, além da ênfase no tradicionalismo, falava de assuntos rurais e urbanos de Porto Alegre.


Obra poética:  Invernada Vazia, Ed. Coruja, 1944; Minuano , Ed. Livraria do Globo, 1944; A ronda dos sentimentos, Ed. Globo, 1944; Senzala Branca, Chirus, Ed. 3 Xirus, 1958; A canção das águas prisioneiras, Martins Livreiro, 1978.