RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

COM A PALAVRA O OP DA CAPITAL


(ORÇAMENTO PARTICIPATIVO)



O vereador Bernardino Vendruscolo, anteontem, usou como muita veemência a tribuna da Câmara Legislativa Municipal da Capital para denunciar e protestar contra a Secretaria Municipal de Cultura, o Orçamento Participativo e suas atividades dentro do Acampamento Farroupilha.

Segundo o legislador, no ano de 2014 foram destinados 240 mil ao OP para que este participasse do Acampamento.

Para o ano de 2015 ainda não foram prestadas as contas, embora exista Lei dando prazo de 30 dias para tanto. Já para 2016, foram aprovados 150 mil sendo 100 mil para a construção do galpão e 50 para o projeto cultural.

Bernardino Vendruscolo também contesta destinação de valores aos que chamou de "queridinhos" (quatro ou cinco Piquetes e um CTG).

- O objetivo do Acampamento Farroupilha é o culto às nossas tradições e o que isto tem a ver com o Orçamento Participativo?! Vamos dar um basta nisto tudo ou então contemplar a todos que lá acampam - finalizou o vereador.


Nota do blog:

Confessamos que não entendemos muito bem como funciona o Orçamento Participativo. Contudo, também não vemos a necessidade do OP no Acampamento. Tal soma não seria melhor aplicada em alguma vila, em alguma praça, em algum posto de saúde, em alguma coisa útil para os moradores?

Também concordamos, pela experiência que temos, que um bom galpão de costaneira se constrói com 30 ou 40 mil, ou seja, bem menos que os 100 mil citados por Bernardino.

Em relação ao projeto cultural do OP onde, para 2016, serão destinados 50 mil, podemos afirmar que em 2015 não gastamos um centavo no Projeto Cultural de nosso Piquete, que recebeu nota máxima em todos os quesitos (Aliás, ainda estamos esperando uma manifestação dos Organizadores do motivo pelo qual não fomos premiados já que, quem recebeu as mesmas notas, com projeto idêntico, tirou o 3º lugar no cômputo geral).

Da mesma forma, nosso Piquete acampa desde os tempos em que os ranchos eram de lona e nunca recebemos um aviso do OP para alguma reunião onde são distribuídos valores para entidades.

Com a palavra, o Orçamento Participativo.