RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O ARTESANATO NO RS


Pesquisa inédita mapeia o artesanato no RS
Após quatro meses na estrada, o projeto Garimpo das Artes Artesanais RS: Saberes e Fazeres apresentará os dados coletados em palestra aberta ao público e lançará publicação digital de livre acesso.

Garimpo das Artes Artesanais RS: Saberes e Fazeres/ Letícia de Cássia 
 
O projeto Garimpo das Artes Artesanais RS: Saberes e Fazeres compartilha no dia 7 de outubro, às 11h, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, em palestra aberta ao público e lançamento de publicação digital, os dados da pesquisa de campo que representam o primeiro mapeamento documentado do artesanato no Estado. Em expedição por 4 meses, o projeto abrangeu dez Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (COREDES), representados por vinte e sete cidades gaúchas.
 
Concebido basicamente em três frentes – mapeamento do artesanato, ministração de oficinas e criação de uma plataforma de contato e registro de dados – e liderado pela gestora cultural e pesquisadora Letícia de Cássia e pela mestre artesã e educadora popular Marly Cuesta, o trabalho enfatizou os saberes e fazeres ancestrais repassados entre gerações, em especial, os conhecimentos aprendidos e transmitidos com a alma e o coração dos mais velhos aos seus pares. Foram entrevistados mais de cem artesãos que trabalham com o artesanato indígena, quilombola, tradicional e de referência cultural e, que na sua maioria vive do ofício. Ações de formação em identidade cultural, cidadania e empreendedorismo cultural sustentável da rede de artesanato do Rio Grande do Sul, como as oficinas no formato de rodas de conversa realizadas em Protásio Alves, Bento Gonçalves, São Gabriel, Rio Pardo, Giruá e São Borja enriqueceram ainda mais a proposta.
 
As informações sobre cerca de 20 artesãos, matérias-primas e técnicas estarão na publicação digital que será exposta durante o evento e depois disponibilizada no portal de livre acesso www.garimpodasartes.art.br, onde também é possível entender melhor a abrangência do projeto e entrar em contato com as pesquisadoras para a indicação de novas fontes visando a continuidade da coleta de dados.
 O Garimpo das Artes Artesanais do RS: Saberes e Fazeres é um projeto contemplado no Edital SEDAC 11/2013 - Desenvolvimento da Economia da Cultura - Sociedade Civil, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul, em parceria com a EMATER/RS – ASCAR.
 
Foram 27 municípios envolvidos em 4 meses - Porto Alegre, Viamão, Tramandaí, Imbé, Torres, Bento Gonçalves, Garibaldi, Protásio Alves, Vila Flores, Pinto Bandeira, Bagé, Palmas, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento, Itaqui, Giruá, Santo Ângelo, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Riopardinho, Sobradinho, Pelotas, Rio Grande, Soledade e Tapes.

Garimpo das Artes Artesanais RS: Saberes e Fazeres
Palestra/Lançamento
QUANDO: 7/10/2015, – quarta-feira
HORÁRIO: Das 10h30 às 12h
ONDE: Auditório do Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1020 – Centro Histórico – Porto Alegre/RS
INFORMAÇÕES/ASSESSORIA DE IMPRENSA: Betina Barreras/Samara Kalil poacomunicacao@poacomunicacao.com.br(51) 8137.4932 ou (51) 9989.6101
 Letícia de Cássia - leledecassia@gmail.com(51) 8317.1111