RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

terça-feira, 6 de outubro de 2015

SOBRE OS CAUSOS E SEUS CONTADORES


Sobre nossa postagem de domingo, dia 04, tratando da falta e da má qualidade dos causos gauchescos, hoje em dia, recebemos do ex-coordenador da 1ª Região Tradicionalista, vice-presidente da Estância da Poesia Crioula, músico, declamador, Cesar Tomazzini, a matéria abaixo, que vem ao encontro daquilo que nos manifestamos.

Cesar Tomazzini
 
Tenho me aventurado na participação do concurso de causos gauchescos de galpão. Apesar de ser iniciante nesta modalidade, e de ter participado em alguns Rodeios Artísticos na primeira Região Tradicionalista, percebo que são poucas entidades que colocam em seus rodeios esta modalidade e parabenizo-as por procurar manter esta importante modalidade em nossos rodeios. O Causo é o responsável por manter viva a tradição gaúcha, dos costumes e da cultura campeira propriamente dita, através da contação dos causos é que o linguajar campeiro, os usos e costumes da gente da campanha vai sendo repassado de geração para geração, isso vem a ser tradição realmente. Porém é com um certo constrangimento que percebo o rumo que as coisas tomaram com relação ao este concurso de incalculável significância para a cultura gaúcha. os concorrentes, com exceção de poucos, estão CONTANDO PIADAS, que além de conhecidas e citadinas, são de péssimo gosto, para não dizer incompatíveis com o ambiente familiar. Em alguns casos, como já foi comentado, estão substituindo o papagaio por cavalos para tornar a piada mais campeira. É uma triste realidade mas "A VACA ESTÁ INDO PRO BREJO" literalmente. Estão mostrando para o mundo, pois hoje o ENART está na internet via transmissão direta, o rumo que está sendo dado à tradição gaúcha tão rica e valiosa como patrimônio cultural do povo gaúcho. Faço referência ao ENART, pois participei da fase regional e classificado para a fase interregional, na qual classifiquei-me para a fase final deste memorável festival organizado pelo MTG que, elogiavelmente incluiu nas suas modalidades, com o intuito de resgatar a estórias campeiras contadas ao redor do fogo de chão em nossos galpões de estâncias e por conseguinte pude constatar estes fatos, piadas sendo contadas ao invés de CAUSOS GAUCHESCOS DE GALPÃO. Diz o regulamento: 

CONCURSO DE CAUSO GAUCHESCO DE GALPÃO

Seção XII Do Concurso de Causos Gauchescos de Galpão Art. 44 - Esta modalidade visa trazer de volta para o convívio artístico gaúcho, a tradição dos bolichos e galpões, onde gaúchos reunidos contavam suas proezas e feitos, sempre usando a tradicional teatralidade do nosso homem do campo, às vezes exagerando nos detalhes, mas sempre falando a verdade. Art. 45 - Nesta modalidade os participantes terão no máximo 10 (dez) minutos para sua apresentação. Art. 46 - O Causo a ser apresentado deverá ser inédito não necessitando ser da autoria do participante. Art. 47 - O Causo deverá ser essencialmente campeiro, retratando as lides e a vida do homem do campo. Art. 48 - Esta modalidade deverá ser realizada num ambiente informal e de fácil acesso do público, caracterizando a informalidade dos bolichos e galpões. Art. 49 - Serão analisados os seguintes quesitos: I - dicção 2 pontos II - teatralidade 3 pontos III - qualidade do causo 3 pontos Verossimilidade (parecer verdade) 2pontos

PRA QUEM NÃO CONHECE,!! O REGULAMENTO ESTÁ AI, BASTA SER COLOCADO EM PRATICA.Solicito aos avaliadores que atentem para esta questão, se não tiver mais quem classificar, não classifiquem, não fomentem uma distorção do seguimento da cultura gaúcha. E solicito aos patrões e organizadores de rodeios a inclusão desta modalidade.


saudações


Cesar Tomazzini