RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sábado, 5 de setembro de 2015

DO CIPRESTE AO PIRATINI


 
Do Cipreste ao Piratini - Espetáculo em Guaíba conta como foi a 1ª batalha da Revolução Farroupilha

O ano era 1835. A localidade era a sesmaria de José Gomes Vasconcellos Jardim, líder farroupilha e primeiro presidente da República Rio- grandense. Na Fazenda das Pedras Brancas, onde hoje é Guaíba, os líderes farroupilhas montaram a estratégia militar para invadir a capital da província, Porto Alegre. Conta a história, que Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Onofre Pires, teriam planejado a tomada à sombra de um Cipreste, local com visão privilegiada da capital.  
 
Os historiadores também relatam que a invasão ocorreu às 23 horas, quando Gomes Jardim atravessou o rio com 60 homens, e juntou-se às tropas de Onofre Pires. Assim começou a primeira batalha da Revolução Farroupilha.
 
O motivo da invasão que resultou numa guerra de 10 anos foi a política centralizadora do Império e os altos impostos.
 
Guaíba vai contar essa história, nos dias 6 e 7 de setembro, a partir de uma grande montagem teatral, com cerca de 100 pessoas, entre atores e figurantes. O espetáculo com roteiro e direção de Rinaldo Souto, vai apresentar os planos discutidos na maçonaria, a Batalha na Ponte da Azenha, a conquista do Palácio do Governo por Gomes Jardim, primeiro presidente, até chegada de Bento Gonçalves.
 
A importância de Guaíba na Revolução Farroupilha é marcada por esse fato e também pela morte do líder Banto Gonçalves, em 18 de julho de 1847, na Casa de Gomes Jardim.
 
A Casa de Gomes e o Cipreste Farroupilha foram transformados em Sítio Histórico, com a finalidade de preservar essa memória e enaltecer a tradição do povo gaúcho. A cidade recebeu o título de “Berço da Revolução Farroupilha” e difunde essa parte importante da história através de visitas guiadas o não inteiro com estudantes de todo o Rio Grande de Sul e turistas de diversos lugares.
 
Para marcar os 180 anos da Revolução Farroupilha serão 15 dias de atividades no Sítio Histórico, Vitrine Cultural, Biblioteca Pública e Museu Carlos Nobre e outros 10 dias com diversos shows no Parque Coelhão, todos com entrada franca.

O que: Do Cipreste ao Piratini- Espetáculo em Guaíba conta como foi a 1ª batalha da Revolução Farroupilha.
 
Onde: Largo José Claudio Machado, em frente à hidroviária, Centro de Guaíba
Hora: 19h30
Duração: 60 minutos

Entrevistas
Prefeito Henrique Tavares- 34803690 – 99193503(Assessoria Comunicação Prefeitura de Guaíba - Claro).
Secretária da pasta Claudia Mara Borges Rosa- 34911888 97259817 98787178(Claro)
 
Civa Silveira
Assessora Comunicação RP- 9426
Prefeitura de Guaíba-RS
(51) 34803690 5199193503(claro)