RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

terça-feira, 29 de setembro de 2015

2ª INTER REGIONAL DO ENART 2015


Texto e fotos: Jeandro Garcia


Neste fim de semana aconteceu a 2ª Inter Regional do ENART 2015, em Venâncio Aires. Posso dizer de peito aberto que foi um dos melhores eventos tradicionalistas que acompanhamos nos últimos tempos. A cidade está de parabéns, a estrutura do Parque do Chimarrão é muito boa, diversas instalações, todas com banheiros e boa parte com barzinhos abertos, além da hospitalidade deste povo de origem germânica. 
 
Foram em torno de 1500 competidores, nas mais diversas categorias artísticas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, e outros milhares de visitantes que lotaram no domingo o ginásio onde estavam as Danças Tradicionais. E também registramos um grande público presente nas manifestações individuais, haviam momentos que não sobravam cadeiras para sentarmos nos interprestes vocais, Chula então, nunca descansamos as cadeiras (as nossas).
 
O clima de “momentos de confraternização” estava presente no ar, muitos reencontros, adversários se apoiando e seguidamente torcendo pelo outro (amigo) se classificar também. Faltou apenas comprometimento naqueles que se classificaram e não foram competir, retiraram a chance daqueles que não se classificaram na regional, e desperdiçaram a sua (e a de outro que poderia ter ido) não indo ao evento.
 
Esta é apenas uma das 3 etapas, que somam em torno de 5mil participantes, fora aqueles que já ficaram nas fases regionais. Muito bonito ver a juventude empenhada no cultivo das atividades artísticas e também ver que temos participantes mais experientes que participam lado a lado trazendo a sua bagagem e acolhimento.

 
Registro também uma presença ilustre, uma não! Quatro! Os Quadrigêmeos Brandenburg, na verdade são 6, pois seus pais merecem todo reconhecimento junto a eles. Enquanto alguns pais reclamam de levar um filho ao CTG, eles levam quatro! Que foram acolhidos no CTG Erva Mate, praticamente dando um salto na invernada mirim da entidade.
 
Olhinhos azuis brilhando na arquibancada, União Gaúcha entrou no tablado e eles já disseram: “_esses são muito bons!”. Como 4 cabeças pensam melhor que uma, acertaram: A União Gaúcha Simões Lopes Neto ficou em primeiro lugar! Os levei até o tablado para sentirem de perto a emoção e escutarem alto o barulho do tilintar das esporas e verem as expressões de cada dançarino, pelas carinhas acho que gostaram bastante. 
 
É assim, todos trabalhando pelo tradicionalismo, e plantando sementinha em sementinha, a vantagem é que muitas colheitas fazemos já na hora do plantio, pelo menos eu já me sinto assim... colhendo.