RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Pinheiro Machado, ao centro, sentado, e seu estado maior - Revolução Federalista -

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

CÚMULO DO PERFECCIONISMO, MAS....


......MONUMENTO É MONUMENTO

Me chamem de chato, pois reconheço que sou, mesmo. E por isso fico bem quietinho. Vou lhes contar porque estou tocando nesta prosa:

Ontem a tarde, dando minha campereada pelo facebook vi um anúncio de meu amigo Valter Fraga Nunes, um divulgador do tropeirismo, aqui de Viamão, sobre a venda de um monumento. Aí, resolvi entrar no link para ver detalhes da venda e conhecer o escultor e seu trabalho.

Ele se chama Ladislau Chary filho. É um autodidata, paranaense de origem, 57 anos, descendente de húngaros e conta com seus trabalhos em diversos municípios do Brasil e exterior dominando perfeitamente a técnica da cera perdida, desenvolvida com grandes mestres na Itália. Seus trabalhos são muitos bonitos e beiram a perfeição e são executados através de fotografias, somente sendo fundidos definitivamente após a aprovação de quem encomenda a obra,isto ainda na fase de modelagem.

O trabalho que está a venda é este das fotografias, intitulado, O Tropeiro, e aí é que entra a minha chatice.

Com certeza tal obra foi elaborada tendo por base elementos fotográficos, só que as fotos são flagrantes, são momentos, e uma estátua ficará para sempre em algum pedestal bem visível.  Então, o cuidado tem que ser redobrado.

Digo isto porque este tropeiro em questão segura as rédeas (que ainda nem foram colocadas) com a mão direita e o relho, ou soiteira, ou arreador (como fala o serrano), com a mão esquerda. Isto até seria provável se o tropeiro em questão fosse "canhoto" o que não é o caso (pela posição do laço).

Isto tudo deveria ser corrigido pelo escultor. No entanto, estes pequenos detalhes não lhe retiram sua enorme qualidade como grande artista. É que sou detalhista (e chato) mesmo.