RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

AS SESSÕES FARROUPILHAS


É comum nesta época do ano acontecer por todo o interior do Estado e inclusive em Santa Catarina e no Paraná, dentro da Ordem Maçônica, as chamadas Sessões Farroupilhas, tudo em função da influência dos maçons farrapos e imperiais nos dois lados do conflito, a começar pelos comandantes Bento Gonçalves da Silva e o então Conde de Caxias. Pois ontem a noite, terça-feira, estivemos numa das maiores Sessões Farroupilhas do Estado, ou seja, na Fraternidade Terceira, em Caxias do Sul. Na foto acima aparecem meus irmãos do DTG Estância da Fraternidade, da minha Loja Mãe Jonathas Abbott, de São Francisco de Paula.  

Na parte artística da Sessão não escapei de dizer uns versos (poesia),  o que fiz com muita honra. Fiquei feliz em rever o gaiteiro Alexandre, deficiente visual que toca uma barbaridade e o meu grande amigo Daniel Barros que deu um verdadeiro espetáculo. Também emocionou-me rever o grande intérprete desta terra Délcio Tavares quase refeito de seu acidente que arrebentou-lhe os tendões da mão direita impossibilitando-lhe de dedilhar seu parceiro violão. Mas a voz incomparável continua a mesma e o mano Délcio nos emocionou com seus cantares.

Coisa boa poder rever meus primos Rogério e Artur, prosear com meus fraternos amigos e irmãos Longarai, Patrão Vidor, Francisco Verona, Gustavo Amoreti, Pedro Guimarães, Juarez Dutra, compadre Tomaz, poeta Alberto Sales... enfim, uma noite memorável regada a cantoria, vinho e costela gorda. Que viva a maçonaria! Que viva os farrapos! Que viva o Rio Grande!