RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Identidade Visual dos Festejos Farroupilha 2024 / Cintia Matte Ruschel

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

UM CTG MODELO


Troféus do ENART

Estive, ontem pela manhã, proferindo uma palestra sobre poesia no CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí e fiquei impressionado com a organização e o envolvimento dos associados com esta entidade. O Patrão Joelson mostrou-me as dependências do galpão principal onde estão expostos as dezenas de troféus conquistados pelas invernadas artísticas que vão dos mirins aos chirus (veteranos) sendo a invernada adulta o "xodó" do CTG em face de que é  a mais vitoriosa da história do ENART (10 primeiros lugares e 9 vices).

Tudo lá é tratado com o maior carinho e zelo. Cada conquista fica exposta para que o associado vislumbre onde está sendo empregado cada centavo dos recursos.

Impressionou-me, também, o custo mensal para manutenção desta estrutura. Algo em torno de R$ 18 mil. Perguntei de onde advinha as receitas. Dos sócios? - De maneira nenhuma- respondeu-me. Temos uma anuidade baixa (120 reais). A maioria de nossos recursos vem das diversas promoções que realizamos e do aluguel de um salão que construímos ao lado do CTG. Casamentos, aniversários, formaturas... Coisa para 500 pessoas sentadas.Tudo com o pessoal do Aldeia trabalhando. Dos garçons aos lavadores de pratos... 

- Quem banca a invernada principal e seus instrutores é o próprio CTG - contou-me o Patrão - Não pegamos dinheiros dos pais para que os mesmos não tenham ingerência sobre o corpo de danças. Nós é quem administramos. Se o dançarino não se portar conforme nossas normas, é convidado a se afastar do grupo 

Mas desta enormidade de premiações recebidas pelo Aldeia dos Anjos, talvez a mais significativa tenha acontecido neste ano de 2014.

Após meses de preparação, contando com a experiência de 24 anos de viagens internacionais, no dia 30 de julho o Aldeia dos Anjos embarcou para a Turquia.  

Participaram, inicialmente, de três desfiles de rua, um diurno, na cidade de Istambul, um noturno em Büyükçekmece e outro sobre a ponte Kanuni Sultan Süleyman, cartão postal da cidade.

A primeira apresentação no palco do festival, juntamente com os grupos do Timor Leste, Bulgária, Espanha, Sérvia, Chile, Bielorrússia, Coréia do Sul e Turquia teve a duração de cinco minutos . Era o "Brasil de Bombachas" na grande arena do festival onde a receptividade do público foi espetacular. 

Depois, foram mais três apresentações para um em diversos lugares para um júri técnico profissional, todas com o público explodindo em aplausos e gritos de satisfação.

Na noite de domingo, 09 de agosto, conclui-se a 15ª edição da Competição Internacional Altin Köprü (Ponte de Ouro), em que 24 nações, com grupos pré-selecionados, participaram da competição ao longo de uma semana, com a consagração do CTG Aldeia dos Anjos como grande campeão mundial. Este é o primeiro título oficial obtido por um grupo sul-americano em competições internacionais de folclore de toda a história.

Além do primeiro prêmio obtido pelo Brasil, a Hungria sagrou-se vice-campeã e a Croéia do Sul, terceiro lugar. 

Isto é o testemunho de um CTG bem administrado que tive o prazer de visitar e palestrar ontem pela manhã.       

Ponte de Ouro Altin Köprü, talvez o troféu mais importante do Aldeia