RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

domingo, 27 de fevereiro de 2011

NOTA DE FALECIMENTO

Com pezar comunicamos ao mundo tradicionalista o falecimento, ocorrido ás 13:00 de hoje, do poeta Zeno Cardoso Nunes. Zeno nasceu em 15 de agosto de 1917 sendo natural de São Francisco de Paula e foi, por duas gestões, presidente da Estância da Poesia Crioula. Ocupava a cadeira 27 da Academia Rio-Grandense de Letras. Autor de diversos livros, escreveu, juntamente com seu mano Rui Cardoso Nunes, o Dicionário de Regionalismos do Rio Grande do Sul, um dos livros gauchescos mais vendidos de nossa terra. Destacava-se, entre centenas de belíssimos poemas de sua marca, o conhecidíssimo Briga de Touros: ...Dentre aquela sentida orquestração/destacou-se um mugido forte e grosso/que reboou plangente no rincão:/Era o berro do touro brasileiro/lamentando o destino do estrangeiro/que quisera ser dono do seu chão.

Tive o prazer de dividir uma obra intitulada Três Poetas Serranos com os manos Rui e Zeno e posso testemunhar o brilhantismo poético e humano que acompanhavam estes dois escritores. Zeno Cardoso Nunes estava com 93 anos de idade.

A este irmão de versos e de uma Ordem Maior, a paz do Supremo Arquiteto do Universo e digo que: ... um poeta não falece/tal qual não morre a bondade/ele fica na saudade/pois... saudade não envelhece.