RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

 

REPONTANDO DATAS / 15 DE FEVEREIRO


Mais atrasados que bolas de porco, postamos hoje o Repontando Datas de ontem. A ressaca do carnaval pegou e, além disto, andamos da sala para a cozinha no ano brasileiro que começou na quarta-feira de cinzas. 

Portanto ontem, dia 15 de fevereiro tivemos as seguintes efemérides que marcaram o calendário gaúcho:

Em tal dia e mês, no ano de de 1894, nascia no Alegrete (em alta no Brasil por causa do Big Brother) Oswaldo Euclides de Souza Aranha estadista e diplomata, braço direito de Getúlio Vargas. Sob sua presidência na ONU o Estado de Israel foi criado. Alguns dizem que foi um ato de merecimento devido a peregrinação judaica pelo mundo pela falta de um solo para chamar de seu. Outros, principalmente neste momento de guerra, são contrários a criação deste território. Quanto a nós, pensamos que TODOS tem direito a uma pátria, inclusive os Palestinos.     

Também num dia 15 de fevereiro, mas no ano de 1933, nascia em São Jorge da Mulada, localidade pertencente a São Francisco de Paula, talvez o maior executor de acordeom do Rio Grande do Sul. Fazemos referência ao Adelar Bertussi, que compôs junto de seu irmão Honeyde, a maior dupla de acordeonistas do Brasil. Foram precursores de um estilo serrano/galponeiro até hoje seguido por dezenas de grupos musicais.  

Esta data (15 de fevereiro) também traz algumas tristezas. Neste dia, no ano de 1974, morria José Mendes, o Mocinho do Cinema Gaúcho. José Mendes foi inovador, musicalmente falando, e morreu precocemente em um acidente rodoviário na BR-741. Em 2004 seus restos mortais foram transladados de Porto Alegre para o Memorial José Mendes, na localidade de Santa Terezinha, entre os municípios de Esmeralda e Pinhal da Serra, no nordeste do Rio Grande do Sul. 


Quanto ao dia 16? Bueno. Vamos pesquisar pois estamos um dia atrasados em relação ao resto do mundo.