RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 31 de dezembro de 2023

 

RETROSPECTIVA GAUDÉRIA 2023


Folhinhas do Berega


JANEIRO

Dia 03: O viaduto Jayme Caetano Braun, na avenida Carlos Gomes na capital, agora tem mais uma novidade. Além dos reparos e do grafite em homenagem ao poeta, nesta terça-feira, 03, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) instalou uma placa com um QR Code que dá acesso a uma playlist on-line na qual estão dezenas de poesias do artista. É só passar, apontar a câmara de seu celular e sair com os melhores poemas deste grande pajador.

Dia 07: Com o CTG Rodeio Serrano completamente lotado a comunidade de São Francisco de Paula vivenciou um dia como nos velhos tempos. A partir das 15h até a madrugada de domingo a cultura, a história e a diversão correram de mãos dadas, tudo em função das festividades dos 120 anos da emancipação do município e o lançamento das comemorações do Centenário de Nascimento de um de seus filhos mais ilustres, Honeyde Bertussi. 

Dia 08: Minha Gaita Conta A História - A Influência Da Gaita Na Construção da Identidade do Gaúcho”. foi o tema escolhido pelo MTG a ser trabalhado no ano de 2023 com foco em Pedro Raymundo, Tio Bilia e Honeyde Bertussi. o projeto escolhido foi de autoria de Andrei Caetano – 3ª Peão Farroupilha do RS - e Daniel Muller Forrati – 1º Guri Farroupilha do RS - ambos integrantes do CTG Tio Bilia de Santo Ângelo – 3ª RT.

Dia 13: Começa hoje, 13 de janeiro (sexta-feira), a 23ª Cavalgada Cultural da Costa Doce. Com saída na cidade de Barra do Ribeiro/RS, a cavalgada percorrerá os antigos Caminhos Farroupilhas e de tropeiros, a beira da Lagoa dos Patos, chegando em São Lourenço do Sul no dia 21(sábado) com atividades até o domingo, dia 22. Serão percorridos cerca de 200 km da costa da Lagoa dos Patos.

Dia 23: Tradicionalista João Carlos D'Avila Paixão Côrtes estampa mural de 16 metros de largura por 10 de metros de altura em fachada  de prédio no 4º Distrito, na Capital. A obra é assinada pelo artista Eduardo Kobra, conhecido pela arte com cores e figuras geométricas no Brasil e no Exterior. 

Dia 28: Acontece na praia de Atlântida O "Paleta Atlântida" que buscava alcançar a marca de maior churrasco do mundo, segundo as regras do Guinness World. Apesar de reunir cerca de 1,6 mil churrasqueiros, o evento não entrará para o livro dos recordes neste ano.

Dia 31: Abriu hoje pela enésima vez em face das dificuldades com que sobrevive, o Museu Júlio de Castilhos, que funciona no mesmo local onde residiu um dos políticos mais influentes do Estado. Júlio Prates de Castilhos comandou duas vezes o Rio Grande e liderou os Ximangos na Revolução Federalista ainda colocando em seu lugar, seu afilhado Borges de Medeiros.

FEVEREIRO

Dia 13: Acontece a 37ª edição da Cavalgada do Mar. 

Dia 15: O CTG Sinuelo do Pago, de Uruguaiana, esteio da Califórnia da Canção Nativa, pegou fogo sendo atingido principalmente o Museu do Piá, espaço reformado recentemente através da Lei Aldir Blanc. 

Dia 20: Centenário de nascimento de Honeyde Bertussi. o Cancioneiro das Coxilhas nasceu em 20 de Fevereiro de 1923 na localidade de São Jorge da Mulada, Criúva, na época pertencente ao município de São Francisco de Paula e faleceu em 4 de Janeiro de 1996 em Porto Alegre.

Dia 23: Governador do Estado do Rio Grande do Sul. Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 82, inciso IV, da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa aprovou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:

Art. 1º - Fica criada a “Semana da Paz”, no Estado do Rio Grande do Sul, a ser comemorada de 23 de fevereiro a 1º de março de cada ano

Dia 25: Neste sábado, 25, aconteceu na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, a 35ª edição do Seminário Estadual de Prendas reunindo mais de 700 jovens, de diversas regiões do estado.

MARÇO

Dia 01: Muito se sabe sobre a segunda fase missioneira que engloba os 7 povos. Contudo, sobre a primeira fase pouco se tem conhecimento. Sendo assim aconteceu em São Pedro do Sul, RS, um fórum trazendo muita luz sobre a chegada dos primeiros missionários em nossa terra.

Dia 16: Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (16), em Passo Fundo, a Escola Pública de Música Yamandu Costa.  O evento de lançamento aconteceu no Parque da Gare, onde fica a sede da escola e contou com a presença do músico passo-fundense que dá nome a instituição. Além do artista, estiveram presentes o prefeito Pedro Almeida e outras autoridades do município.

Dia 16: Na 33ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars) realizada no ultimo final de semana (de 16 à 19/03) em Santa Cruz do Sul, que reuniu quase 2 mil competidores, a 9ª Região Tradicionalista se sagrou a grande campeã da edição. Tupanciretã, Jari, Cruz Alta, Santa Bárbara do Sul, Fortaleza dos Valos e Júlio de Castilhos, uniram forças com seus peões e prendas, conquistando o histórico resultado.

Dia 18: A Estância da Poesia Crioula realizou na tarde sábado, no Salão Mourisco da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, Templo Sagrado da Literatura, o seu 7º Sarau Feminino, evento artístico que marca o início das atividades culturais no ano.

Dia 28: Terminou há pouco a reunião da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas que escolheu o tema e o patrono para o ano de 2023. O tema foi: O Centenário da Revolução de 1923. Quanto ao Patrono, na verdade foi escolhida uma Patrona, ou seja, a cantora Maria Luiza Banitez.

ABRIL 

Dia 05: Em alusão aos 50 anos do Festival da Barranca, comemorados em 2023, uma série de atividades culturais está programada para o ano, promovidas pelo Grupo Amador de Arte Os Angueras. A programação começou no dia 5 de abril, em São Borja, município que é sede do festival. O show musical Caravana da Barranca ocorreu no Centro Nativista Boitatá, com a apresentação de canções compostas durante as edições de um dos mais longevos festivais do Rio Grande do Sul.

Dia 10: A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas definiu por unanimidade que Maria Luiza Benitez, será a patrona das comemorações farrapas edição de 2023.

Dia 20: O Rio Grande tradicionalista esteve reunido no 34º Entrevero Cultural de Peões do Estado, entre os dias 20 e 22 de abril, em Ijuí, Terra das Etnias, para a escolha do representante da cultura e do campeirismo gaúcho. O vencedor foi o missioneiro Andrei Luiz Fonseca, 27 anos, de Entre-Ijuis, 3ª Região Tradicionalista, representando o CTG Passo do Ijuí, que sediará o evento em 2023.

Dia 29: Foi inaugurada hoje, 29 de abril, em São Miguel das Missões o monumento em memória ao "cantor das águas" Cenair Maicá, obra do escultor Vinícius Ribeiro. 

MAIO

Dia 03: Faleceu nesta madrugada aos 83 anos o cantor Velho Milongueiro que, por longos anos, participou do grupo Os Milongueiros e que nos últimos tempos fazia carreira solo. O Velho Milongueiro se caracterizou como autor de letras um tanto jocosas ou com duplo sentido mas sempre com muito bom humor e alegria, tendo um público fiel. 

Dia 10: Veio a falecer após um processo cirúrgico, o missioneiro Luiz Carlos Borges, considerado o artista mais completo do Rio Grande pois compunha, cantava, e era ótimo instrumentista tanto de violão como de acordeom.   

Dia 16: A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas 2023 se reuniu na tarde desta quinta-feira (16), no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para escolher a canção-tema dos Festejos Farroupilhas deste ano. O grupo é composto por representantes de 18 entidades e é responsável pelo planejamento e execução do evento. A canção-tema escolhida foi "Nos tempos de 23", de autoria dos músicos Fernando Espindola (vocalista) e Thomas Facco (acordeonista), ambos integrantes do grupo Alma Gaudéria. A música cumpriu com todos os requisitos propostos na chamada para seleção e foi escolhida por unanimidade pelos membros da Comissão.

Dia 20: É escolhida na 52ª Ciranda Cultural de Prendas ocorrida na cidade de Rio Grande 1ª Prenda do Estado, Anna Júlia dos Santos Fraga, de Porto Alegre.

Dia 26: Já era madrugada de domingo, 28, quando os apresentadores oficiais da 29ª Tafona da Canção Nativa,  Analise Severo e Jean Kirchoff, anunciaram os destaques do festival realizado na cidade de Osório. A vencedora foi a composição O Homem e o Espelho. Letra: Rodrigo Bauer/Melodia: Emerson Martins

Dia 23: O deputado Gaúcho da Geral (PSD) teve o Projeto de Lei 61/2022 aprovado pela Assembleia Legislativa. A matéria foi aprovada por unanimidade pela Casa, com 51 votos favoráveis. A nova Lei reconhece como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul o trabalho de guasqueiro.

Dia 30: Faleceu na tarde desta terça-feira, 30 de maio, o diretor-executivo da Escola do Chimarrão, Pedro Schwengber (foto). Conforme apurado ele morreu em casa, na região central de Venâncio Aires. Pedro tinha 71 anos.

Dia 30: A edição de 2023 do Acampamento Farroupilha teve lançamento oficial nesta terça-feira (30), na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. Tradicional no mês de setembro, o evento será realizado pela prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SMCEC), em parceria público-privada com a empresa GAM3 Parks.

JUNHO

Dia 13: Galvão Bueno recebeu nesta terça-feira (13) a maior honraria possível do governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em evento realizado na assembleia legislativa, o narrador ganhou a medalha do Mérito Farroupilha das mãos do presidente da casa e do deputado Luiz Marenco, que propôs a homenagem.

Dia 17: Faleceu nesta madrugada fria de junho o líder tradicionalista Manoelito Carlos Savaris, Presidente em diversas oportunidades do Movimento Tradicionalista Gaúcho. Ele vinha lutando contra um câncer há um longo período.

Dia 20: Na terça-feira a Comissão dos Festejos Farroupilhas 2023, por unanimidade, escolheu a identidade visual das comemorações deste ano (o lenço vermelho e branco entrelaçados), que têm como tema o "Centenário da Revolução de 1923". A apresentação e a escolha foram realizadas no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre.

Dia 27: A PEC (Proposta de Emenda a Constituição) que visa transformar os símbolos oficiais do Rio Grande do Sul (a bandeira, o brasão de armas e o hino) em imutáveis em sua integralidade, apresentada pelo deputado estadual Rodrigo Lorenzoni (PL-RS), foi a plenário mas, devido ao tumulto originado pelo grupo contrário a proposição, a sessão teve que ser interrompida e transferida para terça-feira que vem.

Tal proposta surgiu em reação às críticas que o movimento negro gaúcho tem feito nos últimos anos ao hino estadual, que contém um trecho apontado como racista.

Dia 29: Nesta quinta-feira, dia 29, na efeméride de São Pedro, Padroeiro da entidade, a Estância da Poesia Crioula completou mais um aniversário. São 66º anos de atividades ininterruptas desta Academia Xucra do Rio Grande. 

Cumprindo a missão de interiorização, ou seja, ir ao encontro de seus associados espalhados por todo o Rio Grande do Sul, este ano os festejos acontecerão na gloriosa Santa Maria da Boca do Monte, mais precisamente no CTG Sentinela da Querência, no Bairro Camobi. 

JULHO

Dia 01: Aconteceu em Santa Maria, RS, o 65º Rodeio da Estância da Poesia Crioula aonde ficou definido que o Patrono Espiritual do 66º Rodeio a realizar-se em 2024 será o pajador e ex-presidente da Estância Jayme Caetano Braun que, no ano que vem, estaria completando um século de vida. Em vista disto o próximo Rodeio de Poetas Crioulos acontecerá em São Luiz Gonzaga.  

Dia 08: A representante do Rio Grande do Sul Maria Eduarda Brechane foi eleita Miss Brasil no concurso realizado em São Paulo na noite deste sábado, 08. A estudante de 19 anos, natural de Rio Grande, se torna a 15ª miss gaúcha em 69 edições do evento. Brechane irá representar o Brasil em dezembro no Concurso de Miss Universo, em El Salvador. 


Maria Eduarda Brechane é uma amante nas tradições gaúchas, faz parte do DTG Estância de São Pedro, de Rio Grande, e seu traje típico para o desfile foi inspirado na Chama Crioula, símbolo das comemorações farroupilhas.

Dia 11: Em sessão extraordinária realizada na manhã desta terça-feira (11), a Assembleia Legislativa aprovou, em 1º turno, a proposta de emenda constitucional (PEC) do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL) que "institui proteção e imutabilidade" dos símbolos do Rio Grande do Sul, como o hino. Foram 38 votos favoráveis e 13 contrários.

Dia 12: Com o lema “Vivenciando culturas, tecendo memórias”, o 50º Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis ocorre de 12 a 30 de julho, na Rua Coberta, na Praça das Flores e em outros espaços do município. O público pode conferir as apresentações de 23 grupos visitantes, sendo eles internacionais (México, Colômbia, Argentina, Paraguai e Chile), nacionais e regionais. 

Dia 29: A chamarra "Quando Te Pego Em Meu Colo" interpretada por João Paulo Deckert foi a grande vencedora da 43ª edição da Coxilha Nativista de Cruz Alta. Deckert também levou os troféus de melhor intérprete e de melhor melodia.

Dia 30: A manifestação ocorrida ontem (30) na rótula das cuias junto ao Parque da Harmonia não foi suficiente para comover a juíza Gabriela Dantas da 10ª Vara da Fazenda Pública que atendeu a solicitação de uma Ação Popular e determinou a suspenção imediata das obras o que poderá prejudicar o Acampamento Farroupilha.

AGOSTO

Dia 04: Faleceu na tarde de hoje, aos 63 anos, o intérprete Ivonir Machado, cantor que, por muitos anos, integrou o conjunto Garotos de Ouro, ícones nos tempos áureos da musicalidade fandangueira rio-grandense. No ano de 2018 Ivonir sofreu um AVC, com sequelas muito fortes mas, até então, vinha lutando com bravura.   

Dia 10: O escritor Tabajara Ruas foi anunciado patrono da 69ª Feira do Livro de Porto Alegre, nesta quinta-feira (10), pela Câmara Rio-Grandense do Livro. O evento literário ocorre de 27 de outubro a 15 de novembro, na Praça da Alfândega.

Dia 19: O Movimento Tradicionalista Gaúcho, no abrir das porteiras de mais um ano de comemorações farroupilhas lança interessante projeto. Utilizando-se dos recursos que a informática nos oferece o Departamento de Pesquisa e Difusão Cultural da entidade “remoça” personagens históricos da Revolução.

Dia 19: A “Semana” Farroupilha (que na verdade transformou-se no Mês Farroupilha) foi aberta oficialmente neste sábado (19), com o acendimento da Chama Crioula no Parque Bento Gonçalves na cidade de Cristal.

SETEMBRO

Dia 01: Começa o Mês Farroupilha um tanto diferente em face das consternações causadas pelas constantes enchentes que atingiram o Estado. O Parque da Harmonia, tradicional local das festividades em Porto Alegre, em virtude da sua terceirização viu o Acampamento reduzido de mais de 400 ranchos para, em torno de, 230 galpões. Um precioso espaço do acampamento foi transformado em estacionamento.      

Dia 10: Com o Parque Harmonia lotado de visitantes e em clima de solidariedade às vítimas da enchente no Vale do Taquari, a tradicional cerimônia de acendimento da Chama Crioula aconteceu ao meio-dia deste domingo, 10, no palco principal do Acampamento Farroupilha.

Dia 13: O MTG e a 1ª RT, em virtude das enchentes que atingiram e comoveram o Estado do Rio Grande do Sul, em nota conjunta suspendem o Desfile Farroupilha na cidade de Porto Alegre.  

Dia 18: Conhecido como um dos polos de inovação em Porto Alegre, no 4º Distrito, o Instituto Caldeira recebe, a partir desta segunda-feira (18), uma exposição de obras artísticas 100% concebidas por inteligência artificial (IA) e inspiradas na história do Rio Grande do Sul.

Dia 24: Findou, nesta manhã de sábado para domingo em São Francisco de Paula, o 30º Ronco do Bugio, considerado o Festival Mais Autêntico do Rio Grande pois valoriza em sua integralidade o único ritmo criado em nosso Estado. O trabalho vencedor foi Reviver Querências, com letra e música de Eduardo Gomes. 

Dia 30: Acontece na cidade de Osório a Sesmaria da Poesia Gaúcha em sua 25ª Quadra. O evento poético é um dos mais importantes do Estado. O poema vencedor foi: Mãos de Anjo e Domador de Lorezone Barbosa na declamação de Érico Machado Padilha com amadrinhamento de Fernando Graciola. 

OUTUBRO

Dia 19: O 7º Canto Galponeiro de Passo Fundo aconteceu de quinta-feira, 19/10 até sábado, 21/10,  na casa de eventos Gran Palazzo, em Passo Fundo, com reconhecido sucesso de público e de organização.  A grande final ocorreu na noite de sábado, 21 de outubro e a grande vencedora foi a composição Antigos, uma chamarra com letra de Nenito Sarturi e melodia de Miguel Marques, Xuxu Nunes e Dionathan Farias na interpretação de Nenito Sarturi e Miguel Marques.

Dia 21: Um grande, atento e respeitoso público se fez presente nas dependências do Teatro do SESC, em Porto Alegre, para aplaudir a plêiade de grandes nomes da arte poética que desfilaram seus belos trabalhos em uma noitada memorável da 8ª Tertúlia Maçônica da Poesia Crioula.

O evento é uma promoção do Grande Oriente do Rio Grande do Sul (que neste 2023 comemora 130 anos de fundação) e tem a organização do Piquete Fraternidade Gaúcha, braço tradicionalista desta Potência. Os vencedores foram: 

Categoria Não Maçônicos: De Passagem - Autor: Rodrigo Bauer / Intérprete: Pedro Junior da Fontoura / Amadrinhador: Jader Leal

Categoria Maçônicos: Além das Bandeiras e Brasões - Autor: Moisés Silveira de Menezes / Intérprete: Paulo Roberto Vargas / Amadrinhador: Jader Leal  

Dia 21: A 19° edição do festival de poemas inéditos Bivaque da Poesia Gaúcha,  aconteceu no sábado, 21 de outubro, no galpão do CTG M'Bororé, em Campo Bom. O poema vencedor foi E A Rima Fecha a Porteira de autoria de Matheus Costa na declamação de Érico Padilha.

Dia 27: Acontece a  22ª Seara da Canção Gaúcha, festival realizado de 27 a 29 de outubro, na cidade de Carazinho. A Melhor Canção da 22ª Seara foi O Verso e a Poesia, com autoria de Rodrigo Bauer e Felipe Goulart na interpretação de Pirisca Grecco e Lu Schiavo

NOVEMBRO

Dia 07: "O Grande Encontro" reúne 80 artistas gaúchos em show no Auditório Araújo Vianna em Porto Alegre nesta terça-feira. O evento é uma criação de que chega a sua nona edição foi idealizado por Ayrton "Patineti" dos Anjos. 

Dia 18: Aconteceu na noite de sábado (18) a posse da nova Diretoria da CBTG, tendo à frente Francisco Fighera, como Presidente para o Biênio 2023/2025. 

Dia 24: O Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Poncho Verde, de Panambi, 9ª Região Tradicionalista, é o grande campeão do Enart 2023. É a Primeira vez que a esntidade leva para casa este tão cobiçado troféu. O resultado foi anunciado por volta das 21h deste domingo (26) quando 21 invernadas adultas disputaram o título de campeão – um grupo foi incluído na finalíssima através de uma liminar. Antes disso, entre sexta-feira (24) e sábado (25) 40 grupos se apresentaram.

Na Força B, o vencedor foi o CTG Querência da Serra, de Cruz Alta, da 9ª RT. Já o troféu Marca Grande, dado a quem conquistou prêmios em mais modalidades, foi para a 18ª RT.

DEZEMBRO

Dia 06: Uma milonga que homenageia o saudoso mestre Telmo de Lima Freitas conquistou a Calhandra de Ouro, troféu máximo da 45ª Califórnia da Canção Nativa, realizada de 06 a 09 de dezembro em Uruguaiana.

Dia 07: Com assinatura do artista Rossini Rodrigues foi inaugurada, em Uruguaiana, a estátua de César Passarinho. 

Dia 09: Aconteceu em São Pedro do Sul uma grande festa literária com entrega dos prêmios aos melhores do ano, numa promoção da Academia Brigadiana de Letras. 

Dia 09: Na noite de sábado, 09/12, a cidade de Cachoeira do Sul promoveu a 29ª Vigília do Canto Gaúcho. O Primeiro Lugar coube a Entanguido. Letra: Mateus Neves da Fontoura/Música: Matheus Bica na interpretação de Matheus Leal

Dia 13: O Prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, assinou o Termo de Permissão de Uso da Sesmaria do Infinito, terreno no Parque da Harmonia cedido a Estância da Poesia Crioula nos tempos do "fio do bigode", ou seja, quando a palavra substituía os documentos. 

Neste local em frente a antiga churrascaria Galpão Crioulo esta entidade literária realiza diversas atividades de caráter campal, como a Romaria da Saudade, aonde, a cada aniversário desta confraria, os vates homenageiam os poetas mortos.