RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

terça-feira, 19 de dezembro de 2023

 


A VELHA POLÊMICA DOS JURADOS 




Circula nas redes sociais uma onda de protestos quanto ao rumo tomado pelo festival Cante Uma Canção Em Vacaria, outrora de linha serrana/galponeira e agora voltado ao estilo "lageano", ou seja, da Sapecada de Lages. Deixo claro que gosto deste modo de cantar o Rio Grande mas também acho que, fora o Canto Galponeiro de Passo Fundo e o Ronco do Bugio de São Francisco de Paula, a música serrana perdeu representatividade em meio aos festivais.

Mas quem são os responsáveis por isso? Os jurados? Não! Eles tem seu gosto, seu estilo, suas características. Os organizadores dos eventos, no momento de escolher a Comissão Avaliadora, é que definem o norte dos festivais. 

Por exemplo: Não posso formar uma Comissão de Avaliadores para o Ronco do Bugio com pessoas que nunca ouviram falar em tal compasso. 

Teve evento de renome, recentemente, aonde mais de 90% das concorrentes eram milongas e este ritmo campeia na grande maioria dos festivais devido as características dos avaliadores escolhidos.

Não toco aqui no tema das "panelas" e não faço referência a nenhuma Comissão específica mas, infelizmente, as amizades além do palco, o compadresco, ainda campeiam solto em nossos festivais. Mas isto é assunto para uma outra postagem. 

Isto tudo me faz lembrar do londrino Charles Spenser, mundialmente conhecido como Charlie Chaplin (foto), que sorrateiramente resolveu entrar num concurso de "sósias" de... Charlie Chaplin. O inusitado do acontecido é que o ator acabou em terceiro lugar no citado certame. A mensagem que tal fato nos deixa é que, na opinião dos outros, você não é você.