RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 10 DE AGOSTO

quarta-feira, 13 de setembro de 2023

 

OS PROJETOS CULTURAIS



Um dos segmentos que mais me atrai nos festejos de nossa data magna são os Projetos Culturais do Acampamento Farroupilha de Porto Alegre. Sempre me candidato como avaliador das apresentações pelo simples fato de ter a percepção presencial da visão de cada Piquete sobre o tema abordado a cada ano.  

Destas apresentações gosto das mais simples, forjadas por galpões humildes, e que envolvam crianças. 

Hoje pela manhã, sob uma chuva derramada de balde, abri o poncho, sombrero, botas de borracha, para os lados do Harmonia para avaliar alguns projetos. Pensei comigo. Com esse temporal não vai aparecer ninguém.

Quando cheguei no rancho Herança Pampeana encontrei essa turminha oriunda da Lomba do Pinheiro, mais precisamente do Centro de Promoção da Criança e do Adolescente São Francisco de Assis. Seu instrutor falou que não haveria chuva que atacasse pois há uma semana só falavam de sua ida ao Parque.

Cada uma das crianças, após a apresentação do palestrante, tirou um pedacinho de pano vermelho ou branco do bolso e ataram no pescoço para se identificarem, de acordo com o que aprenderam, se eram chimangos ou maragatos. Depois, todas se abraçaram. Diferente, criativo, emocionante.

Este é um dos objetivos dos projetos, ou seja, a integração dos ranchos com as comunidades carentes.

Me cortou o coração quando uma destas crianças me perguntou se teria churrasco no almoço pois fazia muito tempo que não comia carne.