RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023


O VELHO E BOM CHIMARRÃO 


Auguste de Saint-Hilaire fez relato sobre o chimarrão

Por: Juliana Bublitz

Não foram só o fogo e o churrasco que marcaram os festejos farroupilhas: o velho e bom chimarrão também reinou nos piquetes Rio Grande afora. O gosto pelo mate é ancestral e já chamava a atenção de europeus que visitavam a Província de São Pedro nos idos do século 19.

Foi o caso do botânico francês Auguste de Saint-Hilaire. Ele escreveu um  curioso relato sobre o tema, em 1821, no livro "Viagem ao Rio Grande do Sul". Dá uma conferida:

“O uso dessa bebida é geral aqui: toma-se mate no instante em que se acorda e, depois, várias vezes durante o dia. A chaleira cheia de água quente está sempre ao fogo e, logo que um estranho entra na casa, oferecem-lhe mate imediatamente (...) Os verdadeiros apreciadores tomam-no sem açúcar, e então se obtém o chamado mate-chimarrão. A primeira vez que provei tal bebida, achei-a muito sem graça, mas cedo me acostumei a ela e, atualmente, tomo vários mates seguidamente com prazer, até mesmo sem açúcar.”

Que tal?