RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

quinta-feira, 21 de setembro de 2023

 

HORA DE RECOLHER OS TARECOS 


Passado mais um vinte de setembro é hora de juntar a tarecama, fazer um rescaldo, ver o que foi proveitoso e o que devemos melhorar como cultores da nossa tradição gaúcha. 

Esse, tal qual os tempos de pandemia, foi um ano atípico em virtude das enchentes que assolaram nosso Estado. O espírito não estava para festejos. Mesmo assim muitas cidades ignoraram as recomendações e realizaram seus desfiles. Em virtude destes acontecimentos se nota a falta de um comando. Alguém que realmente centralize as decisões. Talvez a busca de protagonismo tenha colaborado para que cada um puxe a brasa para seu assado. Ao mesmo tempo, falta um apoio institucional mais forte. 

Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, MTG, Prefeituras. Nossas tradições são profundas, talvez seja a saída para a indústria sem poluição, ou seja, o turismo mas 2023 foi um ano quase sem divulgação de nossa data magna. O que circulou por aí foi um vídeo vindo da Noruega sobre as comemorações naquele País. 

Nosso maior evento, o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre, apesar dos esforços incansáveis da coordenadora do evento Liliana Cardoso, encolheu, literalmente perdeu terreno pois a concessionária responsável por toda a Orla do Guaíba retirou espaço de dezenas de galpões para fazer estacionamento. Ficou tudo apertado, espremido. O atraso das obras do parque em virtude, inclusive dos protestos pela retirada das árvores, também prejudicou.    

Tenho certeza, pelos comentários, que diversos municípios tiveram êxitos em suas festividades. Contudo, um número bem maior apresentou diversos problemas similares que vão da falta de organização ao pouco interesse da comunidade. Por isso repetimos: É hora de juntar os tarecos, se reunir e debater sobre qual caminho a seguir.