RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

domingo, 2 de julho de 2023

 

OS GAÚCHOS E O FUTEBOL



Não gosto muito deste ufanismo que, por vezes, assola alguns companheiros gaúchos. Não me considero melhor do que ninguém, do que outros Estados, do que outros povos ou raças. A humildade e o equilíbrio são virtudes que devemos cultivar. Entretanto há fatos reais, históricos, que levam o rio-grandense a carregar um orgulho incontido, como foi o caso da Revolução Farroupilha. 

Outro fator que tapa de satisfação os habitantes do Sul do Brasil é o futebol. Neste ponto eu tenho que concordar. 

Recentemente o censo demográfico de 2022 publicado nesta quarta-feira, dia 28, demonstra que o Rio Grande do Sul estagnou em matéria de população. Conforme o IBGE o nosso Estado encerrou o ano com um total de 10.880.506 de habitantes, uma taxa de crescimento de 0,14%, uma das menores médias desde 2010. Num todo, o RS caiu de 5º para 6º lugar em matéria populacional.

Outro destaque. Dentre todos os Estados o RS é o que tem a menor média de habitantes por residência. Dos 20 municípios brasileiros com menos habitantes por domicílio 13 são gaúchos. Neste sentido Porto Alegre é a capital mais "solitária" do Brasil, com uma média de 2,37 pessoas por residência.  

Aliás, assim como o RS, Porto Alegre também caiu de 10ª para 11ª maior capital do Brasil, sendo ultrapassada por Goiânia. A população da capital gaúcha é de 1.332.570, ou seja, reduziu em vez de aumentar se comparado com 2014 quando sua população era de 1.409.351

Aí que pretendo chegar com meu comentário. 

Com toda esta evasão populacional nós, gaúchos, mantemos firmes e fortes dois gigantes do futebol brasileiro. 

Aqui não se torce para clubes de fora do Estado. 

Se somarmos os títulos da dupla GreNal temos 2 Mundiais; 5 Libertadores; 7 Copas do Brasil; 5 Campeonatos Nacionais.... Que outro Estado, proporcionalmente falando, tem tamanha envergadura futebolística? Talvez São Paulo, com 44.420.459 de habitantes

Ufanismos a parte é ou não é para termos orgulho?