O 66º RODEIO DE POETAS CRIOLOS, EM 2024,
SERÁ EM SÃO LUIZ GONZAGA
EM HOMENAGEM A JAYME CAETANO BRAUN
O 65º Rodeio dos Poetas Crioulos, ocorrido neste final de semana no CTG Sentinela da Querência, em Santa Maria, em comemoração ao aniversário da Estância da Poesia Crioula, a Academia Xucra do Rio Grande, foi o que podemos chamar de uma festa de luxo. As missões, comandada pelo poeta José Dirceu Dutra, Delegado da Estância na região, desceu em peso para a Cidade Coração do Rio Grande. Tivemos escritores do Paraná, Santa Catarina e de diversas partes do Estado gaúcho.
Foi um grandioso encontro literário com a entrega da Medalha Vargas Neto ao Patrono Espiritual do Rodeio, poeta santamariense Chico Ribeiro, ao Poeta Homenageado Paulo de Freitas Mendonça e aos familiares do sócio fundador Emílio Rodrigues.
Aconteceu, na sequência, a diplomação de novos associados, a entrega dos prêmios aos vencedores dos concursos literários e, após a janta, uma tertúlia livre.
No domingo, como é tradição neste evento, ocorreu a Romaria da Saudade, numa reverência aos Poetas Mortos.
Nos resta parabenizar o Presidente da EPC poeta Cândido Brasil e a todos que envolveram-se para que o 65º Rodeio alcançasse tal grandiosidade, especialmente nossos anfitriões de Santa Maria.
Por fim, ficou definido que o Patrono Espiritual do 66º Rodeio a realizar-se em 2024 será o pajador e ex-presidente da Estância Jayme Caetano Braun que, no ano que vem, estaria completando um século de vida.
Em vista disto o próximo Rodeio de Poetas Crioulos acontecerá em São Luiz Gonzaga.