RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

domingo, 30 de abril de 2023


PROVINCIANO 



Cada qual com suas baldas. Quando saio do Brasil sempre carrego a bandeira do Rio Grande comigo. Alguns viajantes gaúchos preferem incorporar um chiado na voz passando a impressão aos estrangeiros de que são cariocas. Meu gesto não traz nenhuma conotação de superioridade mas sim uma demonstração de carinho aos nossos costumes e a nossa história.   

Agora, numa cruzada pela Itália, no apuro de arrumar as malas esqueci de pegar minha bandeira. Pois em Roma encontrei um casal de Lageado Grande fotografando com o manto sulino. Não tive dúvidas em pedir emprestado para um retrato. Gracias, meu amigo Rudi Becker.

Alguns vão me chamar de provinciano, mas tudo bem. Deixa assim. Só eu sei o orgulho que sinto quando o guia, diante do monumento de Giuseppe Garibaldi, o maior herói nacional da Itália, cita que ele “lutou no Brasil”.

Me dá vontade de dizer a ele que os mais valentes guerreiros que o Herói de dois Mundos conheceu foram os Farrapos. Isto está contido na Carta de Garibaldi aos Gaúchos, a qual vamos postar aqui amanhã.