RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
A tomada da Ponte da Azenha, do pintor Augusto Luiz de Freitas (Instituto de Educação General Flores da Cunha, Porto Alegre/RS)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

 

O SIMBOLISMO DO LUTO



O luto significa dor, aflição, tristeza, pesar, respeito pela perda de alguém. A demonstração do luto tem variações de povos para povos. Aqui pelo Rio Grande do Sul, antigamente, se utilizava sinais de luto na roupa. As mulheres usavam vestimentas pretas. Era o Luto Fechado. Com o passar do tempo da morte do ente querido (normalmente um ano) passavam para o Luto Aberto, com cores de tonalidades cinzas ou marrons. Os homens, por sua vez, utilizavam fitas escuras nas mangas ou no bolso da camisa. Atualmente esta cultura de demonstração do luto nas roupas não existe mais. Tal sentimento permanece no coração de cada um.

Nosso blog não é voltado para questões futebolísticas mas hoje estamos de luto pela passagem para outro plano, aos 82 anos de idade, de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. Desnecessário escrever, aqui, sua importância para todos nós, brasileiros.

Comecei a me inteirar sobre futebol na copa de setenta simplesmente admirando o melhor time de todos os tempos, ou seja, a seleção brasileira, tendo em campo o maior gênio deste esporte. Pelé.

Como pessoa ele poderia ter utilizado sua imagem e importância, o seu reconhecimento mundial, de outras maneiras como defender causas sociais, por exemplo? Poderia. Mas como desportista foi único e incomparável. E, por esse motivo, nosso blog está de luto no dia de hoje.