RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
Bandeira do Rio Grande hasteada na chaminé de 92 metros do Shopping Total em Porto Alegre. Foto: Divulgação Shopping Total.

terça-feira, 18 de outubro de 2022

 

UMA CHARGE INFELIZ



Sempre nutri uma grande admiração pelo trabalho artístico do cartunista Santiago, especialmente quando abordava cenas do cotidiano gauchesco através do personagem Taurino.  Ultimamente, a não ser em aparições esporádicas em jornais sindicalistas, não se tinha muitas notícias do chargista e, talvez por isso, resolveu reaparecer através da polêmica, um instrumento comum a quem anda no ostracismo. 

O desenho acima denota mágoa, rancor, azedume, animosidade com as tradições do Rio Grande do Sul. Uma pena pois, para o meu entender, expõe sentimentos que põe por terra toda uma vida dedicada a esta arte tão bonita além lamear o nome do autor junto a todos que cultivam os nossos costumes. 

Esperamos que tenha sido apenas mais um dia infeliz do chargista. 

Quanto a quem publicou o cartum, o Extra Classe (jornal dos professores), quanta decepção. Será que é isto que apregoam nas salas de aula? Será que não existem docentes que apreciam ou no mínimo respeitem a nossa história?   

E o mais incrível é a explicação do editor do jornal; Se o desenho provocou reações de indignação entre tradicionalistas mais conservadores, isso prova que o chargista estava certo.