RETRATO DA SEMANA

RETRATO DA SEMANA
As festas do padroeiro, batizados, casamentos, pelo interior do Rio Grande do Sul, ali pela década de 30, era mais ou menos assim.

domingo, 28 de agosto de 2022

 

PREMIADOS DO 29º RONCO DO BUGIO


1º Lugar: Só São Chico Tem 

Letra: Paulo Ricardo Costa / Jones Andrei Vieira

Música: Jones Andrei Vieira / Daniel Silva 

Interpretação: Jones Andrei Vieira / Daniel Silva


2º Lugar: Respeitem Meu Canto 

Letra: Paulo Moraes Trentin 

Música: Carlos Moller

Interpretação: Lincon Ramos


3º Lugar: Quando o Palco se Veste de Campo

Letra: Paulo Moraes Trentin

Música: Rodrigo Pires 

Interpretação: Quando o Palco se Veste de Campo


RONCO DA TERRA  


1º Lugar: Matizes Serranas

Letra: Léo Ribeiro de Souza 

Música: Ubiratã Reis 

Interpretação: Grupo Batendo na Marca


INSTRUMENTAL DE GAITA: 

1º Lugar: Samuca do Acordeon

Música: Dedos de São Chico


Melhor Intérprete: 

Maria Alice 


Melhor Instrumentista:

Rodrigo Pires


Música Mais Popular: 

Matizes Serranas


Nota do blog: 

Não costumamos opinar sobre resultados quando estes derivam do gosto dos avaliadores. Contudo, observamos no resultado do 29º Ronco do Bugio um erro técnico grave: 

A composição Matizes Serranas sagrou-se como primeira colocada no Ronco da Terra (fase local) aonde também concorria a música Quando o Palco se Veste de Campo. 

Na classificação geral a citada Quando o Palco se Veste de Campo alcançou o terceiro lugar e Matizes Serranas não foi premiada. 

Pergunta-se: Qual o critério, a interpretação utilizada? 

Para estar correto uma das duas situações teria que acontecer: A composição Quando o Palco se Veste de Campo ter sido o primeiro lugar na faze local e a consequente classificação de terceiro lugar na geral ou Matizes Serranas, por ter sido escolhida a melhor composição da faze local (como foi), ser premiada como segundo ou primeiro lugar na fase geral já que sua concorrente tirou o terceiro lugar. Seria o lógico.  

Não quero que isto soe como "choro de perdedor" pois nosso trabalho recebeu o valor de 3 mil reais por seu primeiro lugar na fase local e Quando o Palco se Veste de Campo recebeu 1 mil por seu terceiro lugar na geral. É, apenas, uma questão para o nosso entendimento.      

Se algum dos avaliadores desejar, postaremos sua manifestação neste espaço.